sábado, 12 de novembro de 2011

PEDRO, O GALO E A CRUZ (devocional)

Pedro, o Galo e a Cruz


Gostaria de falar um pouco sobre a passagem bíblica de Marcos, capítulo 15, onde Pedro nega a Jesus.

Nos versículos 27-31, temos o seguinte relato:

“ Disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis, pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas de dispersarão. Mas, depois que eu tiver ressurgido, irei adiante de vós para a Galiléia. Declarou Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu! Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mas Pedro insistia com mais veemência: Ainda que e seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei! Da mesma maneira disseram todos.”

Mais tarde, nos versos 66-72, lemos como Pedro negou a Jesus por três vezes, afirmando que não O conhecia. Ao final, Pedro, ‘ caindo em si, chorou’.

Pois bem.

Duas situações me chamaram a atenção neste episódio bíblico tão conhecido:

A primeira delas: Nós precisamos ter plena consciência, de que seguir a Jesus é algo sério, com consequências sérias.

Infelizmente, existem muitas pessoas fazendo declarações levianas e precipitadas como as de Pedro: Bradam em alta voz, perante todos, que serão fiéis a Jesus até a morte. Juram uma fidelidade eterna ao Senhor, sem estar plenamente a par de todas as implicações que dizem respeito ao caminhar com Cristo.

Aí, quando as dificuldades chegam, essas pessoas não têm estrutura para sustentar uma postura em Jesus.

Foi exatamente o que aconteceu com Pedro. Pedro não aguentou a pressão.

Falar é muito fácil: Jesus, te amo, te seguirei até o fim! Eu jamais me escandalizarei em ti! Os outros até podem te trair, mas eu Senhor..ah...eu NUNCA, JAMAIS!!

Ser discípulo de Jesus é algo sério, e temos que saber que iremos atravessar momentos difíceis, que provarão a nossa fé, e o nosos caráter.

Não podemos andar, como Pedro, nesse tipo de atitude presunçosa diante de Deus, porque não sabemos o que nos aguarda. Precisamos ser humildes, e reconhecer que precisamos nos fortalecer no Senhor, sempre, para podermos honrar o seu nome em todos os momentos da nossa vida. Tanto na alegria, quanto na tristeza; na abundância, e na escassez; durante a paz, e durante a guerra.

Em segundo lugar, após Jesus ter sido preso, quando Pedro é inquirido sobre seu relacionamento com o Mestre, as suas palavras são as seguintes: Não conheço este homem!!

E de fato, eu creio que aquele Jesus que foi preso, não era conhecido por Pedro.
Pedro conhecia o Jesus que era popular, que atraía multidões; que dava vista aos cegos, fazia os paralíticos andar, e que expulsava demônios com autoridade.

Esse era o Jesus que Pedro conhecia. Um Jesus forte, temível, poderoso.

Agora, esse Jesus que foi preso, que estava sendo açoitado, humilhado, e levado para a cruz, esse Jesus Pedro não conhecia.

O Jesus sofredor, obediente e submisso, não era familiar a Pedro.

Diante disso, Pedro fugiu, assim como todos os outros que estavam com Jesus naquele momento, e passou a segui-Lo apenas de longe, conforme nos mostram os versículos 50 e 54.

E muitas vezes nós queremos nos relacionar somente com o Jesus das multidões, o Jesus dos sinais e das maravilhas. Mas o Jesus que trilha o caminho da cruz, esse muitas vezes é evitado por nós.

Mas precisamos ter a revelação de Jesus também como o Cordeiro de Deus, que foi mudo para o matadouro. Que foi obediente até a morte, e morte de cruz.

Temos que conhecer e nos relacionar com o Jesus que foi para a cruz, passando por um caminho de renúncia, sacrifício e obediência, porque nós também teremos que um dia passar por ali.

Porque a cruz não é uma opção para os verdadeiros discípulos de Jesus. Antes, ela é pressuposto obrigatório para uma vida de aliança com Deus.

Jesus disse que para segui-Lo, cada um deve tomar a sua cruz.

E o caminho da cruz não é agradável, nem glamuroso.

É na cruz que a nossa velha natureza morre. É na cruz que nossos pecados ficam expostos. É na cruz que somos verdadeiramente reconciliados com Deus.

Quando no final do versículo 72 a Bíblia registra que Pedro caiu em si e chorou, acredito que naquele momento, ele percebeu que realmente não conhecia Jesus como pensava conhecer; e que seguir a Jesus não era tão fácil como ele achou que seria.

Mais importante ainda, ele percebeu que precisava se arrepender, e estar pronto para tomar a sua própria cruz, assim como Jesus estava fazendo, sendo obediente até o fim.

Por isso, precisamos seguir a Jesus em todo o tempo, mesmo quando Ele estiver nos guiando para a cruz, pois Ele continua sendo Senhor, mesmo no calvário.

Assim, quando o canto do galo soar nas noites escuras da vida, querendo testar a nossa fé, e o nosso compromisso com Deus, nós poderemos manter firmes a nossa confissão: que Jesus é o Senhor, e é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Que Ele foi crucificado, morto e sepultado. Mas que ressurgiu ao terceiro dia, e hoje, vivo está, ao lado do Pai, e um dia retornará para levar consigo os seus.

Como no famoso hino Rude Cruz, devemos afirmar: “ Levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar”.

Que Deus te fortaleça e te ajude a carregar a tua cruz.

Gabriel Felipe

Nenhum comentário: