terça-feira, 6 de março de 2012

O CAMELO E A AGULHA

O buraco da agulha e o camelo


No evangelho de Lucas cap 18 dos versículos 10 a 25 a palavra de Deus nos diz: “Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele. Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus“.

Não irei entrar especificamente se o rico vai para o céu ou não. Gostaria de compartilhar algo que para muitos é confuso. O tal do camelo e a tal da agulha.

Se levarmos ao pé da letra como um camelo passaria pelo fundo de uma agulha? O nosso Deus não fazia e nem faz nada para criar confusão em seu povo. Esse camelo no original grego é camelo mesmo. Isso porque existia nessa época uma corda de espessura muito grossa que também se chamava camelo. Essa corda era utilizada nos tempos de guerra onde através de um buraco chamado AGULHA, se fazia o transporte de armas e comida. Até hoje essas agulhas são presentes nas muralhas da cidade antiga de Jerusalém.

A cidade era rodeada de muros, existia alguns portoes principais grandes e por ali se passagem carroças inteiras, mas existiam as fendas, os “pequenos portais” ao redor da cidade. Esses portais se chamadam “agulha”.

Quando Jesus fala que é mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha é porque o camelo só conseguia passar pela agulha DE JOELHOS.

TENHA UMA BOA REFLEXÃO !

GABRIEL FELIPE

Um comentário:

professor Lincon Alves Silva Borchio disse...

A Paz, achei interessante a analise desta expressao ,pois a menos de quatro dias entrei nesta questao tambem. Gostei do texto, foi quase uma crônica,parabens !