quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O CAMELO

“Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo”. Levítico 11:4

1 - Capacidade de Orientação

O camelo é um animal imundo como alimento, porém, é um animal extremamente útil. Tem uma capacidade de orientação incrível. É um dos animais capaz de, fazendo uma ou duas vezes uma mesma caminhada por um trajeto no deserto, não se esquecerá dele e o fará sozinho da próxima vez, pois ele se orienta perfeitamente. O camelo é denominado de “navio dos desertos”.

O camelo era muito usado pelos viajantes do deserto, no momento em que havia uma travessia com dificuldades ou tempestades e ficavam desorientados , eles seguravam o rabo do camelo e deixava-o ir embora; o camelo levava-os pelo caminho do deserto certo.

É o crente que trilha seu caminho sozinho. Não sente necessidade de buscar orientação no Senhor. Não consulta ao Senhor o que deve fazer, confia nos seus instintos e na sua razão.

2 - Criado para uso no deserto

O camelo foi feito para habitar no deserto. Devido às suas características, dificilmente se adaptaria em outro lugar. O deserto é local ideal para ele viver. Para muitos o deserto é sinônimo de morte, para o camelo é o local que escolheu para viver.

É o crente que já se adaptou ao mundo. Ele não sente mais a necessidade de deixar o pecado, para ele o mundo não é tão ruim assim. O servo fiel necessita da salvação, pois considera a vida em pecado como morte. Para este tipo de pessoa a salvação não é necessária, pois o pecado não tem mais o “peso” da morte.

3 - Calo no Joelho

O camelo é tão bem preparado para o deserto que se tiver havido uma tempestade recente e a areia estiver fofa, ele dobra os joelhos e anda vários quilômetros, fazendo uma base maior de apoio e por isso, não afunda.

Só ajoelha quando esta passando por duras provas. São aqueles que só vem na madrugada, nas reuniões quando estão necessitando de algum livramento. Quando a luta passa, voltam a sua posição natural. O camelo mesmo ajoelhado ele continuava caminhando. Estas pessoas, mesmo buscando ao Senhor no período de lutas, não mudam o rumo de suas vidas.

4 - Olhos com Dupla Proteção

Os olhos do camelo apresentam uma membrana embaixo de sua pálpebra transparente. Durante uma tempestade de areia, o camelo fecha esta membrana e mantém a pálpebra aberta. Como a membrana é transparente, ele consegue enxergar naturalmente. Pode vir areia a vontade que não machuca seu olho. Continua de olho aberto vendo tudo.

Não fecha os olhos para as cousas do mundo (concupiscência dos olhos) continua de olho nas coisas dasta vida. Não existe uma preocupação com a santificação, pois o pecado não lhe causa dano nenhum.

5 - Armazena Água

O camelo pode ficar seis meses sem beber água, consegue armazenar aproximadamente 76 litros d`água e consome pouca água.

Nas paredes do seu estômago existem dois reservatórios de água de que o animal pode se utilizar na falta deste líquido.

É o crente que fica muito tempo sem ler a Bíblia. Só lê a Bíblia no culto. Não sente falta de meditar diariamente, não tem experiência com a Palavra.

6 - Corcova

Quando a camelo se alimenta ele come mais que o necessário para seu sustento. Ele vai acumulando gordura na sua corcova, como se fosse uma grande dispensa. Ele consegue então, ficar quarenta e cinco dias se alimentar. Seu organismo é sustentado pela gordura acumulada em sua corcova.

De vez em quando recebem uma benção e passam muito tempo sem voltar à Igreja. São aqueles que deixam a presença do Senhor, dão uma volta grande no mundo e voltam completamente necessitados de uma nova benção. Não são constantes.

7 - Nariz

No deserto é comum a variação de temperatura; de dia pode chegar até 50ºC e a noite temperatura negativa, e seu nariz contém uma dupla proteção cabelos grossos e não se resfria também não permite entrada da areia fina do deserto no momento de tempestade.

A frieza do mundo e a forma como a religião trata das coisas do Senhor não incomodam a este tipo de crente. Outra característica é que ele se adapta facilmente as situações do mundo.

Comentário

O camelo é um animal excepcional e, tudo o que relatamos até agora são na realidade suas qualidades. Nada do que falamos pode ser considerado como uma falha.

O servo tem que ter em mente que ser uma pessoa de qualidades não é o suficiente para assegurar que o Senhor irá nos aceitar. Temos que esquecer nossas supostas qualidades e perguntar ao Senhor o que Ele espera encontrar todos os dias em nossas vidas.

Tudo o que falamos do camelo até agora não o enquadrava na qualidade de imundo. Muitas de nossas falhas são toleradas pelo Senhor. Vimos que são falhas que prejudicam apenas as nós mesmos. Mas o camelo possuía duas características que não eram aceitas pelo Senhor. Como veremos são características, que se o crente possuir, irá prejudicar aqueles que estão a sua volta.

8 - Não tinha a Unha Fendida

Tem os cascos fechados por um couro endurecido envolvendo as plantas lateralmente e formando uma espécie de almofada que se alargam ou contraem de modo a impedir que os cascos se afundem na areia. O camelo é reconhecido pela marcas que deixa na caminhada (marcas do camelo)

Fala do mau testemunho que muitos deixam por onde passam. As marcas deixadas são de pessoas mundanas, nada que aponte para um servo de Deus. O nosso mau testemunho prejudica a salvação das pessoas que estão a nossa volta.

O infiel é conhecido pelas marcas vergonhosas que deixa pelo caminho. O pé do camelo se adaptava ao terreno. Quando o crente se adapta, toda a forma do mundo, a marca que ele deixa é reconhecida e apontada por todos.

9 - Rumina

Ruminar é a forma que muitos animais têm de fazer a digestão. O alimento depois de ingerido, volta a sua boca várias vezes para que possa ser mastigado novamente.

São pessoas que ficam remoendo coisas que já passaram. Não conseguem esquecer ou perdoar. Volta e meia trazem coisas do passado e vivem novamente todos os sentimentos ruins daquele problema.

A boca tem papel importante neste processo de digestão. Além de viver estas situações do passado, a pessoa ainda comenta com todos que estão a sua volta. Em vez de repartir o amor e a misericórdia, o que elas oferecem são o ressentimento e a amargura.

Gabriel Felipe




Nenhum comentário: