domingo, 2 de outubro de 2011

CURANDO UMA GERAÇÃO

TIRANDO O VENENO DA PANELA

II Reis 4: 38-41

O profeta Eliseu foi o sucessor de Elias, passando à ser o ensinador da “escola de profetas”.Recebe a responsabilidade de ensinar, de educar, de conduzir uma nova geração. Eliseu, após alguns milagres retorna à GILGAL = Local que se tornou um referencial da fidelidade de Deus (1ª páscoa foi celebrada em Gilgal, as 12 pedras tiradas do fundo do Jordão no tempo da sega edificaram um altar ali, e tantas outras experiências...)

“E voltando Eliseu de Gilgal , havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença ...”

Destacamos dois pontos principais do versículo acima:

1º A Fome na terra: Falta de alimento (físico).Aponta para a falta de alimento para a alma nos dias atuais.

2º Filhos dos profetas na presença de Eliseu: Ao mesmo tempo vemos uma geração desejosa de fazer a vontade de Deus, buscando algo da parte de Deus.

No lugar onde o povo deveria se lembrar que Deus é Fiel e Provedor, havia miséria.

Eliseu dá uma ordem ao seu moço: “- Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas”. Ou seja: ACENDAM O FOGO para a panela.Pode não ter alimento,mas se tiver o calor do fogo (símbolo da Presença de Deus),Deus provê o alimento.

Mas, um dos filhos dos profetas colheu veneno e pôs na panela, pois não conhecia que era veneno.

Quase todos morrem envenenados, se não fosse a intervenção do profeta.

Onde estava o problema?Onde estava o erro?

1º Em ter ido sem ser enviado: Aquele moço apressou-se em fazer o que não fora chamado para fazer; afobado, afoito, apressado.

Não saia para fazer aquilo que ainda não foi capacitado pelo Senhor para fazer. Quer ser pregador,leia toda a Bíblia primeiro, quer ser profeta, tenha uma vida de oração e consagração, quer ser um instrumento nas mãos do Senhor, seja um crente fiel, de testemunho...

2º Falta de discernimento: Não conhecia veneno. Achou que o veneno era alimento.

Vivemos em um momento profético onde nossa geração tem sido envenenada por heresias. Muitos estão sendo enganados por um “outro evangelho”, que tem afastado o homem do Caminho da Salvação, da Vida Eterna,pregando apenas bênçãos materiais para esta vida terrena. É o momento do comércio da fé, que tem envenenado nossa geração.

O REMÉDIO = FARINHA (Símbolo da Palavra de Deus).

A cura para nossa geração está na simplicidade da Palavra de Deus.

Não está nas manifestações de sabedoria humana, na manipulação da emoção das massas,nos shows encima dos púlpitos, no comércio de “objetos ungidos”,pois tudo que o Espírito Santo faz é para glorificar à Jesus, e não ao homem.Onde o homem é glorificado o espírito que atua não é o Espírito Santo.

“... a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura ...” (Is.42:8)

Façamos como os crentes de Beréia:

Atos 17:11 “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim”.

Gustavo Rodrigues

Nenhum comentário: