segunda-feira, 30 de abril de 2012

SALMO 23 (ANÁLISE)


SALMO 23 (ANÁLISE)
Vamos analisar os versículos 1, 2 e 3
O salmo 23 é conhecido por nós evangélicos como o “estatuto da ovelha”,neste caso,como o ‘direito’ da ovelha. Mas como em todo bom estatuto, existem direitos e também existem  deveres , muitos se esquecem disso.
Pela fé em Jesus Cristo nos foi dado o DIREITO de ser chamados Filhos de Deus e ovelhas de seu pasto e ,dentro desta legislação e legalidade espiritual ,temos o direito da herança (a salvação/vida eterna) como co- herdeiros de Cristo. Aliás, fomos feitos também participantes de suas bênçãos (Efésios 1:3). Mas, além de nossos direitos garantidos na cruz, temos também deveres a cumprir como ovelhas no aprisco do Senhor.
Nesta postagem vamos mais a fundo neste salmo e vamos descobrir maravilhas que envolvem nossa posição diante de nosso Pastor Amado.
·        Salmo 23:1: “O Senhor é o meu pastor...” Para realmente sermos ovelhas de Deus,necessitamos de uma vida definida no Senhor. É na entrega integral de nossa vida à Ele que podemos reconhecê-lo como o nosso pastor e dizer com clareza de alma: “O Senhor É o meu pastor”. Não “era” e nem “será” amanhã, Ele é ! É uma definição no agora, válida na convicção  de que “Ele é”.
Moisés  ao ser chamado por Deus na experiência da sarça ardente perguntou quem era aquele que falava com ele. Deus respondeu: EU SOU O QUE SOU (Yaveh – só Ele é) ! Só isso bastou para Moisés atender o chamado. Quer ser filho de Deus? Defina agora quem é o senhor de sua vida.
·        “...Nada me faltará”.  A palavra faltará foi empregado no texto original (hebraico) no verbo “haser”,que tem o valor gramatical ligado  a “minguar”,”diminuir”,”escassear” ,”negar” e “fazer menor”.
O salmista quis dizer então que: “o Senhor é o meu pastor e nada me será negado ou nada se fará menor para mim,ou,até mesmo,nada vai minguar...” pois o próprio Cristo  na forma de homem disse: “aquele que pede recebe”, “pode o pai negar ao filho seu...” (Mateus 7:7-12 e Mateus 21:22).
O Senhor é abençoador e, pela sua palavra, temos o direito sobre essas bênçãos, mas temos o DEVER de confiar nEle e agir com fé, temos o dever também de buscá-lo , temos o dever de vivermos em oração e súplicas diante dEle. Lembre-se do texto acima no Evangelho de Mateus: “aquele que PEDE,recebe”, na oração e na fé é que podemos concluir com: “O Senhor é meu pastor e NADA me faltará”.
·        “Deitar-me faz” – Nesta frase está explícito o seguinte: Há um sujeito oculto,um agente que faz deitar alguém. Quem é esse ? É o Espírito Santo que guia os passos daqueles que são ovelhas de Deus. Ele nos faz deitar ,não é nosso esforço,mas sua voz, Ele nos convence e nos coloca na posição que o agrada. A paz que temos nele nos faz deitar envolvidos no seu amor e no seu cuidado.Mas até mesmo nesse ato está presente o nosso dever de ovelha de se deixar (em submissão à sua voz) ser levado e deitado conforme a vontade de Deus. Devemos ser submissos à sua revelação e à sua Palavra. Devemos estar no centro de sua vontade. Ele é quem dita na sua OBRA Redentora o que devemos fazer e onde devemos ir.
A frase não poderia ser: “ Deitar-me vou” e nem “Deitar-me quero”, mas sim “ Deitar-me faz”.
·        “Em verdes pastos” -  Pasto no texto original usado por Davi foi “naah” que quer dizer “um lugar específico” e tal termo tem a mesma valia no hebraico  à “lugar agradável”. O nosso pastor, o Senhor Jesus havia dito em João 14: 1 (...) “Não se turbe o vosso coração... na casa de meu Pai há muitas moradas...”
Jesus  falara como o verdadeiro pastor amado alentando suas ovelhas,garantindo a elas o amparo,a paz e a esperança.
A Palavra de Deus nos garante que ,para entrar nesse gozo com o Senhor,devemos ter uma posição contrária ao mundo. O céu é nos dado por direito, mas antes disso, temos um DEVER perante o mundo: sermos santos e irrepreensíveis (na qual ninguém verá a Deus).
·        “Guia-me mansamente às águas tranqüilas”-  “guia-me” está no mesmo tempo gramatical de “deitar-me faz”,ou seja, a nossa caminhada  é de dependência  naquele que nos orienta (o Pastor).
Nesta caminhada rumo à Eternidade ,é o Espírito Santo quem nos tem levado. Muitas vezes nos deparamos com o cansaço físico ,espiritual,mental,emocional,etc. Mas somos sempre levados à resposta de nossos anseios e, assim saciados nas águas da salvação (Jesus). Temos em Jesus, portanto, o direito do descanso do acalento e da direção segura, porém é de extremo dever nosso estarmos firmes no caminho ,firme e constantes no Senhor sem se desviar para a direita e nem para a esquerda.

·        Por quê  “mansamente” ? Porque a nossa caminhada depende da nossa relação com o Mestre e Ele é manso e humilde de coração. Na nossa caminhada não tropeçamos nunca quando temos em nós o caráter de Cristo , a sua mansidão, a sua paciência, a sua temperança, a sua fé, a sua submissão.
Estar firme em Jesus é conhecer mais de seu amor.: “aprendei de mim que sou manso” (Mateus 11:29). Seguir para o alvo é andar mansamente em Cristo.

·        “Refrigera a minha alma”- refrigera no texto original é “subh” cujo significado é “converter” ,  “alegrar-se”, “acalmar”e “levantar”.
O texto estaria certo em todas as traduções abaixo:
“acalma a minha alma”
“converta a minha alma”
“alegra a minha alma”
“levante a minha alma”
Mas o que me chamou mais atenção foi o fato de o verbo no original estar ligado também  à “retornar” e, sendo assim, o salmista poderia estar dizendo (de forma paralela) ao usar esse termo o seguinte: “retorne a minha alma” nos dando assim uma explícita demonstração de que para a nossa alma ter a plenitude de todas as bênçãos que ela deseja citadas acima é preciso retornar de onde veio. Nós temos hoje  o alento para a nossa alma mediante nossa entrega a Cristo, porém a completude da benção será na Eternidade com Deus onde nossa alma repousará com Ele, pois dEle ela saiu.

Por isso o crente  que é verdadeiramente  ovelha do aprisco do Senhor e participante de sua OBRA tem um desejo firme em seu coração: ver a Deus ! Jó mesmo era um servo assim. Ele disse: “Quem me dera agora que se escrevessem minhas palavras...eu sei que meu redentor vive...”Jó 19:23-25.

O verdadeiro servo de Deus expressa com sua alma: Maranata !

·        “Refrigera (ou retorne) a minha alma-  Alma no hebraico é “nephes”  que quer dizer : fôlego, mente, mim, prazer, humano.

Precisamos nos encher a cada dia da presença de Deus ,pois nossa alma tem sua origem nele e nossa condição humana é extremamente limitada e necessitada.
As bênçãos são de direito para os que tem a fé em Jesus Cristo como salvador, porém é nosso dever reconhecer a nossa limitação e é nosso dever expor á Deus a nossa necessidade.

Devemos lembrar que um estatuto não é uma norma onde sua essência está na troca de atitudes. Não! Num estatuto contem normas de vivência e de relações éticas, humanas,políticas dentro de uma sociedade. Tendo o salmo 23 como um estatuto,sua essência  não muda: são normas de relação entre a ovelha e o pastor, do servo com o seu Senhor Soberano.

Gabriel Felipe M.Rocha
biel_shalom@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, você foi até a primeira parte do versículo 3. Gostaria que fizesse essa avaliação de todo o salmo 23.