segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Esmagando heresias II - Jesus teve outros irmãos sim

Paz novamente aos irmãos;
Iremos explicar hoje a segunda pergunta e resposta deixada no meu primeiro artigo sobre o tema: "Esmagando Heresias", agora falaremos sobre Jesus ter tido sim mais irmãos.
 
Destacamos agora a colocação: "...até que deu a luz à seu filho, o primogênito..."; e acrescentamos um texto: "E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos..." Lucas 2:7

O que é primogênito? É bem claro que é o primeiro filho, então a Bíblia diz que Jesus foi o primeiro filho de Maria, se Maria tivesse em toda sua vida apenas um filho de José, a colocação Bíblia seria diferente, seria : "...e deu à luz a seu filho, o unigênito...". Então Jesus foi o primeiro.
Vejamos o mesmo versículo na Bíblia católica, (que é a mesma da protestante com acréscimo de alguns livros no Velho Testamento e diferenças até aceitáveis de tradução).

"E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas..." Lucas 2:7, é usada a mesma palavra PRIMOGÊNITO.

São muitos versículos que falam sobre os irmãos de Jesus, mas vamos nos ater a um:

"Porque nem mesmo seus irmãos criam nele." João 7:5
"Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele." João 7:5 (Bíblia Católica).

A palavra usada aqui no grego é adelphos αδελφος e significa:

1) um irmão, quer nascido dos mesmos pais ou apenas do mesmo pai ou da mesma mãe
2) qualquer companheiro ou homem 
3) um fiel companheiro, unido ao outro pelo vínculo da afeição

Ou seja, pode significar irmão de sangue ou uma pessoa com um forte vinculo. Certa vez Jesus disse que aqueles que ouvem as suas palavras são seus irmãos, pai e mãe, então alguém pode me dizer que os irmãos de João 7:5 são pessoas de vinculo, ou companheiros, ou pessoas que ouviam a sua palavra, mas NÃO, neste contexto não, está claro que eram pessoas que não criam nele, logo não se aplica vinculo nenhum, o único significado que se aplica é irmão, da mesma mãe, a palavra é clara, não criam nele, logo não são aqueles que ouviam a sua palavra, nem eram companheiros, pois não criam, mas mas tarde creram, Tiago que escreveu a carta de Tiago era irmão de Jesus, pois o Tiago discípulo havia morrido, e na carta de Judas ele se diz irmão de Tiago. Logo Tiago e Judas que escreveram os livros/cartas do Novo Testamento são irmãos de Jesus.

"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?" Mateus 13:55

Jesus tinha irmãos, e eram casados nos afirma a Bíblia : 

"Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?" I Coríntios 9:5


"...e os irmãos do Senhor..."

Mais uma resposta, Jesus teve sim mais irmãos, irmãos de sangue. Na próxima postagem responderei a terceira pergunta.


Mateus de Souza Morais

2 comentários:

Eduardo disse...

que demais ! Uma revelação que supreende até quem já é cristão evangelico. Parabenizo!

Unknown disse...

Eduardo, está convidado a visitar o blog sempre que quiser, obrigado pela visita.