sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O PODER DAS PALAVRAS - Parte 2

O Poder das Palavras – Parte II

(A IMPORTÂNCIA DE SABER A HORA DE CALAR)

Em termos simples, palavras são pensamentos verbalizados. Jesus disse em Mateus 12:34: “ Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Aquilo que pensamos e aquilo que cremos irá um dia se manifestar através da boca. Os pensamentos que pensamos tornam-se as palavras que dizemos, as quais influenciam as ações que tomamos. Portanto aqui há uma batalha antiga: devemos escolher falar vida ou morte. Pois em uma fração de segundos os nossos pensamentos mais profundos podem se tornar as nossas expressões mais exteriorizadas.

Devemos escolher nossas palavras cuidadosamente. A língua é a única ferramenta que se torna mais afiada com o uso. Por isso o salmista orava: “ Põe, ó Senhor, uma guarda a minha boca; vigia a porta dos meus lábios! (Salmo 141:3)

Pense nisso: você já disse alguma coisa da qual se arrependeu depois? Você se lembra de ter gritado um palavrão quando estava bravo? Você falou mal do seu irmão ou xingou na frente dos seus filhos? Sim, palavras escapam com facilidade. E as palavras mostram quem nós verdadeiramente somos. Aquilo que pronunciamos pode influenciar nações a irem para a guerra, pode criar uma briga entre um marido e uma mulher, e pode destruir a reputação de um bom homem.

Em Josué 6:10, vemos na prática, a brilhante estratégia dada por Deus à Josué para a conquista de Jericó:

“Josué tinha dado ordem ao povo, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até o dia em que eu vos disser: gritai! Então gritareis”.

Por que esse voto de silêncio? Imagine o povo dando uma volta por dia na cidade, e no sétimo dia, sete voltas ao invés de uma; e de repente alguém começasse a murmurar disseminando incredulidade no meio do povo!

Cairiam no mesmo pecado de seus ancestrais, que pela boca (fala, murmuração...) perderam a sua Herança.

Fechar a boca e permanecer em silêncio foi a maior estratégia, pois neutralizou o principal modo de ação dos demônios.

Gustavo Rodrigues

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PSEUDOPENTECOSTALISMO E PENTECOSTALISMO

Não confunda pentecostalismo com pseudopentecostalismo

Isto não é pentecostalismo.


Antes da leitura, vamos partir de uma premissa : "pentecostalismo", "neopentecostalismo",''cessacionismo'',etc. são apenas rótulos que servem simplesmente para distinguir grupos mediante a fé nos Dons, Operação diversa do Espírito Santo, etc.

Respeito muito os irmãos cessacionistas e tenho até amigos que não concordam com as doutrinas esposadas pelos pentecostais. Mas considero deselegantes os antipentecostais extremistas, que, além de cessacionistas, não sabem (ou não querem?) distinguir o pentecostalismo do pseudopentecostalismo. Chamar as aberrações pseudopentecostais (como o derramamento de doze litros de óleo sobre a cabeça) de práticas pentecostais revela ignorância, preconceito e deselegância.





Considero igualmente deselegante a afirmação de que todos os cessacionistas são sectários e extremistas, pois muitos deles, a despeito de não aceitarem o pentecostalismo, não colocam os que se dizem pentecostais no mesmo bojo. É o caso dos queridos irmãos batistas (tradicionais), presbiterianos e de outras denominações históricas.

Diante do exposto, desejo fazer algumas distinções importantes, a fim de que não se confunda pentecostalismo com pseudopentecostalismo.

O que é o antipentecostalismo?

Ignorando verdades bíblicas esposadas pelos pentecostais, alguns irmãos em Cristo privam-se da sobrenaturalidade do Evangelho, à disposição de todos os salvos (At 2.39). Alguns desses antipentecostais até zombam dos crentes que creem na atualidade da manifestação multíplice do Espírito. Apesar de sinceros, são racionalistas e tradicionalistas (1 Co 2.14,15).

Há um grupo de cessacionistas que dizem aceitar apenas uma parte das manifestações do Espírito descritas nas Escrituras. Alegam que determinadas operações do Espírito foram apenas para os dias dos apóstolos.

Os cessacionistas extremistas, por sua vez, são os cristãos (cristãos?) que nutrem uma aversão aos pentecostais, chegando a afirmar que estes estão endemoninhados. Esses antipentecostais também se mostram iracundos, irônicos e zombeteiros. Gostam de desafiar os pentecostais e consideram estes ignorantes, incapazes de refutar as suas argumentações.

O que é o pseudopentecostalismo?

Há irmãos que se dizem e pensam ser pentecostais, mas não querem abraçar as Escrituras. A maioria deles é de neopentecostais, cristãos experiencialistas e ingênuos, que seguem a qualquer manifestação pseudopentecostal sem nenhuma análise, ao contrário dos crentes de Bereia (At 17.11). Para eles, modismos, como “cair no Espírito”, “unção do riso”, “unção do leão”, etc., são obras divinas, e ponto final. Mas a Palavra de Deus nos manda julgar, examinar tudo (1 Co 2.15; 1 Ts 5.21; 1 Jo 4.1; 1 Co 14.29; Jo 7.24; 1 Co 10.15).

Existe também o neopentecostalismo apóstata, formado por pessoas que já propagaram e defenderam o pentecostalismo bíblico. Apostatando da fé, elas deram ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (1 Tm 4.1). Propagam heresias e modismos pseudopentecostais, como “bênção de Toronto”, supostas conversas com santos mortos, como Paulo, Maria, etc., arrebatamentos em grupo, transferência de unção, avivamento extravagante, etc.


O pseudopentecostalismo também subsiste fora do arraial evangélico. E é formado por pessoas inconversas, não-regeneradas, que creem na intercessão dos “santos”, na mediação de Maria (ignorando 1 Timóteo 2.15 e João 14.6), etc. A Bíblia diz que o Espírito Santo é dado somente aos que obedecem a Deus (At 5.32). O Senhor Jesus afirmou que o mundo não pode receber o Espírito de verdade (Jo 14.17).
Pois bem, este presente assunto serve apenas como um simples meio de informação. Como verdadeiros cristãos que esperam a volta do Senhor Jesus, devemos estar preparados espiritualmente e , nos ultimos dias,a igreja romana tem se manifestado contra todas as igrejas pentecostais e, em nota, sugerem o ecumenismo religioso e o trabalho de união com igrejas tradicionais protestantes que, já a muito, negaram tambem a fé no Espírito de Deus derramado sobre toda a carne.
Mas, sabemos que o ódio desses não é pelo rótulo 'pentecostal', mas sim pela presença genuina do Espírito Santo ( que convence o homem do pecado). O fim está as portas e o Anticristo em breve surgirá e, como diz nas escrituras, ele se unirá a "besta" religiosa operante,então, fica aí uma alerta em caráter informativo !!!!

GABRIEL FELIPE


sábado, 22 de outubro de 2011

Princípios da Reforma Protestante - Sacerdócio Universal do crente

SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE

Este mês de Outubro, é conhecido como o mês da Reforma Religiosa do Século XVI (16), quando Martinho Lutero afixou as 95 teses de protesto contra a Igreja Romana, na catedral de Witemberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Entre elas estão os Quatro Princípios Básicos da Reforma Protestante, que são:

1º - SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS; - EFÉSIOS 2:8-9 “O justo viverá pela fé”

2º - O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE - I PEDRO 2:5 e 9

3º. JESUS CRISTO, O ÚNICO MEDIADOR - I TIMÓTEO 2:5

4º - O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS –JOÃO 5:39. A supremacia da Bíblia sobre a tradição - MATEUS 15:1-10

O nosso assunto de hoje será sobre o Sacerdócio Universal do crente. Segue abaixo um quadro com as diferenças e semelhanças do sacerdócio do V.T. com o sacerdócio universal do crente:


DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DO SACERDÓCIO DO VELHO TESTAMENTO COM O

SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE

DIFERENÇAS

SACERDÓCIO V.T.

SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE

FILIAÇÃO

Uma única tribo (Levi) e uma família (descendentes de Arão).

“...homens de toda a tribo,e língua,e povo ,e nação”. Ap.5:9-10

NASCIMENTO

Deveriam nascer dos descendentes de Arão.

Todos os filhos de Deus (Jo.1:12),através do “Novo nascimento”.

IDADE

À partir dos 30 anos.

Todas as idades. Da criança ao ancião.

SEXO

Masculino (só varão ).

Homens e mulheres. Todos os servos e servas.

HOMEM COMO MEDIADOR

O necessitado e pecador dependia da intercessão do sacerdote para alcançar o perdão.

Temos acesso livre e direto ao trono da graça (Hebreus 10:19-20).

LITURGIA

Rituais ,Vestes e Objetos consagrados/ungidos.

Clamor pelo Sangue de Jesus (Hb.10:19/Rm.5:2)

SEMELHANÇAS

LAVADOS COM ÁGUA

“E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água”(Lv.8:6)

...Se eu te não lavar, não tens parte comigo”(Jo.13:8 b).

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(Jo.15:3)

UNGIDOS COM ÓLEO

“Tomou Moisés também do azeite da unção, e do sangue que estava sobre o altar, e o espargiu sobre Arão e sobre seus vestidos,e seus filhos, e os vestidos de seus filhos com ele”(Lv.8:30).

“...e o que nos ungiu, é Deus”(II Co.1:21)

“O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”(v.22).

“E a unção, que vós recebestes dele, fica em vós...a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira,e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (I Jo.2:27).

SEM HERANÇA TERRENA

“Pelo que Levi com seus irmãos não tem parte na herança: O Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem dito”(Dt.10:9) (Dt.18:2 / Js.18:7 a)

“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz” (Col.1:12)

“Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós”(I Pe.1:4).