segunda-feira, 4 de julho de 2011

AS QUATRO PROPOSTAS DE FARAÓ

As Quatro Propostas de Faraó

1 - 1ª Proposta – Nesta Terra

“Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles”. Êxodo 8:25-26

O Senhor já havia enviado quatro pragas sobre o Egito (águas em sangue, rãs, piolhos e moscas) para forçar Faraó, que é tipo do inimigo, a libertar o povo de Israel do seu julgo, mas ele resistia. Neste momento Faraó faz sua proposta aos servos do Senhor.

O inimigo procura lutar para que o homem não se libere do seu julgo. Ele insiste para manter o homem preso e escravizado no seu reino, e quando muito, procura propor de maneira sutil, que este sirva a Deus (o sacrificar) sem sair do mundo. Ele tenta convencer o homem que para servir a Deus não precisa deixar a vida mundana e pecaminosa que muitas vezes ele leva. Quando o homem se deixa seduzir por esta proposta, os resultados são terríveis, pois o homem se torna profanador das coisas do Senhor e um crente mundano, trazendo um mal testemunho e escandalizando o Evangelho. As religiões têm aceitado esta proposta com muito boa vontade, deixando de dar ouvidos às palavras do Senhor Jesus: “Não podeis servir a dois senhores...”

o A Resposta

A resposta de Moisés foi: “Não convém que façamos assim...”

Não existe o caso de servir ao Senhor sem deixar o mundo (Egito). Deus não aceita tal sacrifício. Tenta ser servo sem renunciar ao mundo e ao pecado é abominação diante do Senhor. Os que hoje em dia proclamam serem sevos do Senhor, mas têm vida mundana são citados pelo Senhor, quando diz:

“Este povo me louva com lábios, mas o seu coração está longe de mim”

2 - 2ª Proposta – Não Vades Longe

“Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao SENHOR. Êxodo 8:28-29

O inimigo procura convencer o servo a não se afastar demais do mundo, a manter uma certa distância dele. O propósito desta proposta é convencer o servo de que ele não precisa se santificar nem se consagrar muito ao Senhor. Não precisa ser “fanático” e nem abrir mão de certas coisas que o mundo oferece, nem deixá-las totalmente. Não precisa ir ao culto todos os dias (certos maridos de servas dizem isto), isto é um exagero. Não precisa deixar coisas tão boas como ir à praia, ao cinema, a uma festinha com os amigos, e não precisa deixar os modismo do mundo para não parecer arcaico. O inimigo quer é manter o servo ao alcance da sua mão, não permitindo que se afaste muito dele, pois a hora que quiser o puxa de volta para seu reino. A Palavra do Senhor diz: “Sede santos porque Eu sou santo”, e também: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.

O propósito do inimigo é causar confusão e insegurança, o que leva à mornidão. Quando Faraó pede a Moisés que ore por ele, isso representa um propósito do inimigo em estabelecer uma obra de confusão, misturando algo que é espiritual (oração) com as coisas deste mundo.

o A Resposta

Moisés mais uma vez não aceitou aquela proposta e reconheceu que nela havia um engano e um laço de mentira. O servo do Senhor não pode dar brechas nem aceitar as coisas deste mundo, pois ainda que aparentemente inofensiva, trazem por trás o propósito destrutivo do inimigo que com disfarces tenta nos enganar.

3 - 3ª Proposta – Somente os Homens

“E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR. Então ele lhes disse: Seja o SENHOR assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face. Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó”. Êxodo 10:9-11

A intenção de Faraó era manter os familiares dos israelitas presos no Egito, libertando somente os homens para que em breve voltassem por causa das esposas e filhos e fossem presos novamente. Esta proposta mostra a intenção do adversário em impedir que toda a família sirva ao Senhor, e seja assim usada para dificultar a caminhada daquele que já foi liberto. Se o servo não discernir isso, por qualquer desculpa ele deixa de levar sua esposa e filhos para igreja, principalmente na escola dominical, quando muitos têm pena de acordar as crianças cedo, depois de uma semana de escola e tudo mais. Muitas vezes as esposas preferem ficar em casa vendo telenovelas e os esposos aceitam isso passivamente. Com isso a família vai permanecendo no mundo. Alguns pensam que a criança vai dar trabalho na igreja, ou que é pequena demais para entender o culto. Tudo isso são desculpas que são induzidas pelo inimigo, pois ele sabe o bem que a igreja nos faz.

o A Resposta

Josué falou: “Eu e a milha casa serviremos ao Senhor” O propósito de salvação do Senhor é para toda a família e nós precisamos despertar para este fato e lutar para manter a nossa família na presença do Senhor. É triste ver que alguns servos vão sozinhos para igreja deixando seus filhos em casa, se preocupando de coisas que muitas vezes não edificam suas vidas Paulo falou: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu e tua casa”.

4 - 4ª Proposta – Vossas Ovelhas e Vossas Vacas

“Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR nosso Deus. E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá”. Êxodo 10:24-26

Os israelitas não possuíam ovelhas e vacas somente para alimentar, mas principalmente para sacrifícios. Faraó sabia disso e queria que o povo servisse a Deus, mas não tivesse o que sacrificar ao Senhor e o sacrifício era o principal fundamento na adoração naquele tempo. O sacrifício, que era a ovelha, aponta para o Senhor Jesus. O que o inimigo quer nesta hora é que o homem tenha uma religião, mas sem Jesus, pois ele é o fundamento da fé para a salvação. Ele é o caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vai ao Pai, senão por Ele. Hoje em dia existem muitos que já aceitaram esta proposta do inimigo: professam uma fé que não esta ligada a Jesus. Todas elas são exemplos de religiões que excluíram o Senhor Jesus, que se entregou por nós como sacrifício vivo pelos nossos pecados, relegando-o a um plano muito aquém do que Ele merece. Esses tipos de religiões estão sendo ensinados até às crianças hoje em dia, conforme a sugestão do inimigo, para que elas sejam enganadas desde cedo.

o A Resposta

Moisés mais uma vez respondeu: “Também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará”. A revelação do Senhor Jesus tudo que temos, é a nossa vida e o nosso tesouro maior. Tudo devemos dedicar a Ele, pois nos espera caminho de três dias (ressurreição, vida nova, eternidade). O mundo não nos interessa, e nem uma unha, a mínima coisa deve ser concedida ao inimigo. Tudo pertence ao Senhor.

Comentário Final

A última proposta de Faraó é semelhante à primeira, pois uma obra sem Jesus é o mesmo que permanecer no mundo e no pecado.

A posição do servo deve ser a mesma de Moisés, firme e não aceitar os acordos do mundo.

Gabriel Felipe

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom, de verdade.