quinta-feira, 15 de março de 2012

RESTAURAÇÃO DO ALTAR

A RESTAURAÇÃO DO ALTAR

“Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”. I Reis 18:21
“Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha”. I Reis 18:30-33


1 - O culto a Baal

O culto a Baal (senhor da vida - deus cananeu) teve sua maior difusão em Israel durante o reinado de Acabe, através de sua mulher Jezabel, que empreendeu dura perseguição aos profetas do Senhor, matando-os e estabelecendo 450 profetas que promoveram em todo o Israel a adoração a Baal, que era representado por diversas formas e nomes. O único profeta do Senhor que conseguiu escapar da perseguição foi Elias, o tesbita.
A situação espiritual de Israel naquele tempo é a mesma do mundo de hoje. O culto a toda sorte de ídolos é comum na vida de muitos. Cada pessoa adota um deus segundo a sua conveniência, e há aqueles que querem servir ao Senhor de forma mista - como Israel fazia naquela ocasião.

2 - A Prova

Elias se apresentou ao rei Acabe e mandou que ele convocasse todo o povo e os profetas de Baal para que subissem ao monte Carmelo, a fim de fazerem uma prova para saberem quem era verdadeiramente Deus, se Baal ou o Senhor. A prova consistia em preparar dois bezerros em holocausto, um a Baal e outro ao Senhor. Aquele que respondesse com fogo, aceitando o holocausto, era o Deus verdadeiro. Todo o povo concordou unanimemente com o desafio e se ajuntou no monte Carmelo.
Os profetas de Baal prepararam seu sacrifício e invocaram seu nome até o meio-dia, mas nenhuma resposta veio. Então Elias chamou o povo para que se chegasse a ele, e o povo se chegou. Depois Elias começou a preparar a “restauração do altar do Senhor que estava quebrado”...

3 - O Altar

O altar (lugar alto) representa o lugar de adoração ao Senhor. Ele aponta para nossa vida, para nosso coração, que foi criado para o louvor do Senhor, mas que está quebrado por causa do pecado e da desobediência. Outros deuses têm se estabelecido quando o altar do Senhor está em ruínas. O Senhor Jesus se manifestou na forma humana para restaurar a nossa vida (o altar de Deus).
O procedimento de Elias ao restaurar o altar do Senhor, mostrou aos israelitas a sua própria necessidade de restauração diante do Senhor, sua volta à verdadeira adoração e a destruição dos ídolos. Também aponta em todos os seus detalhes, para a Obra que o Senhor Jesus realizou por nós, para nos restaurar espiritualmente e nos conduzir à verdadeira adoração ao Pai.

4 - As Doze Pedras
Representam as doze tribos de Israel, o povo de propriedade do Senhor no Velho Testamento e a Igreja do Senhor Jesus no Novo Testamento. Elias construiu o altar com doze pedras para mostrar ao povo de Israel a sua propriedade e o direito que o Senhor tinha sobre o seu povo, elas eram o memorial que o Senhor tinha estabelecido para lembrar a sua Aliança e a sua fidelidade com Israel. Em relação à igreja o Senhor tem o mesmo propósito e a mesma aliança.

5 - O Rego
Aponta para a separação do mundo, para a santificação e consagração ao Senhor. Deus requer do seu povo exclusividade. Ele não aceita duplicidade no servir. O limite é a comunhão com sua Palavra (duas medidas de semente).

6 - A Lenha
Tipifica a natureza do homem que precisa ser consumida pelo fogo do Espírito no altar, isto é, no serviço ao Senhor. Quando o homem se consagra e se entrega no serviço do Senhor, ele é como lenha que queima o sacrifício em adoração ao Pai. O Senhor requer a entrega total do nosso ser na realização da sua Obra Redentora.

7 - O Novilho
É o Senhor Jesus, que foi sacrificado por nós para que pudéssemos ser restaurados e aceitos pelo Pai. Ele tomou o nosso lugar sobre o madeiro e se tornou a propiciação pelos nossos pecados.

8 - Quatro Cântaros D`água

Representam os quatro Evangelhos, mostrando o cumprimento das profecias e da Lei na vida do Senhor Jesus. São as bases da doutrina sobre a qual a igreja seria edificada. A água representa a Palavra que purifica e refrigera o homem dos seus males e pecados.

9 - Três Vezes

Presença da Trindade para confirmar a Palavra.

10 - A resposta com Fogo

Aponta para o Batismo com o Espírito Santo, para transformar o homem e selar o Projeto do Senhor em sua vida. Ele é o sinal e o penhor da herança de Deus para o servo, indicando que o Senhor o aceita como filho. Também aponta para o arrebatamento da igreja, que acontecerá quando ela cumprir toda a vontade do Senhor.

Comentário Final:

O sangue do novilho, apesar de não ser mencionado, não pode ser esquecido, pois foi derramado sobre a lenha, o altar de pedras, e escorreu até o rego, misturando-se com a água, mostrando que o clamor pelo sangue de Jesus está em tudo no Projeto Eterno de Deus, em sua Obra Redentora e na vida do homem.
GABRIEL FELIPE


Nenhum comentário: