sábado, 3 de dezembro de 2011

A FÉ E A FÍSICA (Vida Espiritual)


AS LEIS DE NEWTON APLICADAS À VIDA ESPIRITUAL

No ano da morte de Galileu,1942,nasce na Inglaterra Isaac Newton,aquele que se tornaria um grande físico e matemático e que causaria uma grande revolução,principalmente no campo da física,ao formular as 03 leis básicas da Mecânica,que são princípios fundamentais usados até hoje para analisar o movimento dos corpos.

Newton publicou trabalhos importantes em várias áreas da Física e da Matemática,e publicou em latim uma obra célebre que em português seria: Princípios matemáticos da filosofia natural. Vejamos então, as famosas “03 leis de Newton”.


1º LEI DE NEWTON

A 1º lei é chamada Lei da Inércia,esta lei diz que: Na ausência de forças,um corpo em repouso tende a continuar em movimento,em linha reta e com velocidade constante,é o chamado MRU (Movimento Retilíneo Uniforme).

Essa lei também se confirma no campo espiritual.

Quando o homem está “em repouso”,parado,desanimado,acomodado,ele tende a permanecer assim,sendo necessária a ação de uma força para colocar esse corpo em movimento. O profeta Elias entra em uma caverna,desanimado,querendo parar de se mover para onde Deus queria (2Rs19:8-21),momento em que o Senhor Deus o impulsiona: “que fazes aqui Elias”? (VS.13). Vai,volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco,saia da inércia,se movimente para onde Eu quero te mandar. Deus é essa força que põe o homem em movimento.

Quando Hagar caminha pelo deserto de Berseba (Gn21:14-19),acaba a água,ela se assenta e começa a chorar,ela para e desanima. Essa é a tendência natural segundo a lei de Newton,permanecer parado.Mas uma força a impulsiona a sair daquela posição – VS. 18: “ergue-te”! Assim ela saiu daquela posição de ‘repouso’ e se moveu. Em Jn4:5,8,9 vemos o profeta Jonas desanimado,assentado à sombra e até pedindo a morte,mas Deus o repreende,dizendo> “é acaso razoável que assim te enfades”? Deus não quer ver o homem acomodado,desanimado,em repouso. Ele insta o homem a se mover: “ levantai-vos e andai,porque não será aqui o vosso descanso” (Mq 2:10). “vós que escapaste da espada,ide,não pareis” (Jr 51;50). “esquecendo-me das coisas que para trás ficam,e avançando para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo...” (Fl 3:13-14).

É interessante que por essa Lei de Newton,uma vez em movimento, o corpo tende a permanecer em movimento retilíneo, porque o caminho de Deus é reto. No Salmo 101:06 lemos: “o que anda num caminho reto,esse me servirá”. E esse movimento tem velocidade constante,ou seja,não varia,não reduz.Isso fala de um caminhar reto e constante na presença de deus,quando Ele nos impulsiona .

2º LEI DE NEWTON

A 2º lei de Newton diz que: “a aceleração que um corpo adquire é diferente proporcional à força que atua sobre ele, e tem a mesma direção e o mesmo sentido desta força (F=m.a)”. Por essa lei,quanto maior a força que atua no corpo,maior a aceleração que ele adquire. No campo espiritual acontece justamente isso, pois o Deus Forte, o Todo Poderoso,com sua força,com seu poder,tem nos mantido nesta caminhada na direção e no sentido da Eternidade. Moisés,no seu cântico após atravessar o mar Vermelho,diz: “O Senhor é a minha força”(Ex15:2). O salmista quando fala que os inimigos se levantaram contra ele diz: “O Senhor é a minha força”9Sl 118:14).No Salmo 29:11 lemos: “ O Senhor dará força de seu povo”. Em Isaías 40:29 lemos: “dá esforço ao cansado,e multiplica as forças do que não tem nenhum vigor”.

Por essa lei, quanto maior a força, maior a aceleração, logo maior a velocidade, logo mais rapidamente se chega ao lugar desejado (Eternidade).Confira a postagem “O Tempo de Deus”: http://palavraserio.blogspot.com/2011/06/o-tempo-de-deus.html

Tendo o Senhor como esta força que nos impulsiona nesta caminhada, os nossos objetivos serão alcançados com maior rapidez,chegaremos ao lugar onde Deus quer que estejamos.

3º LEI DE NEWTON

A 3º lei é a chamada lei de Ação e Reação. Se um imã atrai um prego,por essa lei, o prego também atrai o imã. Se a hélice de um barco empurra a água, a água também empurra a hélice, e o barco se movimenta. O exemplo clássico é aquele em que alguém de patins empurra uma parede e ele é impulsionado para trás, isso quer dizer que ele exerceu uma força sobre a parede. E a parede ‘reagiu’ exercendo uma força sobre ele.

Essa talvez seja a lei que melhor se aplica no campo espiritual,pois nele também toda ação gera uma reação. Quando o povo se distanciava de Deus, Deus se distanciava do povo, Quando o povo se voltava para Deus, Deus se voltava para o povo. Vemos isso acontecer freqüentemente nos livros históricos da Bíblia, principalmente no livros de Juízes.

Em 2 Cr 15:2 lemos: “O Senhor é convosco,enquanto vós estais com Ele,se o buscardes,o achareis;porém se o deixardes,vos deixará”. A ação do homem gera uma reação de Deus.

“sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai...far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção” (Gn 12:1-2). A ação de obedecer à determinação de Deus gera a reação de ser abençoado por Ele.

“ E disse-me: filho do homem; põe-te em pé e falarei contigo” (Ez 2:1).

A ação de se colocar na postura que Deus requer, gera a reação de ouvir sua voz, pois Ele fala com quem se coloca à sua disposição.

“ o que encobre suas transgressões , nunca prosperará,mas o que as confessa e deixa,alcançará misericórdia” (Pv 28:13)

As leis de Newton, e muitas outras leis que se aplicam ao campo da ciência , se vistas pelo ângulo da fé, trazem ensinos maravilhosos para a nossa caminhada com Deus.

Muitos homens notáveis se levantaram na História e mudaram épocas, formularam leis,descobriram coisas,mudaram o rumo da física e matamática e muitas outras descobertas... mas lemos em Efésios 1:21 que Jesus está acima de todo nome que se nomeia,não só neste século, mas também no vindouro.

A Paz do Senhor Jesus !!!

Gabriel Felipe Martins Rocha

Nenhum comentário: