quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A VÍTIMA DA FESTA (PARTE 2)

PARTE 2

salmo 118:27

“Deus é o Senhor que nos deu a luz: atai a vítima da festa com cordas, e levai-a aos ângulos do altar” Salmo 118:27

A tenda da congregação, a primeira habitação única de Deus na terra, era o lugar onde os sacerdotes da família de Aarão cumpriam todos os seus serviços neste santuário.

A tenda da congregação, como as colunas do páteo eram fixadas por cordas que passavam por dentro de ganchos de cobre presos na terra, com a intenção de dar amarração da tenda para dar-lhe firmeza e segurança.

Estas cordas são uma imagem do cuidado que o Senhor tem para com as nossas tendas (salvação, comunhão, vida espiritual) para que estejam firmes, presas à justiça de Deus, onde o inimigo não pode penetrar nem derrubar os que estão sobre os cuidados de Deus, atados a Ele.

Estas são as cordas que Davi viu atadas à vítima. Cordas de amor,de uma amor eterno que, como o cobre faz uma boa ligadura, Ele quer nos ver ligados e firmes a Ele para todo o sempre em sua comunhão eterna. “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus” (Jo 17:9).

Um outro aspecto do valor dessa corda atada á vítima, é o caso dos espias enviados à Jericó: “então ela os fez descer por uma corda pela janela, porquanto sua casa estava sobre o muro da cidade”Js 2:15. A corda que Raabe usou para ajudar a fuga dos espias fala de livramento. E quantas vezes o Senhor nos tem jogado esta corda! Ainda quando Jesus expulsou os vendilhões do templo ele usou uma corda.Mt 21:12. Jesus usa também cordas para expulsar o que está errado na casa do pai.

Entretanto, a palavra de deus fala ainda de “ corda para medir”,medida esta encontrada apenas no livro de Ezequiel: “Quando pois repartirdes a terra por sortes em herança, ofereceis uma oferta ao Senhor, um lugar santo da terra... Ez 45:1. “ e saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel para medir...”Ez 47:3. Esta corda será u7sada pelo Senhor para medir nossa herança no reino celestial.

“E levai-a até aos chifres do altar”- Há traduções dizendo: “lavai-a aos ângulos do altar”, ou mesmo “pontas do altar” , o certo é: “chifres do altar”. O altar do holocausto era quadrado e em cada ponta do altar havia um chifre perfazendo um número de quatro. Os quatro cantos apontavam para os quatro cantos da terra. A “vítima da festa” atingia essa universalidade.

Jesus foi a vítima do altar destinada à salvação de todo aquele que crê: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” João 3:16.

Os chifres do altar não devem ser jamais omitidos . são parte importante do original- porque eles enfatizam o carneiro, a vitima atada no altar oferecida em sacrifício pelo pecado do homem.

O que representam então os “chifres do altar”? representam a voz e o anúncio de Jesus. Eles estão atados, amarrados também à vitima do altar, são parte integrante da vitima. Só se ouve a voz do Senhor e se tem uma experiência com Ele, mediante o pacto da cruz e á incessante comunhão (estar amarrado) com Ele, levando também nossa cruz.

São ainda símbolos da força, do poder do Cordeiro de Deus. Os ângulos do altar ou pontas do altar não falam, não emitem som, um som específico, o som que irá acordar o mundo no grande dia do Senhor. São a buzina do pai, do filho e do Espírito Santo ao mundo. A buzina que soou no monte Sinai (Êxodo 19:18-19).

Assim vai ser no grande dia do Senhor: “tocai a buzina em Sião, e clamai em alta voz no monte da minha santidade...o dia do Senhor está perto”(Joel 2:1).

Sobre a expressão “ cordel de medir” , propositalmente deixei para o fim deste estudo.

Meditando nesta medida (cordel de medir) com alguns irmãos de minha igreja, lembramos e contemplamos as vestes do Sumo Sacerdote quando uma única vez as usava, no dia da expiação. Esta veste se compunha de uma túnica azul, com romãs e campainhas na bainha, o éfode de quatro cores, o peitoral ornado com pedras e um cinto de quatro cores.

O peitoral do éfode era quadrado exatamente como o altar do holocausto. Porque a decisão e a orientação do Senhor vem do altar,está ligada ao altar do sacrifício. Pelo sangue, Deus fala,Deus revela, Deus mostra,Deus julga,Deus opera. As medidas dos vasos do tabernáculo guardam mistérios preciosos, os mistérios dessas “entrelinhas” de Deus. Ao analisar a figura do peitoral, logo percebe-se as pequenas cordas que o prendiam ao éfode. Há nelas a semelhança da expressão “cordel de medir” por serem cordas finas e extremamente delicadas. Estas cordas tinham a função de fixar o peitoral ao éfode, pois este tinha de estar bem firme sobre o coração do Sumo Sacerdote. As cordas de cima eram de ouro e se ligavam ao ombros da estola ,por meio de duas argolas. As cordas de baixo eram torcidas de material de linho fino azul também ligadas ao éfode por quatro argolas. Temos quatro evangelhos que nos ligam ao ‘coração” (desejo) do pai. Vejamos mais tipologias:

Estas são as cordas que medem a terra da nossa herança eterna. São cordas atadas não mais à vítima da festa, mas a um Sumo sacerdote e Rei. As de cima,de ouro, falam da casa do Pai – Jerusalém Celestial – onde nós temos esta herança a receber. As de baixo falam de um sumo sacerdote que oficiou na terra a nosso favor. Usou em suas vestes o linho e o fio azul, símbolos da sua santidade e do seu grande amor pela congregação que deixou na terra, ligada a Ele por “cordas de amor” pelo Espírito Santo.

No hebraico o termo “ptil pshitim” usado para determinar o “cordel de medir” literalmente seria como o pavio que era usado nas candeias,aqui porém , um cordel especial,feito de linho e azul, uma medida de amor com a qual nos tem amado o Senhor. Estas cordas – as de ouro e as de linho e azul estão mostrando as duas naturezas de Jesus: a divina e a humana, que são inseparáveis. Assim como Deus guardou a Davi dos seus inimigos, Ele tem nos guardado como a menina dos seus olhos neste mundo: Um deserto desolador,cheio de uivos e escorpiões, um deserto erosado mergulhado em desespero, desilusão e dor.

A herança da Igreja de Cristo foi medida com laços e cordas de amor.

“ E a cidade estava situada em quadrado, e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios e o seu comprimento, largura e altura eram iguais”. (Apocalipse 21:16). “E a fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro,semelhante a vidro puro”.

“farás também o altar de madeira de cetim: cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar) e três côvados a sua altura” (Ex27:1). A altura: Pai, Filho e Espírito Santo.

“Eu João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será seu Deus”(Ap 21:3-4).

“E havendo-me levado ali,eis que um homem cuja aparência era como a aparência do cobre, tendo um cordel de linho na sua mão e uma cana para medir,estava em pé na porta (Ez 40:3). Esta é a porta à qual Davi se reporta no verso 20 deste salmo.

“ Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão”.

Glória a Jesus !!!

A todos a paz do Senhor Jesus, amém !!!

Gabriel Felipe M.Rocha

História ( graduação - licenc. Bacharel.)

Sociologia da Educação (pós graduação- lato sensu)

Graduando em Teologia (bacharelado em História da Igreja)

Grego N.T. (Inst. Abba)

Bibliografia utilizada :

Dicionario hebraico de strong

Dicionário Grego/português : Strong/B.Thompson / Grego do Novo Testamento Dobson

Bíblia de Estudo palavras – Chave Hebraico e Grego – CPAD,2011

Texto Bíblico Almeida Revista e corrigida , quarta Ed.

Biblia português-latim (editora Paulina) Ed. Catolica.

Livro .Instituicoes de Israel no Antigo Testamento.

Nenhum comentário: