quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

JOQUEBEBE (mensagem)

Dedico esta mensagem para todas as mães e servas que oram e lutam pelo seu lar

INTRODUÇÃO: Joquebebe viveu no tempo em que os filhos de Israel eram escravos no Egito e esta escravatura fazia amargar suas vidas (Êxodo 1:14).

Faraó via com cuidado todos os movimentos do povo judeu.Como se multiplicavam sobre o Egito! Imaginou o perigo que poderia vir ao Egito se eles se rebelassem.

Observando que o trabalho não os enfraquecia,decidiu enfraquecê-los através de um plano que seria de um efeito futuro.Enfraquecê-los a longo prazo.

“E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias(das quais o nome de uma era Sifrá,e o nome da outra Puá),e disse:Quando ajudardes no parto das hebréias, e as virdes sobre os assentos,se for filho, matai-o;mas se for filha,então viva.”

A Palavra relata que as parteiras temeram a Deus e não obedeceram à ordem do rei e quando chamadas à presença do rei Faraó responderam: “...é que as mulheres hebréias não são como as egípcias;porque são vivas,e já tem dado á luz os filhos antes que a parteira venha a elas.” Ex1:19.

Derrotado Faraó neste primeiro intento, não desistiu,decretou segunda ordem: “a todos os filhos que nascerem lançareis no rio,mas a todas as filhas guardareis com vida”.Ex 1:22b.

O plano era lento,mas levaria ao objetivo e as próprias mães teriam que executá-lo,matando seus filhos. Por que um recém-nascido,tão pequeno,assustava o rei? O que poderia fazer uma criança ao grande império egípcio? Faraó sabia que as crianças,os filhos,não ficariam pequenos,cresceriam.Então destruí-los ao nascer era o objetivo. Mortos os meninos,não haveria homens com quem as jovens hebréias se casariam, a não ser homens egípcios,assim os hebreus se enfraqueceriam,pois os filhos pertenceriam ao Egito,e os egípcios os tornariam escravos para sempre.

APROFUNDANDO NO TEXTO:

Lembramos que este é o mesmo intento do adversário,destruir os filhos,arrancá-los dos pais e do Pai,escravizando-os para sempre.

Joquebebe era umas das mães dentre muitas hebréias que choravam pelos filhos.

Podemos vê-la contemplando seu filho ainda bebê com um decreto de morte sobre ele (Ex2:2). O que fazer? Aceitar? Lutar para salvá-lo?

Escolheu lutar: “escondeu-o por três meses”. Os algozes percorriam as casas em busca dos recém-nascidos ,que eram tirados dos colos das mães e mortos diante delas.

É assim que age o inimigo de nossas almas,sem dó e nem compaixão.Veio mesmo para roubar,matar e destruir a OBRA em nossas vidas e destruir famílias por inteiro. Ele quer ver a morte espiritual da família. Muitas vezes o processo de queda espiritual começa no lar. Família e filhos são instituições criadas por Deus e, sendo assim, existe benção por trás de nossas famílias e filhos. Mas na ótica do adversário, existe mesmo é um decerto de morte. Desde cedo arma esquemas diversos e terríveis para destruir lares e filhos espiritualmente.

As mães incautas os deixam à mercê de todo envolvimento maligno; As vivas lutam.

Joquebebe concebeu um plano para salvar o filho. Ex.2:2-3”...escondeu-o por três meses”.

O menino crescia,chorava alto,os inimigos rondavam.Deus a dirigia,ela era uma serva vigilante. Decidiu: Tomou uma arca de juncos para colocar o filho ali dentro.posta no rio,afundaria,as águas entrariam e seria a morte da criança. Que fez Joquebebe?

Betumou a arca com betume e pez. Agora sim,a arca estava protegida. Colocaria a arca no rio,que é tipo do mundo,porém dentro do cesto betumado por dentro e por fora com betume e pez. O cesto é frágil,mas o betume e o pez são fortes,óleo grosso firme,que impede a entrada da água que afoga.Esta substância nos fala do óleo do Espírito Santo,o revestimento que protege dos ataques malignos deste mundo. Oração e jejum são a grande proteção para nossa família e ,para quem tem filhos,os filhos. Nos protege diante da escravatura de pecado que cobre este mundo nesta hora de trevas,quando temos que criar os filhos que nascem com decreto de morte sobre eles.

Depois de tudo pronto,parecia tão frágil,mas a corajosa mãe Joquebebe enfrentou o império egípcio com um cesto de vime betumado por dentro e por fora. Isto me fez lembrar até de uma pergunta dita por Natanael no primeiro capítulo de João: “pode vir algo bom de Nazaré”? Pode! Pense nisto sempre.

Ela largou o menino para lá como quem diz: Fiz tudo,Deus quem cuide do resto? –Não! Deus a orientava. Não o abandonou,mandou a irmã vigiá-lo.Ex.2:4-10.

Nova vitória,Miriam,a irmã de Moisés,apresenta-se e pergunta: - A senhora quer uma ama que crie esta criança para a senhora?

-sim,busque-a.

Joquebebe veio e foi contratada pela princesa,que lhe ofereceu salário para a criação do menino até o desmame,quando seria a ela entregue.

Deus garante salário a cada mãe que se dispuser para lutar em favor dos seus filhos e família.

Podemos sentir a alegria,o gozo de Joquebebe abraçando Moisés. O pai, a irmã, o irmão, toda a família louvando a Deus.

Joquebebe entra na última fase de sua grande empreitada em salvar Moisés. Dava o leite materno e com ele a Palavra,até o desmame, por volta de quatro a cinco anos, tempo que foi usado para ensinar a Moisés muita coisa.

Moisés,você é hebreu, sua família é esta,seu povo é este, povo hebreu.Você vai viver no palácio de faraó, vai ser lá educado,mas você não é egípcio.Nosso Deus é o Deus de Israel. Moisés aprendeu.Como sabemos? Pelos resultados obtidos.

Uma pessoa perguntou a um grande pedagogo, Pestalozzi, qual a melhor idade para se começar a educar uma criança. Ele respondeu: “-nove meses antes de nascer”.

Joquebebe, pelo poder de Deus, preparou Moisés para viver na corte egípcia, nunca esquecendo que ele era hebreu.

Um dia ,vendo o sofrimento hebreu, suas entranhas se moveram a favor do hebreu e não do egípcio. Hb 11:23-29 revela toda a vida de Moisés.

“pela fé,pela fé, pela fé, pela fé,pela fé.” Cinco vezes a expressão reveladora do grande segredo da vida de um homem destinado à morte,que foi salvo para tornar-se o grande líder de Israel,que tirou o povo da escravatura e viu Faraó morto nas águas do Mar Vermelho.Moisés escolheu: Recusar o importante título de filho da princesa; ser maltratado com o povo de Deus em lugar do gozo do pecado; ver o invisível;ver o vitupério de Cristo como valor acima dos tesouros que o Egito lhe oferecia;permanecer firme em sua decisão.

Joquebebe deu o leite materno, o leite da Palavra e da promessa viva de Deus. É um grande tipo da Igreja hoje.Nos alimenta, nos faz fortes , nos ensina a boa escolha e nos prepara para sair do mundo e viver para Deus,assim como também nos prepara para herdar a terra prometida .

CONCLUSÃO: Joquebebe, exemplo de mãe vitoriosa. Criar os filhos e torna-los vivos para a eternidade é um trabalho feito pela fé.

Joquebebe venceu o império egípcio usando um cesto de vime muito fraco, mas movida por uma fé que enfrenta qualquer luta.

A todos a Paz do Senhor Jesus !!!

Gabriel Felipe M.Rocha

Um comentário:

Anônimo disse...

APDSJ.parabéns irmãos, linda mensagem... Que todas nós,mães, possamos transmitir a herança do Senhor aos nossos filhos, assim como Joquebede sabiamente o fez.Que o Senhor continue se revelando com profundidade à vcs,através do seu Espírito Santo.