quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vai cuidar da sua ALMA!!!

A paz do Senhor a todos leitores, hoje iremos falar sobre uma parábola do Senhor Jesus que nos mostra a importância de cuidarmos da nossa alma.

Lucas 12:19 e 20

“...e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”

Nesta parábola Jesus cita um homem que conquistou muitos bens, nada de errado nisto, mas o erro dele é quando ele diz pra sua alma: descansa, come, bebe e folga;
 
O que é a alma?
 
A alma foi o principal ato de Deus na criação do homem, quando Deus faz o homem do pó havia um juízo sobre o pó pois a Palavra diz em Salmos 102:25 e 26:

25 “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permanecerás;”

"Eles perecerão..."

A terra um dia pereceria, então este corpo humano está condenado a um dia perecer, tudo que foi criado no céu e na terra um dia há de perecer, mas atente bem para a criação do homem em Gênesis 2:7:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente.”

A Palavra não diz que Deus criou a alma, ou disse: ”haja vida no homem”, Ele soprou o folego da vida e o homem foi feito alma vivente, veio de dentro d’Ele, ou seja a alma não passará pois não foi criada, ela veio de dentro de Deus.
 
Há uma separação entre coisas materiais e espirituais, a alma também é assim, o erro daquele homem não foi ter muitos bens, foi pensar e dizer a sua alma para descansar com eles; a alma veio da eternidade, ela é eterna, e só pode ser saciada pelas coisas eternas, quando ele diz a sua alma:

Descansa: o lugar de descanso da alma é na sua casa, casa esta que não está aqui neste mundo, mas está ao lado de Deus, de onde ela veio;
 
Come, bebe: a alma não se alimenta dos prazeres desta vida, ela se alimenta da própria existência e presença do Deus vivo, ela tem sede de Deus e não daquilo que é material;
 
Salmos 42:2 “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”
 
Folga: A alma do homem anseia tanto pela presença de Deus que ela se inquieta, se entristece e se abate ansiosa para estar com Deus. 

Salmos 42:5 “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.”

Irmãos, hoje não é momento de pregar sobre prosperidade, riquezas, coisas materiais, mas é momento de pregar sobre salvação, sobre o perdão dos pecados,  sobre o juízo vindouro, sobre o amor de Deus pela alma do homem, Jesus prospera? Sim; Jesus cura? Sim; Jesus ressuscita? Sim; Mas principalmente Jesus salva, e essa é a principal preocupação d’Ele:

Marcos 8:36 “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”

Mateus de Souza Morais

Nenhum comentário: