quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O TABERNÁCULO - Parte 6

A CERCA

Eram feitas com estacas de madeira de acácia forradas no topo com prata. Atava-se ao poste uma haste de pêlo de cabra, amarrada em baixo com estacas de bronze, enterradas no chão, metade dentro, metade fora.

O POSTE

Deus disse a Moisés: “Trazei Madeira de Acácia”. A única Madeira que não apodrece nem se corrompe. A madeira, simboliza a carne. A Acácia, o incorruptível. A Acácia era a única Madeira encontrada nos desertos do Oriente, os desertos da Arábia, e ela nos fala da perfeição do filho do Deus Vivo, cujo o corpo não conheceu corrupção.

Porém Deus disse: “Quero que o poste seja forrado no topo com prata – redenção, e que a base tenha bronze – sofrimento. E quero uma corda de pelo de cabra atada ao poste e bem presa ao chão.

Pelo de Cabra nos fala de pecado. Em Lv 9.3, a Bíblia declara que o cabrito macho era uma oferta de perdão. Deus disse: “Quero que ates a este poste uma corda de pelo de cabra que esteja amarrado embaixo com uma estaca de bronze enterrada no chão metade dentro, metade fora”.

Todo o Evangelho em um poste: um topo, uma base, uma corda e uma estaca. Aqui está outra vez o poste; Jesus, o Homem Perfeito.

  • A Madeira incorruptível que fala de um corpo incorruptível que foi meu Redentor;
  • na prata; que foi meu Salvador;
  • no pelo de cabra; que se fez pecado por mim;
  • no Bronze – que sofreu ,para me justificar;
  • na estaca de bronze e que
  • na estaca de bronze e que foi enterrado até a metade (Sua morte). E a outra metade está fora (porque Ele ressuscitou dos mortos).

Aleluia! Aqui temos Jesus, o Homem perfeito na madeira de Acácia, que é meu Redentor, que é o meu Salvador, que se fez pecado por mim, que sofreu e morreu por mim, foi sepultado mas ressuscitou. Imagine: o povo de Israel tinha todo o Evangelho em um poste, uma corda e uma estaca, e não podiam vê-lo. Por quê? Porque o que tinham era a sombra e não podiam entendê-la. Mas nós hoje temos a substância desta sombra.

Em Ex 25.8 Deus disse a Moisés: “E me farão um santuário e habitarei no meio deles”. Isto é somente uma sombra do santuário. Quem é o santuário? Você e eu. Quando Jesus veio formou para si mesmo um corpo e agora Ele habita em nossos corações, é ele quem vive em nós. Tudo isto é o santuário, a sombra do atual e verdadeiro, o corpo de Cristo. O poste e o topo, a base e a corda, a estaca. Jesus, todo o Evangelho aqui e não podiam vê-lo. Porém, quando Jesus veio, nossos olhos foram abertos e vimos o filho de Deus e Ele nos Transformou neste santuário enchendo-nos com a nuvem do Espírito Santo, enchendo-nos com Seu fogo e Seu poder.

O que aconteceu no Pentecostes? A presença de Deus encheu o lugar e línguas de fogo desceram sobre os apóstolos e eles foram cheios do Espíritp Santo e de poder. Lembre-se a nuvem fala da presença de Deus, enquanto o fogo fala do poder de Deus. Se o fogo, que é o poder, e a nuvem que é a presença, repousaram sobre a sombra simbolizando a glória que viria a cada crente, quanto mais terá que repousar sobre nós?

Comparação entre o Tabernáculo e o Homem

Após apresentarmos uma visão panorâmica do Tabernáculo gostaríamos de fazer a comparação do mesmo com o próprio homem.

II Coríntios 5.1-6: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Pois também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos angustiados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”.

II Pedro 1.13-14: “E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como nosso Senhor Jesus Cristo me revelou”.

ATRIO
LUGAR SANTO
SANTÍSSIMO

simboliza o
simboliza a
simboliza o

CORPO
ALMA (mente, emoções)
ESPÍRITO (onde Deus habita)

Um comentário:

ARIEL disse...

acompanhei todo estudo sobre o tabernaculo,otimo! muito proveitoso!que Deus vos abençoe....