quinta-feira, 7 de julho de 2011

MARTA E MARIA


MARTA E MARIA

mensagem de Gabriel Felipe

(LUCAS 10:38-42)

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa

aldeia; e certa mulher, por nome marta, o recebeu em sua casa. e tinha

esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de

Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos

serviços e, aproximando-se, disse: senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? dize-lhe, pois, que me ajude.E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas,

mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será

tirada”.

Irmãs, mas quantas diferenças! uma prática e preocupada com as

coisas da vida, enquanto a outra contida e adoradora: Marta e Maria.

Os evangelhos não tem a função de contar historias cotidianas de nenhum personagem, nem mesmo contar a historia de Jesus, mas sim relatar fatos ocorridos no ministério do Mestre com um objetivo profético. Um exemplo disso você verá nessa passagem de “ Marta e Maria’’ cujo texto é bem atual num parâmetro profético e , tem muito a falar a nossas vidas.

Certa vez , Jesus, numa aldeia encontra-se com essas duas personagens.

Aldeia era diferente das grandes cidades da época( em sua maioria). Era mais simples e limitada e, sempre dependente dos grandes centros comerciais e cidades importantes que a cercavam, etc.

Ao se revelar a mim e você, Jesus tem entrado ( e quer sempre entrar) na nossa “ aldeia’’, no nosso coração. Coração cercado de anseios , aflições, limitações, dependente de algo que o preencha . Aldeia não tem muita coisa para se oferecer se comparado aos grandes centros. O que temos nós para apresentar para Deus ? Apenas podemos deixa-lo entrar.

Vivemos hoje dias atribulados. Todos os dias a mesma rotina e, o pensamento sempre girando em torno dos problemas e anseios futuros.

O primeiro milagre que Jesus quer operar em nossas vidas é no nosso interior , preenchendo o vazio de nosso coração com sua SALVAÇÃO . Aldeia = interior. Jesus quer entrar no nosso interior, fazer morada e nos fazer experimentar o novo nascimento.

Vamos direto ao texto então:

· Jesus pregava em casa de Marta e Maria ( para as duas );

· Maria- ouvia Jesus; estava junto aos seus pés.

· Marta – afadigada com deveres domésticos; aflita.

· MARIA significa : “mulher soberana” ;“mulher que ocupa o primeiro lugar” – quer ser soberano em meio as lutas que passa ? Esteja aos pés do Mestre. Quer vencer? Alcançar o primeiro lugar( salvação) ? Esteja aos pés do Senhor Jesus.

· MARTA significa : “senhora” ; “patroa”; “dona” – Marta estava aflita e afadigada. Não estava dando mais conta de tudo a sua volta. Por quê ? Porque era senhora de si mesma; dona de sua vida , de sua razão. Um ensinamento : Enquanto somos donos de nós mesmos e não aceitamos viver na dependência do Senhor, nossa vida vai ter sempre uma semelhança com a de marta: aflição, cansaço, lutas e fadiga.

· ambas eram de Bethânia – que significa : “ lar para pobres”

· Jesus estava pregando , preparando o povo para um Reino. Estava dizendo a todos aqueles pobres e aflitos e pequeninos que haveria um lar preparado para eles . De mesmo modo , o Senhor tem realizado uma OBRA onde tem sido mostrado que há uma “casa” na Eternidade preparada para quem está aos pés de Jesus nesta hora.

· Isso tudo é uma questão de escolha.

· Maria – Juntos aos pés : posição que temos aprendido nessa OBRA. Todos os dias necessitamos estar aos pés do Senhor. Humildade, busca, oração ( segredos dessa OBRA );

· Numa certa visão que João teve em Apocalipse, ele viu Jesus e, nesta ocasião Jesus tinhas os pés como de latão reluzente. No original grego esse “latão” pode definir o Cobre, mesmo material do altar do sacrifício onde era morto o cordeiro para expiação .

Isso nos ensina que : Nossa posição é esta. Estar aos pés do Senhor , pois estar aos pés do Senhor é morrer , é sacrificar o velho homem e reviver para Deus. Altar do sacrifício era morte. Precisamos morrer para esse mundo e ressuscitar com Cristo. Podemos fazer uma conjectura de João vendo aquela visão de Jesus com os pés de latão reluzente. Ele certamente se colocou aos seus pés, pois com Ele morreu para a vida eterna e, quando esteve de pé ( posição para a caminhada ) viu um rosto glorificado e maravilhoso. Quando nos colocamos então como Maria fez, o Senhor se revela a nós como o Cristo Glorificado.

· “ouvia sua palavra” – Existe um povo que nessa hora de tribulação tem estado na direção do Senhor, ouvindo sua palavra ( viva); ouvindo a voz do Espírito Santo.

· “Marta porem andava distraída” - essa mulher
provavelmente mais velha dos três irmãos que incluía, lázaro e Maria, pelo contexto de sua vida era talvez uma viúva e pelo seu forte temperamento a matriarca da família. Muitos cristãos também são "martas", ou seja, sempre atentos ao aspecto práticos do dia a dia, focados nos afazeres da vida, e isso pode roubar o seu tempo aos pés do mestre e da boa parte.Logicamente não estamos dizendo que ter cuidado com as coisas da vida, seja um mal em si, mas trocá-lo pelo o aconchego dos braços de deus, é certamente uma tolice. Amo muito ao Senhor , mas na verdade não tenho tanto tempo, para me achegar aos seus pés. Era isso que marta demonstrava ao senhor, não tenho tempo.

· Distração – Falta de atração. Toda a atenção primordial ao que não é o espiritual tende a nos fazer perder o primeiro amor, a atração a Deus e sua OBRA.

A maior diferença entre Marta e Maria era :

· Maria - se esvaziava de si. Deixava sua vida aos pés. Confiança , busca e fé. Se alimentava do profético. Esvaziava-se da razão e enchia seu coração de revelação e paz.

· Maria foi quem , numa outra ocasião , derramou ungüento caro

aos pés do Senhor. Ou seja, derramou o que tinha de valor. Isso nos ensina que o que temos de valor nessa OBRA é o Espírito Santo em nossas vidas, o cheiro suave de Cristo; derramar ungüento é : trabalhar e se dedicar ao Senhor, pois somos devedores e nada temos ( inclusive esse era o sentimento de Maria);

· Marta – olhava para as circunstancias. Absorvia os problemas á sua volta; não se desprendia deles; era insubmissa e desconfiada.

· Para Marta o que valia era o MOVIMENTO , não a REVELAÇÃO.

· Marta sempre foi uma mulher prática e dedicada, sempre solícita a
atender; foi ela a mulher a procurar ajuda, enquanto lázaro estava enfermo, correu a encontrá-lo enquanto vinha rumo a Bethânia, foi ela que alertou sobre o possível estado de putrefação de seu irmão, morto a 4 dias ( ou seja....vê só a morte....o que é passageiro....o que é impuro....corruptível...incredulidade...Jesus estava chegando lá....mas...ela , ansiosa correu até Jesus.....quer alterar o modo de Deus agir....crente que não sabe esperar) .

· Versículo 40: “e, aproximando-se disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só’’ ?

· Havia um costume forte : Os homens davam atenção para um ilustre visitante homem e , mulher só no serviço . Para uma mulher da casa não era tão recomendado ficar perto e junto o tempo todo de um visitante homem.

· Mas, Jesus veio para mudar toda a nossa estrutura e para abalar todos os alicerces religiosos e racionais que nos prendem;

· O mundo tem formalidades religiosas, sociais e filosóficas, mas Jesus tem a revelação e para o povo que andava em trevas ( como Maria antes de conhecer Jesus) resplandeceu a luz.

· Quando não ligamos ao corpo de Cristo e não colocamos nossas vidas e necessidades aos seus pés temos resultados decepcionantes em nossa caminhada de servos e amigos do Senhor.

· 1º - Cansaço espiritual: Marta só se aproximou do senhor quando veio o cansaço físico. Temos essa tendência. Muitos se aproximam do Senhor quando tudo está “perdido’’, fora do controle.

· Maria não estava afadigada, mas com a alma satisfeita estando ali aos pés do Senhor.

· 2º- Passamos a olhar só para os problemas :E nos problemas, passamos a exigir de Deus : “não te importas’’ ?

· 3º- Logo vem a “pena de si mesmo’’ , a auto compaixão : “coitado de mim’’ ( isso é uma grave enfermidade espiritual).

Nossa salvação , mesmo sendo um ato soberano de Deus, necessita de alguns cuidados . Por quê ? Porque a benção que temos pela graça se faz firme na busca , na entrega ( na santificação) . Atitude semelhante a de Maria: se colocar inteira aos pés e ouvir ( dar credito) à revelação.

· Mas Jesus tinha uma resposta: Muitas vezes a resposta do Senhor vem como uma espada cortante em direção às nossas vontades, podando nossa razão .

· “Marta, Marta...” - Mas o Senhor te chama pelo nome. O Espírito Santo não te quer longe, mas perto.

· “estás ansiosa e afadigada” Ele conhece por inteiro nossas necessidades e o sentimento de nossa alma.Sabe ( porque já disse ) que o problema principal de nossas vidas é aflição, anseio ,medos e preocupações . “no mundo tereis aflições’’.

· “Mas uma só é necessária” - Deus tem a benção na medida certa.Tudo na sua vez, mas, oi mais importante ( o necessário) é ter a salvação garantida em Jesus.

· O que precisamos nessa hora é valorizar a benção. Jesus estava ali em sua casa, talvez não voltaria mais à sua residência, mas uma palavra havia sido deixada.

· A benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores .

· “é necessário’’ – O Senhor sabe o que te é necessário. Aos seus pés nada faltam

· Para o momento profético que vivemos, temos uma atitude a ser tomada : escolher a melhor parte, a parte que Deus reservou na sua Eternidade, a parte da herança.

· Isso jamais será tirado – Nos pés de Jesus ( na sua dependência ) temos a certeza do nome escrito no livro da vida.

Que Deus abençoe, no nome de Jesus !!!

GABRIEL FELIPE M.ROCHA

Nenhum comentário: