sábado, 2 de julho de 2011

O convite de Deus - Parte I

Parabola da Grande Ceia

Lucas 14
16  Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos.
17  E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.

Mateus 22
2  O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho.
3  E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir.

Jesus sempre mostrava o Reino de Deus comparando com tudo aquilo que é terrestre, como quando Ele fala das dez virgens, quando Ele fala do semeador, e diversas outras parábolas em que Jesus usa as coisas desta vida, do cotidiano do homem, para apontar para aquilo que é eterno. Esta parábola de Lucas 14 é a mesma que Mateus cita em Mt. 22, esclarecendo sobre as diferenças e detalhes, que Mateus esteve presente ao lado de Jesus, ouvindo de sua boca toda palavra, já Lucas não foi discípulo, pois se converteu tempos após a conversão de Paulo, tudo que está escrito no Evangelho segundo Lucas, foi tirado do relato de outras pessoas, entretanto isso faz do Evangelho de Lucas ser o mais detalhado de todos, podendo conter alguns detalhes diferentes do Evangelho de Mateus, Marcos e João.

A parábola em questão foi dita com objetivo de nos mostrar como é o Reino de Deus, então tudo mencionado cada detalhe tem um sentido com aquilo que faz parte do Reino, para interpretação bíblica, basta apenas a própria Bíblia e a orientação do E. Santo, qualquer outro artificio é humano, não deixa de ser válido e pode ser usado, mas só obtemos a revelação da Palavra através da ação do E. Santo. Destaquemos alguns detalhes:

Um certo homem(Pai de família, Rei) – Mateus nos diz que um Rei fez a celebrou as bodas do seu filho(22:2), este homem então nos mostra a pessoa de Deus Pai, o filho é o Senhor Jesus, no casamento existe  a noiva, que é a igreja, Jesus não vai se unir a servos isoladamente, se unirá à sua igreja, um povo(Corpo).

Grande ceia – a Palavra diz que era uma GRANDE ceia, nos mostrando que não é um evento qualquer, e ainda diz que tudo foi preparado, e este encontro de Jesus com a igreja foi preparado antes da fundação do mundo quando Deus nos elegeu em Jesus, e continua sendo preparado quando Jesus limpa a sua noiva com o seu sangue, se revela ressuscitado e nos promete que vai voltar, e a confirmação de que está ceia está preparada são os sinais da volta de Jesus, (ver estudos A última trombeta, O anti-Cristo e a grande tribulação, o tempo de Israel)

Hora da Ceia – Em todo Reino de Deus somente o Pai sabe a hora que está tudo preparado.(Marcos 13:32).

Enviado – A figura do enviado nos mostra o Espírito Santo, que Jesus disse que iria ser enviado pelo Pai, para convencer o mundo do pecado, da justiça, e do juízo, e que este Espírito da verdade falaria do que ouvir na Eternidade, ou seja, falar aquilo que o Pai mandar (João 16:7 a 15). E o Espírito Santo tem a função de avisar ao homem sobre este convite. “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” João 16:14.

Deixo um texto da palavra para contribuir com nossa análise: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo; graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pedro 1:2.

O convite é feito por Deus Pai, e no contexto da parábola Ele convida o homem para as bodas de seu Filho, que acontecerá após o arrebatamento quando a noiva(igreja) irá se encontrar com o esposo(Jesus), “...Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro...” Apocalipse 19:9. (A parábola citada por Lucas e Mateus não nos diz se eles receberam o convite em papel ou somente em palavras, mas de uma maneira eles foram convidados).

Há diferença entre convite e chamado, o convite tem dois sentidos, um deles é a Eleição, que foi feita pelo Pai, já o chamado é feito pelo Espírito Santo a quem recebeu o convite, pois o Espírito Santo anuncia hoje a verdade à igreja, o E. Santo mostra Jesus vivo ao homem, “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” João 16:14, o chamado é quando o homem toma consciência através de Jesus de que Deus o convidou a fazer parte do seu reino, Deus convida ao homem pela graça, sem o homem merecer, outro sentido do convite éque ele é a própria Palavra de Deus pois é através dela que o homem conhece o reino de Deus, no convite estão as condições para entrar na festa, assim como na Palavra está escrito como alcançar o Reino de Deus. “...Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.” Mateus 22:12, era necessário uma veste nupcial, do mesmo modo que há um convite para o homem entrar nas bodas do cordeiro, mas é necessário a veste nupcial, vestes limpas, vestes próprias para aquela ceia, nos fala do preparo, da mudança de vida, arrebatamento é pra quem tiver uma mudança de vida, crendo e aceitando o convite e chamado de Deus, abandonar as vestes sujas do pecado, o convite é feito, mas não basta só receber o convite, aceitar o chamado e conhecer a Palavra, temos que nos preparar para entrar nas bodas. Isso não é um conceito de Salvação pelas obras, mas de uma fé dada por Deus, viva ou seja dinâmica, sendo exercitada.

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito...”, “em santificação do Espírito”, ou seja, dando ouvidos àquilo que o E. Santo tem dito à igreja, há uma condição para herdar a Salvação, o Espírito Santo através da Palavra ensina ao homem como entrar nas bodas, a Eleição foi feita antes da fundação do mundo sim, pois Deus conhece todas a coisas, é Omnisciente, Onipresente, Omnipotente, mas Deus só nos tem por eleitos em SANTIFICAÇÃO, Deus permanece fiel à sua eleição, o homem não.

Quem é eleito em Jesus? “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação” Romanos 5:18

Obs: A palavra usada para "todos" no texto acima é πας = pas, e significa: individualmente, cada, tudo, todas as coisas, o todo. Nos mostrando que a condenação veio sobre todos mas de maneira individual em cada homem, cada um será julgado, mas a graça veio também sobre todos, mas agindo de forma individual em cada homem. Bom alguns podem dizer que se a graça veio pra cada um, então não veio para todos, mas observemos o contexto deste versículo; ele nos afirma que a condenação veio sobre toda humanidade, se eu nego isso é herético, todo homem foi encerrado debaixo do pecado, o pecado de Adão afligiu toda humanidade, por isso podemos afimar que a Graça veio sobre todos, pois se digo que a Graça veio sobre alguns, mudo o contexto dizendo que a condenação veio somente sobre alguns também, criando uma heresia, resumindo: se neste texte concluimos que a condenação veio sobre todos logo neste mesmo versiculo concluimos que a Graça também veio, agora a Graça salva, mas é mediante a fé(ver estudo a fé que salva para entender melhor o contexto de Salvação).

Aqueles homens foram convidados, chamados, mas rejeitaram, e você vai fazer o que?
O que não se preparou emudeceu. O homem não tem argumentos para se justificar diante de Deus.

Na minha próxima postagem continuarei o assunto falando sobre como o homem tem rejeitado o convite de Deus, as desculpas do homem, tudo no contexto desta parábola. Paz a todos, e não deixem de postar seu comentário sobre o assunto, e se você quiser que tratemos de um assunto especifico, deixe seu comentário pedindo.

Mateus Morais

2 comentários:

Fernanda disse...

Ele tem chamado a todos para fazer parte de um Reino Eterno !!!! Seja ricos , pobres Seu amor é incondicional.

Anônimo disse...

sejamos ricos ou probes seu amor é incondicional!!