quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O IRAQUE NA PROFECIA BÍBLICA - Parte 2

O IRAQUE NO CONTEXTO PROFÉTICO

A INVASÃO AO KUWAIT EM 1990 :

Aquilo que Saddam Hussein fez em Agosto de 1990 foi descrito de maneira espantosa pelo profeta Habacuque, em palavras tão claras que não necessitam de nenhuma interpretação. As profecias bíblicas freqüentemente possuem cumprimentos duplos ou triplos. O primeiro cumprimento da visão de Habacuque aconteceu quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém entre os anos 603 a 587 a.C. E, em nossa época, o novo Nabucodonosor (Saddam Hussein) realizou o cumprimento final.

6 Pois eis que suscito os caldeus, essa nação feroz e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra para se apoderar de moradas que não são suas.

7 Ela é terrível e espantosa; dela mesma sai o seu juízo e a sua dignidade.

8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais ferozes do que os lobos a tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda a parte; sim, os seus cavaleiros vêm de longe; voam como a águia que se apressa a devorar.

9 Eles todos vêm com violência; a sua vanguarda irrompe como o vento oriental; eles ajuntam cativos como areia.

10 Escarnecem dos reis, e dos príncipes fazem zombaria; eles se riem de todas as fortalezas; porque, amontoando terra, as tomam.

11 Então passam impetuosamente, como um vento, e seguem, mas eles são culpados, esses cujo proprio poder e o seu deus.

(Habacuque 1.6-11).

Observe algumas frases:

“Pois eis que suscito os caldeus, essa nação feroz e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra para se apoderar de moradas que não são suas. (= Os iraquianos se apossam do rico Kuwait).

Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais ferozes do que os lobos a tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda a parte; sim, os seus cavaleiros vêm de longe; voam como a águia que se apressa a devorar = Aqui, a linguagem profética mostra a surpresa da invasão dos tanques e aviões de guerra.

“...eles ajuntam cativos como areia”= Até mesmo cerca de 500 brasileiros se transformaram em presa nas mãos dos iraquianos.

“Escarnecem dos reis, e dos príncipes fazem zombaria” (= Saddam Hussein zombou das Nações Unidas e desafiou o Conselho de Segurança); ...eles se riem de todas as fortalezas...” (= eles zombaram das grandes potências, desafiando os Estados Unidos e a Rússia);. “...porque, amontoando terra, as tomam” (= e continuaram avançando, conquistando todo o território kuaitiano).”

O profeta parece estar olhando para Saddam Hussein quando escreve:

“EIS O SOBERBO! A SUA ALMA NÃO É RETA NELE; MAS O JUSTO PELA SUA FÉ VIVERÁ.” (Habacuque 2.4).

5 Além disso, o vinho é traidor; o homem soberbo não permanece. Ele alarga como o Seol o seu desejo; como a morte, nunca se pode fartar, mas ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. (por causa de sua desenfreada ambição, Saddam Hussein atraiu a atenção do mundo todo).”

6 Não levantarão, pois, todos estes contra ele um provérbio e um dito zombador? E dirão: Ai daquele que acumula o que não é seu! (até quando?) e daquele que se carrega a si mesmo de penhores!

7 Não se levantarão de repente os teus credores? e não despertarão os que te farão tremer? Então lhes servirás tu de despojo.

8 Visto como despojaste muitas nações, os demais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência para com á terra, a cidade, e todos os que nela habitam.

9 Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade!

10 Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.

11 pois a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento.

12 Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade!

(Habacuque 2.5-12) Este texto profético descreve perfeitamente a política do ditador.

O MISTERIOSO SILÊNCIO DE ISRAEL:

O profeta ainda disse uma coisa que foi um dos pontos mais inacreditáveis da Guerra do Golfo em 1991. O que deixou muitos políticos e analistas intrigados foi o silêncio de Israel. Sempre que o povo israelense é atacado – qualquer que seja a nação – não demora em responder. A política de Israel sempre foi “OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE”. Mas na Guerra do Golfo, misteriosamente Israel – mesmo tendo sido atacado com 40 mísseis iraquianos – não respondeu ao ataque. Por quê?

Certamente alguém dirá que Israel atendeu a um pedido dos americanos, pois George Bush (pai do atual presidente americano) havia solicitado ao governo israelense que ficasse quieto, pois os Estados Unidos seriam a defesa de Israel. Por que esse pedido do presidente americano? É que ele temia – e com razão – que o governo israelense fosse usar artilharia pesada contra os iraquianos. E o temor de Bush tinha fundamento, pois logo que começaram os ataques, o governo israelense mandou preparar a bomba atômica – que na linguagem militar foi chamada “a arma do Apocalipse”.

Porém esse silêncio de Israel também foi previsto por Habacuque.

“Tu sais para o socorro do teu povo, para salvamento dos teus ungidos(aqui o profeta diz que Deus será a proteção do Seu povo). Tu despedaças a cabeça da casa do ímpio, descobrindo-lhe de todo os fundamentos

( as mansões de Saddam foram atacadas pelos mísseis americanos e – literalmente – todos os fundamentos foram descobertos. Saddam só escapou porque se refugiou nos abrigos subterrâneos).”

“Traspassas a cabeça dos seus guerreiros com as suas próprias lanças; eles me acometem como turbilhão para me espalharem; alegram-se, como se estivessem para devorar o pobre em segredo”. (Saddam exultava toda vez que um míssil iraquiano era lançado contra Israel).”

“Tu com os teus cavalos marchas pelo mar, pelo montão de grandes águas”. ( aqui mostra o avanço dos navios americanos e europeus, vindos pelo Oceano Índico, pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Vermelho, pelo Mar da Arábia e pelo Golfo Pérsico).”

Ouvindo-o eu, o meu ventre se comove, ao seu ruído tremem os meus lábios; entra a podridão nos meus ossos, vacilam os meus passos( isso reflete o medo de Israel durante o conflito); em silêncio, pois, aguardarei o dia da angústia que há de vir sobre o povo que nos acomete.(Habacuque 3.13-16).

Observe esta última frase do profeta: “EM SILÊNCIO, POIS, AGUARDAREI O DIA DA ANGÚSTIA QUE HÁ DE VIR SOBRE O POVO QUE NOS ACOMETE.” Isso diz tudo. Pela primeira vez na História o novo Estado de Israel permaneceu em silêncio, aguardando a destruição do inimigo.

Existe até mesmo uma profecia mostrando o pânico em Israel, quando todo o povo trancou-se em seus quartos, portando máscaras anti-gás (por causa do perigo das armas químicas). Veja o que diz Isaias 26.20: “VAI, POIS, POVO MEU, ENTRA NOS TEUS QUARTOS, E FECHA AS TUAS PORTAS SOBRE TI; ESCONDE-TE SÓ POR UM MOMENTO, ATÉ QUE PASSE A IRA.”

Gustavo Rodrigues

Um comentário:

Eduardo disse...

congratulation