quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Doutrina e Oposições


DOUTRINA E OPOSIÇÕES
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (I Timóteo 4:1).
No processo de edificação da Igreja dois pontos foram de fundamental importância:
1º A EXPERIÊNCIA
2º A DOUTRINA
Após o cumprimento da profecia de Joel do derramar do Espírito Santo no dia de Pentecostes, houve um crescimento abundante da Igreja (120, depois 3000 almas se convertem, depois mais 5000, depois gentios sendo batizados com o Espírito Santo na casa de Cornélio...) ou seja, a Igreja estava uma bênção. E como o ser - humano é dado ao comodismo, Deus usa as perseguições para que a experiência vivida em Jerusalém se propagasse até os confins da terra.
A Igreja então cresceu muito “cooperando com eles o Senhor com sinais, prodígios e maravilhas”.
RAZAÕ + REVELAÇÃO
Todo ser - humano em particular tem suas crenças e valores, herdados de sua família, de sua criação; portanto cada um tem sua opinião, seu ponto de vista à respeito de qualquer assunto.
Agora a Igreja estava cheia em número e em experiências, então surge a necessidade de Doutrinar, porque alguns misturavam seus valores pessoais,seu entendimento,sua razão  com a bênção que o Senhor estava operando, e repassavam da maneira que eles entendiam que era certo.
Alguns exemplos:
DONS ESPIRITUAIS: Começavam o culto e todo mundo começava à falar em línguas estranhas, e ninguém entendia nada; se alguém profetizasse ninguém ouvia a profecia ,pois todos falavam ao mesmo tempo.
Paulo então vem e coloca ordem:
“Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”.
(1 Coríntios 14:1-4)
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
“Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados”.
(1 Coríntios 14:27-31).

CEIA: Tinha um grupo que comia tudo, e outros ficavam sem cear. Vem então a Doutrina:
“Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo”.
(1 Coríntios 11:21-22)
“Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for”. (1 Coríntios 11:33-34)

VAIDADE  PESSOAL: Alguns querendo aparecer, ser mais importante que o outro, aí vem a Doutrina  da Igreja como Corpo de Cristo.
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”. (1 Coríntios 12:12)
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. (1 Coríntios 12:14)
“Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários”...
(1 Coríntios 12:18-22)
“Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.
(1 Coríntios 12:25-27)

CRISTIANISMO  MODERNO
A grande luta hoje em dia é a mesma: pessoas que não concordam com a doutrina bíblica pura, aí acrescentam aquilo que acham que é certo,segundo o entendimento delas... aí abrem uma Igreja  e saem criticando e atacando quem não concorda com ele.
0 “EU ACHO”... “EU PENSO”... “EUNÃO CONCORDO”... tem falado mais alto.
Daí a preocupação do Apóstolo Paulo com a Doutrina.

MOMENTO PROFÉTICO
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”.
(II Timóteo 4:3-4)
Recentemente, presenciamos um grupo que se desligou de uma determinada denominação dizendo não concordar com a doutrina, na qual viveu e experimentou por muitos anos de grandes experiências com Deus, chegando ao ABSURDO DE AGORA ATACAR UMA DAS DOUTRINAS MAIS PROFUNDAS DA BÍBLIA: O PODER DO SANGUE DE JESUS.Como se essa doutrina fosse propriedade de uma denominação.Hinos da harpa Cristã mencionam esta doutrina, a Bíblia muito mais ainda.Agora dizem que clamar pelo poder do sangue de Jesus é heresia;porquê? Porque a Igreja que eles saíram prega sobre isso.
O argumento dos que assim agem sempre foi e sempre será o mesmo: ATACAR A DOUTRINA.

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (I Timóteo 4:1).

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tito 2:1)

Gustavo Rodrigues

5 comentários:

Anderson Vianna disse...

excelente!

Anônimo disse...

Amigo, você tocou num ponto que tenho tido dúvidas preocupantes. Sobre o falar em línguas, poderia me explicar se essa manifestação é mesmo doutrinária, porque confesso que tenho uma limitação para a aceitação . Vejo ainda que é uma corrente ideológica que permaneceu como marca do "avivamento", mas não consigo entender à luz da escritura sagrada, pois creio que falavam mesmo linguas (glossa no coine) de outros países, idiomas diferentes. e Não uma série de palavras sem sentido. Te faço essa pergunta com todo o respeito. Tenho lido seu blog já a um mês e percebo que voces levam a sério de verdade o trabalho de vocês. Tem meu voto de secesso e crescimento. Francisco José Sobrinho

Gustavo disse...

Sobre o falar em línguas, como mencionei na postagem, é uma doutrina que Paulo explica detalhadamente. Mas, você vai encontrar em nossos dias 02 correntes que tem opiniões totalmente opostas:
As Igrejas chamadas Tradicionais que pregam contra essa doutrina, e as Igrejas oriundas do Movimento Pentecostal que crêem nesta manifestação.
Outro detalhe: quando a Bíblia fala de línguas como idioma usa o termo “dialectus”, já as línguas estranhas como manifestação do Espírito Santo aparece a expressão “glossa”.
“Porque o que fala língua estranha fala não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios” (I Coríntios 14:2)
Quanto ao ocorrido no dia de Pentecostes , foi além de línguas; junto com as línguas estranhas se manifestou o Dom de Maravilhas onde cada um ouviu em seu próprio idioma.

Gustavo disse...

Só um detalhe a mais:O Motivo de dúvidas quanto essa doutrina se deve a algumas denominações que tem banalizado esta manifestação, usando de forma desordenada, e até mesmo carnal, para falar que estão cheios de Espírito Santo, e às vezes é só emoção e imitação .Por isso Paulo ensinou aos Coríntios que não era como estavam fazendo.

Anônimo disse...

Bacana meu irmão, estou informado. FJS