terça-feira, 22 de maio de 2012

CORPO,ALMA E ESPÍRITO (exemplos na Palavra)


UM ESTUDO SOBRE CORPO ,ALMA E ESPÍRITO – 2º PARTE

Conceito bíblico imutável :

 O HOMEM É FORMADO POR CORPO, ALMA E ESPÍRITO (TRICOTÔMICA).
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4:12).


O corpo: é a parte material e perecível do ser humano, que cessa de existir com o fenômeno da morte. O corpo pertence a terra e tem contato com ela. Ele nos torna conscientes deste mundo.
A alma: é o principio da vida. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E com ela se relacionam nosso intelecto, nossa personalidade e nossa vontade. A alma proporciona ao corpo vida e inteligência, usando os sentidos físicos para receber impressões e usando os órgãos do corpo para expressar-se. Ela nos torna conscientes de nós mesmo.
O espírito: é o principio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal, embora receba impressões do corpo e da alma, também é capaz de receber conhecimentos diretamente de Deus e de manter com Deus uma comunhão espiritual que ultrapassa os raciocínios da alma. Ela nos torna conscientes de Deus.

Sendo o homem espírito, é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com Ele; sendo alma, ele tem conhecimento de si próprio; sendo corpo, tem, através dos sentidos, conhecimento do mundo. Com esses esclarecimentos iniciais, vamos aos exemplos bíblicos que separei para essa postagem.



Vamos para os exemplos de separação  (corpo , alma e espírito) começando em:

 Mateus 16: 25,26

“porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro,se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma” ?

Preste atenção: O Reino de Deus é espiritual, “não é deste mundo”(é profético). Para o homem entrar neste Reino é preciso perder sua vida, ou seja, renunciar de seus prazeres carnais (principalmente o pecado) e viver em espírito,pois o Reino é espiritual. Fácil de entender! Veja mais em Gálatas 5:24 e 25. No entanto, o corpo receberá seu trato específico (na ressurreição) para estar nesse Reino.

Jesus quis dizer o seguinte no texto acima: Você tem uma vida em carne (dada por Deus desde a criação), mas o evangelho (boa notícia)  é : “o Reino de Deus (espiritual) está chegando! Sendo assim, fica explícito que há uma possível dualidade no homem. Jesus apresentou nesse texto (Mt 16:25,26) que há o homem matéria e existe o homem espiritual (alma e espírito). Inclusive o ato de abandonar o pecado e reviver para Deus é um ato que é gerado de dentro para fora. O processo de salvação na vida do homem acontece em fases . Perceba:

 O homem vive em pecado porque sua alma está longe do Criador e sua carne sofre a conseqüência inevitável do pecado (ela apenas demonstra externamente o pecado, mas este está dentro do homem). Quando o mesmo tem uma experiência com o Senhor Jesus, sua alma (razão e sentimentos) é confrontada e se entrega .Logo esse passa a se encher de Deus, pelo Espírito Santo e o mesmo testifica  a salvação de Cristo diretamente e estreitamente no espírito do homem. Isso é bem teológico ,porém é fácil de entender!
Vamos lembrar das palavras de Jesus antes de algumas curas na Bíblia?
 “a sua fé te salvou”. É uma prova bem esclarecida. O homem carne receberia o milagre porque o homem espírito teve fé e a alma (razão e sentimento) esteve em concordância pela fé testificada no espírito (e a fé deve ser em espírito, porque ela é espiritual). Portanto, a carne foi beneficiada pelo ato surgido no espírito e alma do homem.  Sei que é confuso tudo isso, mas você vai entender, esteja em espírito !

Também podemos ver em Efésios 6:12 que a luta na carne ou carnal é desprezada no mundo espiritual. Nossa luta, portanto é espiritual. É o homem interior (de espírito redimido) lutando contra o mal e, as vezes , consigo próprio(1 Pedro 2:11), pois para viver em espírito(Gl 5:17), muitas vezes devemos sacrificar os desejos da carne e as razões e emoções do psíquico (alma).

O homem de Deus vive numa constante luta consigo próprio. Se ele fosse só carne, estaria já vencido pela carne por W O , não acha ? Jesus mesmo disse algo a respeito disso : “O espírito está pronto , mas a carne é fraca”.

Jesus disse mais em Lucas 12:20: “louco,esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será”?

O que esse homem teria para apresentar a Deus quando fosse pedida a sua alma? Jesus estava falando de algo espiritual, mas aquele homem só teria riquezas materiais. Seus méritos eram integralmente materiais e passageiros. É apresentado novamente, agora nesse texto, a idéia de um homem corpo (carne) ,de um homem alma ( pensamentos e razões que o torna longe de Deus com seus atos) e um homem espiritual que estava falido ,sem vida de Deus em si.

Vejamos mais em Mateus 10:28

“e não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma: temei,antes,aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”

Pois bem, acho que esse versículo ficaria bem para terminar aqui essa segunda parte do assunto.Perceba como está bem definida a idéia de corpo e alma.
·         Corpo = “sôma” – grego- (carne)
·         Alma =  “psique” –grego – (alma ou espírito)


Existe um determinado grupo (citei no inicio deste estudo na 1º parte) que defende a idéia errônea da ausência do inferno, da alma e do espírito. Mateus 10:28 é suficiente por si só para a derrubada de tais heresias.

Vamos concluir :

1º  carta aos coríntios 15 :29-57 (confira lá)

Não  vamos prolongar aqui, mas você notará que Paulo dá alguns exemplos eu esclarecem bem essa questão.
Por exemplo, ele cita um exemplo  em 15:36, que nos texto original está dizendo assim: “não sejam tolos! Vocês encontram a resposta na própria terra, pois quando se enterra uma semente no chão,ela não se transformará  numa planta se primeiro não morrer”.

Interessante, não é?  Paulo estava dizendo o seguinte: essa semente de um determinado fruto está apontando para a alma e para o espírito. O fruto é um, a semente é outra e o fruto de semente já é outra vida. Assim é o homem que morre para o mundo mortificando sua carne e sua razão e revive para Deus, dando agora frutos espirituais (dignos de arrependimento). Se o homem fosse só corpo, Paulo não se preocuparia em dar tal exemplo.

2º carta aos coríntios 5:1 a 10 ( esclarecimento sobre o corpo)
 Você leu o capítulo 5 ? então prossigamos o estudo.

Paulo assevera que o espírito é a pessoa real, não o corpo. O corpo (sôma –gr) é representado pela palavra grega skênê que quer dizer “tabernáculo” ou “tenda” . Ele explica que, mesmo se este corpo terreno (“casa”) “se desfizer”, o Senhor prometeu que haverá um “edifício de Deus”. Esta é uma descrição da morte do corpo, mas um encorajamento para o crente, ao enfrentar a morte. O vocábulo grego traduzido como “edifício” é  oikodomê ,que se refere ao “processo de edificar alguma coisa”. Deus está edificando uma nova casa para o espírito do crente,que será desligado do corpo no momento da morte e até mesmo no arrebatamento onde teremos os corpos transformados.

Isto indica que Deus criará alguma coisa completamente nova. A seguir, Paulo usa a palavra   oikia que quer dizer “morada” , se refere à finalização do “corpo eterno”. Há duas qualidades deste novo corpo que devem ser compreendidas. Em primeiro lugar, ele será similar ao corpo atual e identificável, mas não idêntico, porque será produzido por Deus.
 O termo traduzido como “não feita por mãos” é acheiropoiêtos. É o mesmo vocábulo  que o Senhor Jesus usou em marcos 14:58, quando falou sobre destruir o Templo ,que fora feito por mãos de homens, e em três dias edificar outro, não feito pelo homem. Cristo falava de seu corpo , após a ressurreição. Embora, no seu nascimento, o seu próprio corpo fosse “nascido de mulher” (Gl 4:4), na ressurreição, nenhum ser humano esteve envolvido. Muito interessante, não é ?  O corpo humano do crente terá o mesmo resultado.

Na primeira vez,quando se nasce neste mundo, o corpo é produzido fisicamente; contudo, na ressurreição dos justos por cristo (1Ts 4:15-17),Deus os converterá em corpos novos, glorificados (1Co 15:50-57).

A segunda qualidade deste novo corpo é que ele será “eterno”, tradução do grego aiônios . Este conceito de eternidade concentra-se no que caracteriza o próprio Deus. A  vida que é dada aos cristãos na salvação é a promessa da vida eterna (aiônios ,dzôê),indicando não só um período de tempo, mas também a qualidade da vida .

Esta vida nunca poderá ser removida ou perdida,desde que a pessoa aceite e confesse Jesus Cristo como Senhor e salvador . A palavra aiônios ,todavia está relacionada com o tempo, pelo uso da forma aiôn que demonstra “era ou geração”. Devemos considerar o seu uso em 2 Co 4:17,18,onde há um contraste entre “as coisas que se vêem, e são temporais” , a aflição que os coríntios estavam enfrentando então, e o “peso eterno de glória mui excelente”. Portanto, aiônios significa que aquilo que não é temporal não pode ser perdido, nem destruído .

Paulo diz que a localização desta “vida futura” será nos “céus”. Ele reconheceu que este lugar está situado onde Deus está, e onde o crente encontrará o seu descanso derradeiro e eterno (1 Ts 4:17,18).

Bem, espero ter esclarecido mais a respeito da doutrina do: Corpo, alma e espírito.

Deixo uma palavra de ânimo para os que são servos deste Deus maravilhoso:

“por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (2 Tm 1:12)

teremos mais sobre esse assunto nas próximas postagens.

Gabriel Felipe M.Rocha, um servo do Senhor, de corpo , alma e espírito.

Nenhum comentário: