terça-feira, 6 de março de 2012

A UNIDADE DA FÉ

A palavra de Deus nos diz em Efésios 4 do vesículo primeiro até o sexto versículo o seguinte:

“ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”.

Existe algo interessante nela no versículo 3 “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Em outra versão bíblica está escrito: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”.

A unidade é algo que vem de Deus. Essa passagem não diz para buscarmos a unidade. Ela já foi derramada em nós, na cruz do calvário, por isso que nesse versículo nos diz que devemos preservar ou guardar a unidade do Espírito em nossas vidas. A questão é que existem níveis de unidade. Quando ouvimos que em tal lugar não existe unidade.. é um erro. Na verdade ela existe, mas devemos fazer o nosso papel.

Temos que sim, preservar a unidade em humildade, mansidão, longanimidade, suportando uns aos outros em amor como está escrito no versículo 2. O interessante disso é que mansidão e longanimidade é um dos frutos do espírito escrito em Galatas 5. Isso nos faz entender logicamente que só nascendo de novo podemos preservar a unidade do Espírito.

A Unidade do Corpo é uma doutrina lógica, pois sabemos que o corpo não se divide, Cristo não se divide, a Igreja Fiel não se divide, a OBRA do Espírito Santo não se divide. Então, para mantermos firmes na fé, precisamos estar inteiramente envolvidos no corpo, preservando e dinamizando a vocação (o chamado).

A unidade não é buscada. Ela é preservada.

Até mais !

Gabriel Felipe

Nenhum comentário: