sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012

 FELIZ 2012


A Paz do Senhor amados leitores;

Muitos nos alegramos, o Blog tem crescido e as participações tem aumentado muito, é o que almejamos, poder tirar duvidas, auxiliar a encontrar o caminho, e ajudar a levantar aquele que cair, pois Deus é misericordia acima de tudo. A equipe Palavra a Sério deseja a todos um feliz ano novo, que este ano possamos nos empenhar mais, em tudo, especialmente na Palavra. 

Gustavo Rodrigues

Gabriel Felipe

Mateus Morais

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

JÓ 37:1-5 (Mensagem)

JÓ 37:1-5

Jó 37:1
Sobre isso também treme o meu coração, e salta do seu lugar.
Jó 37:2
Dai atentamente ouvidos ao estrondo da voz de Deus e ao sonido que sai da sua boca.
Jó 37:3
Ele o envia por debaixo de todo o céu, e o seu relâmpago até os confins da terra.
Jó 37:4
Depois do relâmpago ruge uma grande voz; ele troveja com a sua voz majestosa; e não retarda os raios, quando é ouvida a sua voz.
Jó 37:5
Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos.

Esta postagem,na verdade,é uma mensagem que preguei nesses dias. Espero que gostem.

Nossa experiência pessoal com o Senhor Jesus e a honra de sermos chamados ‘filhos de Deus’ consiste em ouvir sua voz, temê-lo em obediência e santidade. Santidade essa que envolve também envolvimento e, sua OBRA, serviço e frutos em sua presença.

Jó foi um servo que entendeu a importância do temor e, na provação árdua, venceu ouvindo a voz de seu criador em humildade e santidade, recebendo de Deus a justificação pela fé.Pela fé em sua voz.Pela fé na Palavra de Deus. Ele também foi justificado em Jesus, a palavra de Deus, a voz do Criador. “eu sei que vive meu Redentor”.

Toda a nossa caminhada começa num ato interno: Temendo a Deus.

Deus se revela ao homem através de Jesus, o concede salvação (ato soberano e sem participação humana), mas , a partir daí a caminhada inicia-se com o primeiro passo dado pelo homem e esse primeiro passo é o temor. Temor ao Deus vivo que fala e vive para todo o sempre. Temor é o princípio... Jesus (a voz de Deus) é o princípio. E nossa caminhada termina onde tudo começou, na eternidade, pois, temor é o fim de todas as coisas. Jesus é o início e fim de todas as coisas.

Era comum nos tempos bíblicos, um homem ao estar em dívida ,se tornar escravo de alguém até paga-la ,ou, para todo o sempre. Mas também era comum ,num ato de misericórdia, livramento de uma morte,perdão de uma dívida, um homem ficar servo de alguém por gratidão e honra. É o nosso caso. Paulo disse que ,uma vez mortos para o pecado (na qual éramos escravos),nos tornamos servos (escravos,no original) do Espírito para a obediência e santificação.

Então, sem mais palavras iniciais, vamos direto ao texto em Jó 37.

“sobre isto também treme o meu coração”. Treme, no original hebraico (baradh) nos tráz a idéia de: temor, mas num sentido além do substantivo. Um verbo.Vem da raiz primitiva “apressar” , apressar com ansiedade. Temer ao Senhor não é ter pavor, mas é ter a reverencia dinâmica , na pressa (caminhada) e no anseio de estar com Ele, pois somos feitos, filhos dele, pertencentes a Ele. Temer a Deus, portanto é saber que não somos mais donos de nós, mas sim ,servos e propriedade exclusiva de Deus. Então , devemos ,em temor, entregarmos a Ele nossa existência (alma) todos os dias. Sabendo que, “não mais vivo eu , mas, Cristo vive em mim”. Tráz a idéia também de temor com tremor.

Na física, toda ação gera uma reação e, no mundo espiritual também:

“...treme o meu coração... ...e salta do seu lugar.”

O temor ao Senhor gera movimento no mundo espiritual, mais especificamente, na nossa vida espiritual.

Somos convidados todos os dias pelo Espírito Santo a sair de “nosso lugar”.

“salta” no original(nathar) traz a idéia de: “livrar-se”,”desatar”. A salvação (livramento da morte) começa quando recebemos Jesus em nossos corações e andamos em temor na obediência e santificação.Isto explica: “...também treme o meu coração e salta de seu lugar...”.

Este verbo hebraico também está relacionado a “desatar”,”separar”. Porque nossa dinâmica em temor tem um resultado: Santidade. É andar separado,desatado do mundo .

“E salta de seu lugar”: a conseqüência espiritual de tudo isso é exatamente saltar de seu lugar, estar livre do velho homem, ir para um outro alvo, converter de todo o caminho pecaminoso.

E quem faz toda essa transformação na vida do homem? Jesus! O verbo vivo de Deus, a Palavra, a Voz do criador.

Verso 2: “atentamente ouvi o movimento da sua voz e o sonido que sai de sua boca”. O que move o homem a tremer o coração e saltar de seu lugar é a experiência pessoal com Jesus Cristo e a Palavra de Deus.

E para quê Deus nos move, nos levanta, nos resgata ? Para sermos dEle, instrumentos dEle. Para sermos usados em sua OBRA como folhas ao vento.Para irmos onde seu Espírito nos enviar.Certo? Vejamos:

Verso 3: “ Ele o envia por debaixo de todos os céus e sua luz ,até para os confins da terra”. Esse verso fala da presença do Espírito Santo de Deus enviado e derramado por “debaixo dos céus”,ou seja, na terra para nos guiar rumo ao destino celestial. A “luz até os confins da terra” está ,de forma direta, apontando para a Igreja (a luz do mundo) que leva a palavra aos confins da terra, como o próprio Senhor Jesus um dia ensinou e designou o seu povo.

Para concluir esta mensagem,quero dizer que há uma promessa, uma recompensa para aqueles que ,como Igreja do Senhor, tem andado com o coração em tremor (temor), saltando de seu lugar (em disposição e serviço), ouvindo a voz do Espírito Santo (em santificação) e, por fim realizando sua Obra como a luz do mundo.

Verso 4: “ Ouvida sua voz,não tarda com essas coisas”. Ouvir no original hebraico está diretamente ligado a OBEDECER. Os que obedecem à voz do Senhor terão um galardão seguro e guardado no céu.

Gabriel Felipe M.Rocha

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Postagens por E-mail

A paz do Senhor a todos;

Estamos disponibilizando no Blog, uma nova ferramenta, que possibilita você leitor a nos seguir por e-mail, basta inserir seu e-mail ao lado, e depois você recebera um e-mail pedindo uma confirmação de cadastro, fazendo isso você será avisado por e-mail todas as vezes que houver uma postagem nova.



Abraços da equipe Palavra a Sério.

Natal - Parte III - Nota de esclarecimento

A paz do Senhor a todos;

Gostaria de compartilhar um comentário feito por mim e Haas, como uma nota de esclarecimento, podem ter havido alguns exageros da minha parte sobre o Natal, Palavra a Sério não tem ódio sobre o Natal, apenas denunciamos os erros doutrinários e heresias presentes nas atuais comemorações, e sobre como toda história é contada e retratada em filmes e teatros, por exemplo a Bíblia diz que os magos encontraram Jesus numa casa, não em uma gruta, ou estábulo, "E entrando na CASA acharam o menino com sua mãe..." Mateus 2:11, a Bíblia não fala nem que eram 3, nem que eram reis, nem existe os nomes Baltazar, Gaspar e Melquior na Bíblia, (porque não ensinar às crianças da maneira correta?) existe sim uma certa mistura de tradições pagãs no Natal. 

 

Nós nos reunirmos com nossas familias para celebrar o nascimento de Jesus(independente da data) é valido, nós também passamos este dia com nossas famílias, sem deixar de lado aquilo que é importante para nós: "Jesus é o centro de tudo e não pode deixar de ser". 

 

Não comemoramos o nascimento de Jesus com músicas, bebedeiras, não ensinamos aos, mais novos sobre a figura do Papai Noel, pois vemos na Bíblia que aderir tal personagem é inaceitável conforme está melhor explicado nos comentários abaixo, citei o PANETONE e a ÁRVORE na minha última postagem somente para mostrar que existe paganismo misturado, não afirmo que será uma opressão na casa de ninguém, mas afirmo que benção também não será, não existem objetos abençoados, é somente um enfeite sem valor espiritual para Deus, um costume, eu mesmo vou comprar um panetone mais barato hoje (risos).

 

Um abraço a todos e me desculpem por um certo teor de exagero da minha parte nas outras postagens, não retirando tudo que eu disse antes apenas corrigindo certos exageros, segue abaixo os comentários:

 


Haas disse...
Bom dia Amigos e feliz Natal!! Lendo este post e o anterior, me vem a pergunta: Independente da data de comemoração, o importante não é a comemorar Jesus, Aquele que morreu na cruz para salvar a todos nós? Sabemos que nos dias atuais, a idéia de Natal é muito mais comercial do que religiosa, muitos nem ao menos sabem qual o verdadeiro sentido do Natal. Torno a refazer a pergunta, Qual o peso que a data tem em relação ao motivo a ser comemorado? A real importância não seria relembrar o nascimento do Salvador?
Mateus disse...
Bom dia Haas e feliz Natal; Nossa objeção é a maneira como tem sido comemorado o Natal, Jesus deixou de ser o centro de tudo, hoje o centro é o Papai Noel, vejamos o que a Bíblia diz sobre isso: "E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus." Mateus 23:9 Jesus dizia aos que o seguiam, e cada um tinha seu pai individualmente, esse pode ser chamado de pai, agora coletivo(de todos), só um pode ser chamado de pai, o nosso Deus que está nos céus. Do mesmo jeito o PAPA, que significa papai, não aceitamos essa figura em nossa fé, pois aceitar um outro pai para um grupo é anti-bíblico. Separarmos um dia no ano para celebrarmos o dia que o mundo recebeu a maior visita, o maior presente é louvável, agora, separar todos os dias da nossas vidas como eu e você fazemos é ainda muito mais maravilhoso. Não desprezamos quem tira essa data para louvar a Jesus, se reunir com a família para refletir, banquetear (eu mesmo fiz isso) só não podemos nos esquecer quem é o centro de tudo. E não ferir a Palavra de Deus, ainda que isso implique em abandonar tradições e costumes. Pois é ela quem vai nos salvar. E sobre a data como você mesmo conhece, não sabemos que dia é, pois se fosse a vontade de Deus que soubéssemos Ele com certeza iria preservar os dados históricos, como sabemos não existe uma informação histórica sequer sobre 25/12, nem mesmo na igreja primitiva. Abraços e A paz do Senhor.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal - Parte II - Que data é esta? Tem Benção?


Leitores a Paz do Senhor. Continuo hoje falando sobre o "Natal", me questiono o porque de ser comemorada esta data até hoje no meio cristão, tanto católico como protestante. Antes de tudo quero destacar algo em voz alta: "DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM TRADIÇÃO, COSTUME, FOLCLORE, CULTURA, FESTAS, MAS TEM COMPROMISSO UNICAMENTE COM A SUA PALAVRA", então ninguém precisa se sentir ofendido, pois quem se sentir está de desacordo com a Palavra de Deus. 

“O Natal é uma celebração especial da ceia do Senhor - chamada de missa pela Igreja Católica Romana e de ceia por grande parte das Igrejas Protestantes.” 

Por que muitos cristãos celebram o Natal em 25 de Dezembro, se não foi nessa data que Cristo nasceu? (Ler final da postagem http://palavraserio.blogspot.com/2011/12/natal-parte-i-que-historia-e-essa.html).

Essa questionável data possui um precedente contrário pessoa de Jesus. Falo sobre algo já mencionado pelo irmão Gustavo no Blog: Ninrode e Tamuz. Ninrode foi um dos primeiros lideres da terra; o Senhor havia dito: "multiplicai-vos e enchei a terra", mas Ninrode fazia o contrario, ajuntando todo o povo em um só lugar para construir a torre de Babel(ler Gênesis 10:9), e ele passou a cultuar-se como deus do sol.

Resumindo a história, passado o tempo Ninrode toma sua própria mãe (Semíramis) como esposa e a nomeia deusa lua, após a morte de Ninrode, Semíramis ficou grávida e inventou que a criança era a reencarnação de Ninrode, seu nome era Tamuz, e ele nasceu no dia 25 de Dezembro

Após a morte de Tamuz, Semíramis inventa que ele havia regado na sua morte um pinheiro com seu sangue, então é colocado o costume entre o povo de levar presentes neste pinheiro como homenagem a Tamuz. Os irmãos podem encontrar melhores detalhes na enciclopédia britânica, uma respeitada biblioteca histórica. http://www.britannica.com/EBchecked/topic/582039/Tammuz

E então, seria isso tudo uma semelhança com o tal "Natal"? Vejamos alguns textos com alusões às práticas natalinas: 

  • "E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas". Oséias 3:1 PANETONE
  • "Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado"; Jeremias 10:3 ÁRVORE DE NATAL

"E levou-me à entrada da porta da casa do SENHOR, que está do lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz."
"E disse-me: Vês isto, filho do homem? Ainda tornarás a ver abominações maiores do que estas." Ezequiel 8:14 e 15

E é isto que tem acontecido, "...porta da casa do SENHOR..." o profeta viu mulheres chorando Tamuz à entrada da casa do Senhor, e tem sido assim, essa abominação tem sido levada para dentro da casa do Senhor, e as pessoas não fazem idéia disso. Fazem muitas vezes na ignorância. Como esta data foi incluída no meio Cristão? Vejamos abaixo:

Essa data foi escolhida antigo domínio político/religioso Romano, isso mesmo após a falsa conversão de Constantino o governo Romano era político/religioso, repleto de imposições e como era político precisava agradar a todos. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" por séculos, a data se tornou tradição por toda a cristandade. 

Um complemento do significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando.

Assim, por que 25 de Dezembro foi escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo com uma missa (ou ceia)? Como ninguém sabe o dia de Seu nascimento, o antigo governo Romano se sentiu livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método se valia do fato de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e se arriscado a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã.

Os vários equívocos acerca do nascimento de Cristo ilustram a necessidade de sempre testarmos tudo o que ouvimos contrário à Palavra de Deus, não importa qual seja a fonte da informação. A Bíblia é a autoridade decisiva.



Mateus Morais

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SINAIS DA VOLTA DE JESUS - TERREMOTOS

“Haverá grandes terremotos...em vários lugares...”(Mt.24:7)

Um dos sinais que apontam para a proximidade da volta de Jesus são os terremotos:

Ocorrência de Grandes Terremotos

De 1000 d.C – até 1800 d.C

800 anos

21 terremotos

De 1800 d.C – até 1900 d.C

100 anos

18 terremotos

De 1900 d.C – até 1950 d.C

50 anos

33 terremotos

De 1950 d.C – até 1991 d.C

41 anos

93 terremotos


Quando Jesus morreu , aconteceu um Terremoto: Mateus 27:51

“E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam...”

Quando Jesus ressuscitou, aconteceu outro Terremoto: Mateus 28:2

“E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela”.

Assim como os Terremotos anunciaram a MORTE e a RESSURREIÇÃO de Jesus, assim também agora anunciam que em breve JESUS VOLTARÁ.

...”Ainda uma vez, daqui a pouco e farei tremer os céus, e terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações...”

(Ageu 2:6-7)

Gustavo Rodrigues

SALMO 25:1(Mensagem)

SALMO 25:1

“A ti,Senhor,levanto a minha alma”

A Paz do Senhor Jesus ! O momento atual, requer atenção, caminhada constante rumo ao alvo (salvação) sem se desviar jamais.

A igreja foi instituída pelo Senhor Jesus com um propósito dinâmico de receber e levar a salvação. Isso requer trabalho, caminhada, posição firme e segura em sua presença e, por fim, definição.

Neste salmo, Davi ora a Deus por causas particulares como o livramento dos inimigos e pelo perdão de Deus. No entanto, Davi se coloca neste salmo como um mero servo que quer “saber os seus caminhos” v.4. Quer lutar, vencer em Deus, quer fazer a OBRA do Senhor como um soldado alistado para a guerra. É este o salmo do servo que quer ser do Senhor um instrumento e, que reconhece sua miséria humana assim como reconhece a grande misericórdia do Senhor.

vamos entrar um pouquinho no Salmo 25:1 ao 3.

“A ti Senhor,levanto a minha alma v.1

“levanto” no original hebraico está ligado diretamente ao verbo: “nasáh”, e correspondente à:

1º- nasah=aceitar – então o salmista diz: “a ti Senhor, aceito-te, com minha alma (entendimento). Para servir ao Senhor e se achegar a ele é preciso estar disposto e se levantar com entendimento. Por exemplo: Senhor, eu te sirvo porque me resgataste da morte e,porque eu quero e te aceito como Deus,entendi o que é salvação. Com o entendimento de SUA VONTADE.

2º- nasah= suportar/padecer – então o servo , no entendimento, suporta as aflições de Cristo pela fé e se faz co-herdeiro com Ele da Glória Eterna.Carrega sua cruz.Padece pela Cruz de Cristo.

3º-nasah= produzir- trabalha e dá frutos. Não será jamais cortado e lançado ao fogo , mas é um servo como árvores que produzem bons frutos.

4º é um verbo associado com o substantivo: Pajem (função), o que leva as armas, carrega-as. Efésios 6: 11 “revestis de toda a armadura...”. Nos texto então é valido: “A ti,Senhor,me alisto para combater com minha alma” (existência). E a promessa para isso é firme: “ao que vencer...darei de comer da árvore da vida”.

5º- nasah= exaltar- adorar, louvar a um só Deus, o Senhor. Quer ser servo? Quer ser amigo de Deus? Seja grato! Não se alista para uma guerra,se não há um desejo e uma gratidão pela nação defendida. Em Jerusalém está o nosso louvor.

6º nasah= também significa perdoar; dar; doar; Todo o caráter do servo do Senhor está contida numa única palavra: “Levanto”. Tal caráter tem a semelhança de Cristo se dando pelos outros, doando-se, perdoando sempre. Quer ser servo? Sirva! Quer chegar a Deus como Davi chegava? Entregue-se totalmente.

O ato de se levantar para Deus e à Deus traz consigo um segredo. Não se faz servo por uma escolha racional e nem por uma condição emocional humana, mas por uma transformação de caráter (nascendo da água) pelo Espírito santo que nos “impulsiona” a levantar.

Vários atos na Bíblia relacionados á levantar, estão ligados a uma operação de Deus e de seu Espírito na vida do que foi erguido. Ezequiel teve essa experiência no capítulo 2,verso 1: “e disse-me: Filho do Homem, põe-te de pé, e falarei contigo”. Estar de pé diante de Deus é uma escolha. Estar de pé diante de Deus é uma transformação dinâmica de vida.

Elias em 1Rs 19: 7,8 também teve tal experiência. Para prosseguir no caminho, teve de se levantar. E para comer do manjar preparado (pão cozido), foi preciso estar de pé diante de Deus. Para o servo conhecer mais de Jesus, e se alimentar dele de verdade conhecendo a Revelação contida em seu Nome, é preciso primeiro fazer como Davi: “A ti, Senhor ,Levanto....”. Significa no original: “para ti, Senhor, levanto, minha existência”.

Davi orava a Deus neste salmo “levantando sua alma” mas,ao mesmo tempo, descendo totalmente diante do Senhor. Nota-se que a partir do verso 7, Davi se expõe por inteiro como pecador e transgressor diante de Deus e roga misericórdia. Ele se levantou para descer.

Davi, primeiro,estabeleceu um elo vertical para com Deus: “A ti levanto”; v.2 “ em ti confio”; “és o Deus da minha salvação” v.5.

Logo, como homem, se expõe ao Senhor num elo horizontal (humano/terreno): “não te lembres dos pecados” ; “minha mocidade”;“minhas transgressões”. E é exatamente neste ato horizontal que Davi se abre para Deus , como se estivesse com os braços erguidos e abertos ao Pai,ligado e dependente por inteiro da misericórdia de Deus.

Nota-se uma semelhança com a cruz. A ti levanto minha alma (minha existência, no original), ou seja: Levanto a minha vida e abro-me pelos meus pecados.Revelo os meus erros e minhas falhas.

A oração de Davi neste salmo é uma oração voltada à cruz de Cristo e com a essência direta na sua mensagem, mas num ato de entrega e morte de si mesmo.

Para se estar diante de Deus é necessário carregar nossa cruz, mas , para morrer nela o velho homem e ressurgir o novo homem com Cristo.

Levantar a alma ( a ti,Senhor levanto minha alma) é entregar a Deus a nossa existência humana, carnal, e terrena. Como no sacrifício do antigo pacto, levantando a oferta e depositando no altar para ser queimada.

Alma , no original hebraico está ligado à: “nephes” que quer dizer: criatura,corpo(carne), fôlego,desejo, mim, eu,mente, prazer.

Muito interessante e maravilhoso isso. No texto em original, Davi orava assim:

Verso1º “ Para ti, Senhor, dedico em entrega,gratidão,satisfação e devoção a minha existência , carnalidade, meu corpo e mente,meus desejos pessoais e meus prazeres terrenos”.

Verso 2º “Deus meu, em ti confio “batah”(verbo hebraico = corro em busca de refúgio;estou preso e firmado;deposito tudo), não me deixes confundido...”

Confundido, no original, “bôs”, dá a idéia de : estar atrasado, fora de uma zona desejada.

Então Davi orava: “ Em ti corro todos os dias, não me deixes chegar atrasado ao meu desejo”.

Ele profetizava a respeito daquele em que nós hoje corremos , Jesus, o caminho, corremos pelo premio, para não chegar atrasados ao banquete na eternidade e para jamais nos atrasarmos como as cinco noivas imprudentes que por falta de óleo não entraram à meia noite.

Quer estar salvo em cristo? Levanta-te e entrega-te. Entrega o seu caminho ao Senhor e viva uma nova caminhada rumo à Vida Eterna. Amém !

Mensagem de Gabriel Felipe M.Rocha

Jesus vem !!!