sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O VALE DE BACA

Passando Pelo Vale de Baca
Salmo 84: 6
A Paz do Senhor Jesus !Qual a posição do servo do Senhor nesta hora? Se sua resposta foi caminhar, está certo. Nossa posição é caminhar pelo caminho que nos foi proposto. O que marca a vida do servo é a caminhada constante em obediência à revelação.
Neste salmo, o salmista expressa sua alegria. Expõe a festa dentro de seu coração.
Sua alegria estava voltada para um alvo e um sentimento: O Senhor, o Deus de Israel.
Israel é o povo que Deus escolheu para ser exclusivamente dEle, e num sentimento de alegria, o povo judeu recebeu de Deus,ainda no deserto, a revelação das Festas, as Festas de Israel (sete festas).
No mínimo uma vez por ano, todo o Israelita subia a Jerusalém. Enfrentava o caminho para Jerusalém com alegria e louvor. O foco de nossa mensagem está nesta palavra: caminhada.
Há um povo nesta hora que carrega um louvor unanime na caminhada à Jerusalém .Desejamos com nossa alma estar nesta terra. A buscamos com nossa alma e corpo em atitude. Andando. Nossa dinâmica.
Na Guerra dos Seis Dias, soldados israelenses caiam de pára – quedas na terra de Jerusalém em meio a tiros de metralhadora (alguns caiam já mortos) e pousavam beijando o chão e chorando com toda a alma, louvando a Deus por terem pisado na terra, mesmo morrendo depois. O anseio era pisar ali.
No Holocausto, alguns judeus entravam nas câmaras de gás dizendo uns aos outros: “no ano que vem nos veremos em Jerusalém”. E muitos judeus que residem fora de sua terra nos dias de hoje, comemorando em família a páscoa no lar, durante a ceia, o pai diz: “a próxima será em Jerusalém”. Este é o anseio da Igreja. Pisar e estar em Jerusalém.
Mas o caminho não é fácil! E não caminhamos enganados. Sabemos desde o início que não é fácil. Requer choro! Nos pede entrega total, nos tira o prazer e os desejos humanos,as vezes nos tira de nossos lares como a muitos.
Entrar em Jerusalém requer uma caminhada pelo vale de Baca.
Baca (Bakah) significa “choro”, “lágrimas”, “sofrimento”.
Era árido e pedregoso . Era extenso. A caminhada era longa e difícil. Era um deserto frio.
Enfim, o caminho é estreito, mas é o caminho que leva à Jerusalém.
Baca era um desfiladeiro. Não existia uma outra passagem para Jerusalém. Teria que ser por Baca. O salmista expressava com alegria esta passagem. Por quê ?
Porque há uma promessa! No verso 4 diz: “bem aventurados os que habitarem em sua casa”; “louvar-te-ão continuamente” (eternamente,no original hebraico).
“ Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida” Ap 2:7;
“O que vencer não receberá o dano da segunda morte” Ap 2:11;
“Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca,e na pedra um novo nome” Ap 2:17;
“E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras,eu lhe darei poder sobre as nações” Ap 2:26;
“ O que vencer será vestido de vestes brancas,e de maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida” Ap 3:5;
“ A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá...” Ap 3:12
“Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono...” Ap.3:21.
Para vencer e chegar até Jerusalém, devemos passar pelo vale de Baca. Neste vale, parte de nós é deixada para trás a cada passo dado para frente.
“ Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação(convite) de Deus em Cristo Jesus ( o caminho)”. Filipenses 3:13;14.
O vale,e a caminhada é de choro, de busca , de clamores, mas, a promessa é ainda mais sólida: “Deus limpará....toda a lágrima”.
As pedras no vale de Baca são grandes e fazem tropeçar. No casamento as vezes surgem lutas, no emprego, adversidades, na família, enfermidade. Mas Deus limpará toda a lágrima. “Bem aventurado” diz o verso 4.Há uma recompensa!
“Não desfaleça as vossas mãos pois vossa obra tem uma recompensa” 2Cr.
Para chegar em Jerusalém só havia um caminho para o salmista. Só há uma OBRA.
Caminhar não é fácil. No Vale de Baca é ainda mais difícil. Mas Deus dá o recurso. A OBRA é dele e se Ele nos chama a caminhar, Ele dá o recurso. Vejamos:
Em Baca havia duas coisas importantes: O Bálsamo e os Tanques.
· Balsamo : óleo. Tirado de uma árvore que era ferida para escorrer sobre ela tal óleo, e o mesmo era usado para curar feridas. Nesta caminhada há a presença real do Espírito Santo, o Consolador,o auxiliador , o que nos levanta na fraqueza. Veio da árvore ferida. O E.S. veio de Jesus (seu sangue), o homem ferido. Usado para cura de feridas e cicatrização. Jesus é o recurso para nossa alma ferida pelo pecado. É o que nos cicatriza, nos faz andar em renovo e novidade de vida á Eternidade. É a cura para prosseguir.
· Tanques : Quando caia a chuva os tanques se enchiam de água. Eram tanques cavados na terra. Alguns armazenavam muitas águas e outros poucas águas. Era de acordo com a profundidade da terra. Da mesma forma, a chuva Esp.Santo) tem caído sobre a Igreja abundantemente para que essa possa caminha vitoriosa, mas a nossa benção particular e a porção particular para a nossa caminhada vai de acordo com a profundidade de nosso coração. Os que “cavam” (buscam) mais, retém mais água, o que cava menos, ora menos, retém pouca água. A terra é o nosso coração diante de Deus. Deus dá o mesmo recurso. A provisão na caminhada é certa.
Termino essa mensagem dizendo que: a caminhada é longa, o caminho é estreito. E, muitas vezes, onde se encontra nossa força para tanto caminho?
A resposta está no verso 5: “Bem aventurado o homem cuja força está em ti”.
A força não é nossa. É de Deus. Apenas caminhe com o coração aplanado.
Gabriel Felipe M.Rocha

2 comentários:

Elvira Maria disse...

Essa palavra falou muito ao meu coração. Foi a porção que Deus me deu nesta tarde. Obrigado. e a Paz de nosso Deus. Elvira Maria campos Lago

Anônimo disse...

Um manjar e tanto. Continue na graça de nosso Deus, irmão. Seja o vaso que é em nosso meio................Sua irmã em Cristo Maria Celia