terça-feira, 26 de junho de 2012

A SABEDORIA DAS PEQUENAS COISAS

Por Gabriel F.Rocha

Provérbios 30: 24-28


A  sabedoria de Deus é algo que o mundo e nem a tradição religiosa  pode entender e por isso muitas vezes despreza. Ambos gostam de aparências, daquilo que chama a atenção. Mas o Senhor é diferente, Ele gosta de se revelar através daquilo que é sem aparência e de aspecto frágil, para que toda a vaidade caia por terra e só Ele seja exaltado e glorificado (Lucas17:20).

 O próprio Senhor Jesus se tornou um exemplo disso: O Verbo de Deus, a Sabedoria em pessoa se revelou ao mundo como um homem frágil. E Deus foi glorificado,não por todos, mas foi glorificado.
Inclusive Ele falava e agia no mesmo contexto desta mensagem: falava de pequenas coisas, fatos simples,atos rápidos e discretos,levava uma vida comum, porém todas essas atitudes nos revela mistérios fantásticos.

As formigas - São um exemplo de trabalho incansável, e o oposto dos preguiçosos (Prov 6: 6 - 8).
Estão sempre em atividade e são um exemplo de ajuda mútua na realização de suas tarefas. No verão preparam o seu alimento para que no inverno não sofram necessidade, e isso é um grande exemplo de previdência. Durante a estação fria procuram o abrigo e o calor de sua casa. Quando trabalham, não perdem tempo com outras coisas e se mantêm sempre no caminho.
A Igreja Fiel de Cristo (que será arrebatada) vive isso: Ela trabalha incansavelmente e se prepara para o arrebatamento (Lucas 12:37). O tempo profético em que vivemos é o tempo de ajuntar alimentos em nossos celeiros espirituais ,ou seja, ajuntar vida em nossa alma,ter algo para apresentar ao Pai quando formos ceifados ou arrebatados (Lucas 12:19-21).

A Igreja também nessa última hora tem entendido a importância do Corpo, tem discernido o Corpo de Cristo, ela trabalha em conjunto e na mesma comunhão, pela mesma causa. Para o mundo está preparado um grande inverno(Grande Tribulação), onde a presença do Espírito Santo será tirada com a Igreja no Arrebatamento.O Importante é trabalhar e agir enquanto é verão (presença do calor do Espírito santo. É importante caminhar hoje, amanhã, no dia seguinte para que “não morra um profeta fora de Jerusalém (Lucas 13:33).

Os coelhos - São animais frágeis e sem defesas naturais, no entanto fazem a sua casa na rocha e nela se refugiam nos momentos de perigo. Os coelhos são muito prudentes, e não deixam seu refúgio sem antes observar bem o ambiente ao seu redor, aguçando bem as suas orelhas para escutar, e ao mínimo sinal de perigo correm para seu abrigo na rocha. Nunca dão um passo sem sondar bem o ambiente que os cerca. Outra característica do coelho é sua rápida multiplicação, pois são muito férteis e nunca param de crescer.
O povo santo do Senhor tem feito sua habitação na Rocha (no Senhor Jesus), pois somos indefesos , mas em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Romanos 8:37 e Salmos 19:14).
A Igreja Fiel ,da mesma forma como agem os coelhos, tem sido prudente na caminhada, procura ter zelo pela sua salvação e vigilância pois sabe que o perigo está a volta.
Nós, povo do Senhor, temos também “aguçado nossas orelhas”. Nosso sucesso depende de nossa obediência à voz do senhor e também da fé,que vem pelo ouvir.
A Igreja de Cristo sabe qual é a sua função na terra: Gerar vidas para o Senhor, multiplicar, ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho Eterno, não o evangelho materialista e enganador, mas o Eterno e profético.

Os gafanhotos - São pequenos animais que se deslocam em bandos, voando na mesma direção e em harmonia, mesmo sem ter um líder visível à sua frente. Nós não vemos com os olhos carnais a Deus, mas o sentimos e o percebemos pelo seu Espírito Santo e assim caminhamos firmes para o mesmo alvo.O segredo da subsistência dos gafanhotos  é a vida em grupo (corpo), pois individualmente são extremamente frágeis e vulneráveis aos perigos que os cerca. Quando voam parecem uma nuvem bem definida e todos buscam um objetivo comum, vivendo em união.

A aranha
- É tão indefesa que até uma criança a apanha com a mão, mas mora no palácio do rei e na sua presença permanece sem ser notada. Quando deseja construir sua teia, parte de um único fio (comunhão) e através dele realiza toda uma obra que irá sustentá-la nos paços do rei. Ali ela ouve os segredos e toma conhecimento de todas as orientações que partem do trono real.
Assim vive a Igreja que Cristo tem separado para ser sua no Grande dia do Senhor.


Formiga - Trabalho, diligência, previdência em realizar o projeto de Deus.
Coelho - Confiança no Senhor, prudência nas ações,multiplicação.
Gafanhoto - Sentido de corpo, direção do Espírito.
Aranha - Permanência na presença do Rei, intimidade e comunhão na realização da OBRA Redentora de Cristo.

E assim , Deus tem falado mais uma vez às nossas vidas. Louvado seja o Senhor, nosso Deus.

Gabriel Felipe M.Rocha

2 comentários:

Nayara disse...

Olha,gostei muito viu! Conheço um estudo sobre esse tema, mas você abordou um assunto interessante. Parabens,a ênfase está na Vida eterna e isso é necessario. Nayara Lana

Anônimo disse...

CONCORDO COM A NAYARA.AGR