quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quem não dá fruto é arrancado...

Paz a todos irmãos,

Aproveitando o comentário do irmão Germano, estarei continuando minha ultima postagem, falando sobre os frutos, o que são, e como consegui-los. Deixo abaixo um texto para base da postagem:

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 
João 15:2


Para você o que são estes frutos? São vidas que levaremos a Jesus? Ou são os frutos de arrependimento citados por Batista? Ou são os sacrifícios de louvor, fruto dos lábios que confessam Jesus citados em Hebreus 13:15? O fruto do Espírito citado em Gálatas?

Na verdade entendemos examinando a Palavra que são todos os frutos citados acima, primeiro vamos entender o que são frutos, e como eles nascem. Para uma árvore dar frutos são necessários alguns aspectos cruciais (não sou exímio conhecedor de biologia, se alguém possuir algum acréscimo agradeço):

  • A árvore tem que estar saudável;
  • Obviamente a árvore tem que ser frutífera(que dê frutos);
  • A árvore tem que ter acesso à luz;
  • A árvore tem que possuir uma fonte de água e sais minerais;
  • Com todos itens acima a árvore estará apta para realizar a fotossíntese, que a ciência considera um fenômeno e que alimenta a árvore dando vida e podendo assim dar frutos. 


Sobre a árvore estar saudável e ser frutífera e dar bons frutos:

Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 

Mateus 12:33

Sobre a árvore estar junto à fonte de água para poder junto com a luz do Sol, realizar a fotossíntese e dar bons frutos:

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 
Salmos 1:3



Ou seja irmãos a árvore só é classificada como boa ou ruim, sem meio termo, os frutos da mesma maneira. A luz do sol pode ser comparada à Graça, pois assim como o Sol brilha sobre todos, a graça de Deus veio para todos que a receberem, a água pode vir de uma fonte ou da chuva, mas tem um detalhe, a água da fonte ou rio é constante, agora a chuva vêm em tempos determinados. A árvore junto a ribeiros representa aquela vida que sempre está na presença do Senhor, sempre dando frutos, sempre buscando, orando, participado na congregação, no corpo de Cristo, agora a que espera a chuva, só dá frutos quando Deus abençoa, quando há algum sinal, alguma profecia, nunca busca, vive à espera de alguma ajuda e de algum pregador milagreiro, não vai até o ribeiro, não busca a presença do Senhor, as vezes dá frutos, as vezes não dá, vive morrendo na vida espiritual.


E quanto aos frutos? O que são? Os frutos são o resultado de um processo na árvore, a arvore é plantada, cuidada, regada, até que cresce, e agora vive para dar frutos. Aplicando na nossa vida entendemos o seguinte, Jesus morreu por nós, derramou o seu Espírito sobre nós, nos manifestou a Graça de Deus, criou em nós a Fé. Agora me responda, se você tem uma árvore que você espera o fruto, cuida, faz de tudo por ela, mas ela não dá fruto, o que você fará após tentar de tudo? Cortará pois não serve para nada. Agora vejamos o que são os frutos:


São vidas que levamos a Jesus:


Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 
João 15:16


Os frutos de arrependimento citados por Batista:

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 
Mateus 3:8


Como falado na postagem anterior, os frutos de arrependimento são definidos assim: Deus é quem nos leva ao arrependimento nos tocando para mostrar que nossas obras são más, então absorvemos este arrependimento e deixamos de praticar tais más obras(maus frutos) e passamos a praticar obras(atitudes) de servos de Deus, ou seja, Deus nos regou com o arrependimento e demos o fruto, aceitamos Jesus e deixamos o Espírito Santo transformar nossas vidas.

Os sacrifícios de louvor, fruto dos lábios que confessam Jesus citados em Hebreus 13:15:

Deus nos deu a Salvação, nos abençoou, nos livrou da morte eterna, nos deu uma nova vida, nos deu o perdão, nos deu tudo que temos e somos, e Ele espera de nós o fruto disto, ou seja, a GRATIDÃO, não podemos ser ingratos, o fruto de tudo que Deus tem feito por nós é a GRATIDÃO também, e isto inclui o louvor, a obediência, a santificação, a adoração, isto mesmo, cantar louvores e dizer "Glórias e Aleluias" nos cultos não é euforia(nem sempre) mas é o fruto de um coração grato a Deus.

O fruto do Espírito citado em Gálatas:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 
Gálatas 5:22


Note que o fruto aqui está no singular, nos ensinando que o sinal de que uma vida tem o Espírito é um só, é um tipo só de fruto que inclui todas as características acima, o Espírito Santo é quem continua a Obra de Jesus na igreja, o fruto do Espírito citado acima nos mostra todo o caráter de Jesus, toda a plenitude da Salvação na vida do crente. Irmãos devemos buscar o Fruto do Espírito a cada dia, nos examinando a cada dia, é logico que nenhum de nós possui todas estas características em todo tempo, somos pecadores cheios de falhas, mas devemos buscar a cada dias ter tudo isto.

O que Deus fará àquele que não der frutos e não se preocupar com isto, nem procurar dar frutos?

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 
Mateus 7:19



O nosso alvo é a Salvação, pode parecer para alguns que a palavra foi de exortação como se o escrito fosse, mas quem vos escreve não é perfeito, não se considera "super crente", nem quer parecer "super crente". Mas a palavra foi escrita primeiramente para mim mesmo, pois desejo ter mais destes frutos acima na minha vida, foi escrita para você que quer permanecer na presença do Senhor. Mas também foi escrita para você que está desanimado, deixou de dar frutos, se desviou, está longe de Deus, está uma árvore morta, sem frutos, cortada, sem vida, a Bíblia deixou um verso para você, pois ainda há esperança, há como voltar a dar frutos antes do dia do Juízo:

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. 
Jó 14:7


Mateus Morais
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 
Filipenses 3:12-14

2 comentários:

Germano Aleh disse...

Paz, irmão Mateus, fico honrado com a postagem e a menção a mim. Muito bom e inteligente seu post . Germano Aleh

Aline Rosa disse...

ApdSJ! Olha, o que vai ter de crente ficando aqui depois do arrebatamento não vai ser brincadeira....acho que vai ficar tanto crente que o mundo nao vai nem perceber o arrebatamento da Igreja! Isso é triste! Aline Rosa