sábado, 31 de março de 2012

Jesus no Velho Testamento - Parte VI

A paz do Senhor a todos, antes de iniciar a postagem gostaria de informar que estou um pouco ausente pois irei me casar dia 7 de Abril, peço aos irmãos que orem por mim.

Estou retomando os estudos sobre Jesus no Velho Testamento, só para relembrar é importante abordar este tema pois Jesus mesmo disse: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39; lembrando que estas escrituras é o que hoje conhecemos como Velho Testamento, então nestes estudos vemos onde no V. T. está sendo testificado de Jesus, peço aos que nunca entraram no Blog que leiam os assuntos anteriores sobre Jesus no Velho Testamento, basta clicar nos links que deixarei no final da postagem.


"Porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho? O SENHOR, pois, te pague com bem, por isso que hoje me fizeste." 1 Samuel 24:19

Este texto citado nos fala de um momento que Davi teve Saul em suas mãos, para mata-lo mas não o fez, apenas cortou a orla de suas vestes e o deixou ir em vida.

Somente um pequeno paralelo entre Saul e nossas vidas,  antes de aceitarmos ao Senhor, eramos inimigos de Deus, isso mesmo: "Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." Romanos 5:10; Antes eramos considerados inimigos por causa de nossas obras: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou." Colossenses 1:21; Eramos inimigos mas Jesus nos encontrou e nos reconciliou com Deus.

Davi era um homem segundo o coração de Deus pois estava disposto a fazer toda sua vontade sem ressalvas, ele pecou grandemente mas seu arrependimento foi bem maior do que seu pecado, naquilo que Davi não pecou ele nos ensina muito sobre o caráter de Jesus, por exemplo: Davi era um homem perdoador, Davi era um homem que desejou morrer por seu filho Absalão 2 Sam 18:33, desejou morrer pois sabia da condenação que havia sobre o morrer em pecado diante de Deus, e assim foi Jesus como homem, perdoador, desejando morrer por nós, para que não recebamos a condenação do pecado; são muitos os paralelos que se podem traçar das boas atitudes de caráter de Davi que mostram algo do que é Jesus, não confunda isto com idolatria, somente estamos falando de Tipologia, Davi e qualquer outro homem foram simples pecadores como nós, somente Jesus pisou nesta terra e foi perfeito.

Então vemos um momento em que Saul diz a Davi: "Porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho?..."

Jesus nos encontrou ainda inimigos, em pecados, vivendo conforme nossa vontade, e Ele nos matou? nos julgou? Nossas vidas estavam em suas mãos e o que Ele fez? _Nos deixou ir por um bom caminho, um caminho de vida, de paz, de eternidade, um caminho que leva até ao Pai, um caminho feliz. Saul fez uma pergunta, e esta pergunta é respondida em Jesus: _Jesus é aquele que nos encontrou como inimigos e nos deixou ir por um bom caminho.

Saul fez sua escolha, continuou odiando Davi, continuou achando que era dono do reinado havendo Deus o rejeitado para reinar, continuou sem se arrepender, vivendo segundo sua razão. Não sejamos como Saul, sejamos como Davi rápidos para se arrepender e se reconciliar com Deus, Ele te encontrou e quer te deixar ir por um bom caminho, ande neste caminho, assim vemos que o Velho Testamento ensina sobre Jesus, basta procurar, Paz a todos.

Segue os links das postagens anteriores:







Mateus Morais

Nenhum comentário: