quinta-feira, 29 de março de 2012

EM TUDO DAI GRAÇAS

por Gabriel Felipe Martins Rocha

“Em tudo, dai graças,
porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”

1 Tessalonicenses 5:18


Olá leitores do Palavra a Sério,a paz do Senhor Jesus! Estava lendo o texto acima ontem e ,numa forma íntima e particular, fiz uma reflexão e achei relevante escrever algo aqui no Blog também e pesquisando mais sobre o assunto, achei algo de interessante e somei com minha reflexão,pois,somos diariamente bombardeados por notícias negativas veiculadas por todos os meios de comunicações e também notícias que envolve nossa vida particular,familiar,etc.

Estes e muitos problemas podem interferir no modo como olhamos para as circunstâncias da vida e relacionamentos. Assim, por exemplo, é possível que 5% de aspectos negativos superem 95% das concepções positivas nas diversas situações em nossa volta. Sem percebermos, tornamo-nos gradativamente murmuradores. A murmuração, aliás, foi um dos pecados que mais o povo de Israel praticou contra o Senhor no deserto. Ele enviava o maná todos os dias, mas o povo não agradecia; pelo contrário, reclamava até das bênçaos de Deus.

Nosso desafio,pelo que a Bíblia ensina, não é desprezar problemas, mas ter maturidade suficiente para lidar com eles, de modo a não permitir que o seu discernimento racional se torne motivo para a ingratidão e constante insatisfação. Lembrando que nossa vida DEVE ser levada no espírito pelo Espírito Santo e sua OBRA redentora .

O apóstolo Paulo, em sua segunda viagem, dedicou-se em anunciar a Cristo aos tessalonicenses por aproxidamente três semanas. O fruto do seu trabalho foi a formação de uma igreja importante na Macedônia (região em que estava localizada a cidade de Tessalônica). Contudo, o trabalho proselitista que os judeus já faziam na Região foi dramaticamente enfraquecido pela pregação do Evangelho. Furiosos, instigaram um ataque contra a casa que hospedou os missionários e o próprio proprietário Jasom (At. 17:1-9). Naquela situação, Paulo entendeu que seria sábio preservar a igreja de problemas maiores, despedindo-a (At. 17:10-15). Ele tentou voltar à Tessalônica, mas foi impedido (1 Ts. 2:18). Porém, como Timóteo permaneceu na cidade (At. 17:14) este depois deu boas notícias do desenvolvimento da igreja (1 Ts. 3:6 cf. 1:6-8, 4:1, 9-10), mas também de problemas como: especulações e desconfiança da liderança (1 Ts. 2:3-12 e 5:12-13 - problema eclesiástico); negligência da santidade quanto ao uso da sexualidade (1 Ts. 4:3-8 - problema moral) e abstinência do trabalho em resposta do apelo escatológico das pregações de Paulo (1 Ts. 4:10-12 - problema teológico).

A carta de 1 Tessalonicenses reflete o anseio do apóstolo Paulo de ver os crentes daquela igreja firmados à teologia em que foram ensinados com gratidão em todas as situações. Como? Sendo vigilantes quanto ao Dia do Senhor (5:1-11), acatando com apreço os líderes locais (5:12-13), no serviço cristão (5:14-15), sempre disciplinados na alegria (5:16), oração incessante (5:17) e ações de graças que vem da percepção de que o propósito soberano de Deus está por trás de todas as circustâncias. Paulo mesmo diz: “Em tudo”, porque estas recomendações envolvem amplamente a vida em qualquer situação. Ser grato não é uma reação ocasional a uma experiência positiva apenas, mas uma conduta cristã permanente. A conjução traduzida por “porque” também poderia ser traduzida por “pois” expressando o sentido de “causa”. A vontade de Deus é o motivo desta conduta orientada pela gratidão em tudo. Portanto, não se trata de uma sugestão, mas uma clara determinação da vontade de Deus para que sejamos agradecidos permanentemente. Esta vontade não é abstrata, inalcançável ou oculta, mas está revelada em Cristo Jesus para conosco. Ele é o modelo segundo o qual obtemos a força necessária para oferecer ações de graças mesmo quando nem tudo está como gostaríamos. Fica assim para a nossa meditação e reflexão.

O SENHOR JESUS VEM !!!

Gabriel Felipe M.Rocha

Nenhum comentário: