domingo, 12 de junho de 2011

O Amor do Senhor, Incondicional

O Amor Do Senhor, Incondicional
Por Gabriel Felipe Rocha
A Paz do Senhor a todos !!! Hoje decidi não postar um estudo biblico , mas , uma mensagem que edificará sua vida. Em todos os momentos de sua vida , você pode gozar da presença de um Deus que é puro amor,juízo....mas rico em misericórdia. Uma boa leitura.
Introdução : Nos dois capítulos mencionados, Israel é visto em uma situação comum em ambos os textos: desvio espiritual, e, consequentemente o pecado que gerou uma presença da ira de Deus , assim também como profecias relativas ao livramento futuro.
Mas no caso, bem especifico dos textos lidos, Deus demonstra um amor especial (incondicional)ao seu povo como um pai com o filho, pois , o povo pecara realmente, mas seu plano de redenção ainda estava de pé .
Comecemos pois em Isaias a nossa analise .
“Pode uma mulher esquece-se tanto do filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre ? Mas, ainda que esta se esquecesse , eu, todavia, não esquecerei de ti.” (Isaías 49:15).
Num primeiro plano, você pode ver, em um caráter profético, que Deus manteve o seu projeto de amor e salvação para seu povo e para Jerusalém ( Jr 15:05) de uma forma particular. Jerusalém é mostrada de uma forma singular, íntima, particular porque Jerusalém sou eu e você, somos nós dentro de um projeto eterno que o Pai tem de salvação(nesses dois textos Deus se revela de forma íntima ao seu povo). Então , Deus não se esqueceu de seu plano ( porque faz parte de sua vontade soberana ), Deus não se esqueceu de você apesar de, uma vez ou outra , ou até mesmo vive ou viveu um tempo longe de Deus, longe de sua vontade, vivendo na sua razão, na sua tradição , se conformando com o presente século , em provações, privações, lutas , aflições, etc. Enfim, numa vida sem paz e sem esperança.
Nós como Alvos dessa redenção , somos esse Jerusalém que Deus tem visto com amor profundo e incondicional.
“ pode uma mulher...” A mãe, a que gerou . Deus permitiu a prova para Israel com o fim de abençoar seu povo, nunca o rejeitou pra sempre ( diz a própria palavra). Foi como a mãe que cuida , mas corrige o filho que ama; em tudo , Deus quer se revelar a seu povo. Da mesma forma , Deus quer se revelar à nossas vidas mostrando-nos que, apesar de tudo, ( lutas , provas, dificuldades diversas) Ele é amor, e seu amor é mais forte que a própria morte. Lembra daquele cego que Jesus curou em meio as perguntas de seus discípulos ( “ que ele fez...”... “qual era o seu pecado”) ? Mas, Jesus havia dito : “ ..foi para manifestar a gloria de Deus” O homem é tendencioso à condenação alheia e ao erro. Na dependência do homem , não teremos misericórdia, mas condenação. Por isso Deus tem tido o desejo de manifestar seu amor para com nossas vidas.
( pois não rejeitará pra sempre, nem tem prazer na nossa dor)
A mulher ( mãe) não se esquece mesmo quando o filho se torna distante e sai da sua origem ( a origem do homem é a eternidade), não se esquece quando o filho abandona o aconchego que ela oferece ( a GRAÇA ),
Uma curiosidade : Homem άνθρωπος ( antropos ) significa : o que olha para cima. Deus fez o homem para viver e visualizar o que é eterno, o que é profético. “ olhai para o alto...segui para o alvo...”.
“ Mas, ainda....” mas ( conjunção adversativa). Em todos os momentos de nossas vidas que a ADVERSIDADE se impor,a duvida estiver presente, Deus já está , bem antes , com seus braços de amor estendidos. Pode sim a mulher( a mãe ) esquecer de um filho, porque é carne, é humana , o homem é inconstante , seu amor é limitado ; aquilo que é humano , é falho. Todos nossos projetos fundamentados em sentimentos e no homem, tendem a cair por terra, e , assim , nos causar decepção e angustia. Mas, ainda que aconteça ,” mas, ainda que a figueira não floresça” , Ele, todavia não se esquecerá. ( existe um plano esterno, de amor eterno, a sua luta não pode vencer tal plano, anão ser que você não aceite esse amor em sua vida).
“Mas” = uma condição imposta ( no adversativo ) .A mulher falharia ( nossa origem é falha) , Mas o amor é eterno e presente “ Eu sou” . “ assim dirás aos filhos de Israel : EU SOU me enviou a vós”; O que sempre esteve presente , vendo a provação de seu povo. O povo precisou subir um clamor, Deus simplesmente ouviu e operou a libertação e redenção. ( eu , todavia, não me esqueceria de ti).
Indo para o texto em Jeremias 15 :05
A pergunta é “quem” . Quem ? O homem tem necessidade , tem sede da verdade, procura sempre em sua vivencia aquele ou aquilo que satisfaria sua alma ( ver em Cantares de Salomão cap. 3). Quem é essa verdade ? “ Eu sou o caminho , a verdade e a vida” , disse Jesus a aqueles que tinham duvidas e, que no momento ali, não sabia para onde ir .
Caminho = μονοπάτι -o Próprio Jesus , o elo de ligação do homem à eternidade;
Verdade = αλήθεια o Pai- dono da doutrina , ( verdade é aquilo que satisfaz a alma, alma essa que veio do Pai, seu sopro de vida em nós);
Vida = ζωή – o Espírito Santo, que circula no corpo vivo de Jesus, a igreja fiel, o que convence o homem que há uma VIDA eterna.
Jesus , é esse “ quem” que o homem deseja saber. É o próprio amor (verbo amar ) presente em todo o Antigo Testamento.
O mesmo amor que Deus , nesse texto expressou à Jerusalém, Jesus em seu ministério demonstrou : “ muitas vezes quis te ajuntar , como a galinha ajunta seus pintinhos”.
Esse Jerusalém que cativou a tristeza do Mestre de Israel é , eu , você , nós todos que , um dia decidimos andar longe de seu projeto , que um dia desprezamos a OBRA dele em nossas vidas. Deus tem uma OBRA que está sendo realizada, não um contexto religioso e , nem uma movimentação emocional para atrair gente, mas um plano de redenção nesses “ dias de Noé” .
Mas, cativante é ver , nesse texto , a ação misericordiosa do Deus Triuno para com aquele que Ele elegeu.
“Quem se compadeceria” ; “quem se entristeceria” ; “ quem desviaria” ?
  • Quem se compadeceria ? o Pai, o dono do projeto. O que um dia se arrependeu em ter criado o homem. “arrepender” no original hebraico está ligado a : se entristeceu , se amargurou, se decepcionou. Mas, “ amou o mundo de tal maneira’’.
  • Quem se entristeceria ? O Espírito Santo , o que se entristece com o homem que deixa a comunhão ; o que , também, transporta para o Pai a nossa tristeza, nossa oração.
  • Quem se desviaria ? Jesus fez isso. Ele estava com Deus, e era Deus ( joão 1), mas, deixou a eternidade ( se desviou do elo profetico) para vir resgatar no estagio temporal o homem perdido. Interessante que, Ele, o que se desviou , é quem “perguntou pela tua paz”.Sabe o porque disso ? Porque Ele mesmo é a paz ( principe da Paz ). Ele estava perguntando pela paz que o Jerusalem perdido já não tinha , mas queria ( "...o que queres que te faça...queres ficar são..." ).
Jerusalém ( yerushalaim ) –significa : CIDADE DE PAZ. Mas, Jesus perguntou pela sua paz . porque ? Jesus quer ir de encontro à nossa identidade. Por fora, muitas vezes mostramos algo que não condiz com a realidade dentro dos corações. A identidade de Jerusalém havia sido roubada pelo inimigo ( mesmo caso em nossas vidas um dia ). Mas Jesus quer dar : a identidade original ,devolver aquilo que é eterno .
Conclusão: Não importa qual é a circunstancia do momento; qual é a situação , como está sua vida . O Deus EU SOU não muda ( é o mesmo ontem , hoje e eternamente ); seu amor é imensurável e ilimitado. Mas , não é por isso que vamos andar ao nosso bel prazer porque há um Deus de amor. Não !!! Mas , andemos com os olhos espirituais abertos para ver que existe uma OBRA de amor que Ele opera, obra de resgate, andemos com o coração voltado para tal projeto . E, nunca se desviar dele. Deus se revela ao homem, à sua criatura. Onde você está, Deus tem falado com você ? Pode considerar sua vida como uma vida no projeto? Acredita que está vivendo uma Obra ( Obra do Espírito ) ? (Examine o homem a si mesmo) .
Gabriel Felipe

Um comentário:

Elieser Souza disse...

voces sao pregadores da palavra nao sao ? Essas mensagens sao fortes e falam com o intimo de quem está lendo. Continuo acompanhando.