sábado, 28 de abril de 2012


A TERCEIRA PARTE
“Em toda a terra, diz o Senhor, as duas partes dela serão exterminadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus” (Zacarias 13:8-9)
   
Estes  versículos apontam uma divisão da humanidade em 3 grupos, no qual 2 deles sofrerá um juízo e 1 será salvo deste juízo. A Bíblia sempre mostrou estas 3 partes.
1ª O HOMEM NATURAL: Representa o ímpio; aquele que não quer compromisso com Deus.
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”(1 Coríntios 2:14).
A Bíblia fala sobre i juízo sobre este grupo:
“Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmos 9:17).
2ª  O HOMEM CARNAL: É aquele que conhece à Deus, a Palavra, o Projeto de Salvação,mas não segue; está dividido entre Deus e o mundo.
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo”.
(1 Coríntios 3:1).
Normalmente , o carnal é desobediente, insubmisso, e auto-suficiente, por isso Paulo escreve o versículo acima citado.
3ª O HOMEM ESPIRITUAL: Discerne bem e executa a vontade de Deus.
 “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido” (I Coríntios 2:15).


Apocalipse 3: 15-16
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da Minha boca;"

A mesma divisão aparece em Apocalipse com uma outra nomenclatura, mas com a mesma essência:
FRIO = NATURAL
MORNO = CARNAL
QUENTE = ESPIRITUAL

“...Quem dera fosses frio ou quente...” = Porque quem é frio, ainda tem a oportunidade de conhecer ao Senhor; o quente,dispensa comentários, pois é uma bênção.
“Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da Minha boca"= Já o morno é um problema; porque seu mal testemunho, serve de tropeço para a salvação de outros.
O “vômito” põe pra fora do corpo o que faz mal ao corpo. Por isso Jesus usa esta expressão. O crente morno faz mal para a Igreja (que é CORPO de Cristo).

Voltando ao texto Base de Zacarias:
“...duas partes serão exterminadas...” = O FRIO(natural) e o MORNO (carnal).
“...a terceira parte...” = O QUENTE (Espiritual).
Aquele que é espiritual, escapará do juízo da morte eterna. Estes são aqueles que são além de provados, são aprovados.
De qual grupo você faz parte?

Gustavo Rodrigues

Um comentário:

Josué M.de Castro disse...

Pois é amados, é tempo de buscar com mais fervor a face de Deus e de buscar sua misericordia !!!