domingo, 9 de dezembro de 2012

AMAR A DEUS NO SOFRIMENTO


“O amor é sofredor [...] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”(1 Cor. 13:4-7)

 

 

A igreja na terra precisa estar e lutar em fraqueza, miséria, pobreza, medo, morte, humilhação e vergonha. Pois a situação de aperto certamente fará com que você saia de si mesmo e deixe de confiar em orientação, ajuda e força de homens e passe a andar somente segundo aquilo que o Espírito Santo quer, pois Ele é quem revela ao homem (limitado) o Projeto Profético e, assim confiante, tenha Cristo no coração, considere o seu Nome, sua Palavra e o reino de Deus as coisas mais importantes, caras e valiosas do mundo.

 

Quem não faz assim, antes ama a sua própria vida, honra e poder pessoal ou religioso (ou ambos), bem com a estima, amizade, prazer e alegria do mundo mais do que aquilo, para este de nada vale o que está sendo dito aqui. Como o próprio Cristo diz um pouquinho adiante: “Quem não me ama, não guarda as minhas palavras”.

 

Não se trata, porém, de um amor que se limita a palavras. Precisa ser um amor que se manifesta em obras, como a expressão “guardará a minha palavra” indica. Porque o verdadeiro amor se caracteriza por fazer tudo pelo amado. A vida da Igreja dita Fiel é agradar EM TUDO o seu Amado. Ao verdadeiro amor nada é difícil demais de ser padecido ou suportado; ele faz tudo com alegria (1Cor.13:4-7).

 

Se realmente a inexprimível bondade de Deus nos calasse bem no fundo do coração, com certeza, nada nos seria incômodo ou pesado demais de padecer e suportar por causa dele, desde que permaneçamos em seu amor. Eis o que significa não apenas gostar de ouvir sua palavra, mas, também, guardá-la e ser vitorioso.

 

Contudo, amados irmãos, Deus nos chamou para uma OBRA de serviço e sofrimento. A Igreja (Fiel) geme na terra a volta de seu Amado. Ainda como Noiva (já adornada para o casamento), a Igreja Fiel de Cristo se fundamenta na Palavra e na graça manifestada pela presença do Espírito Santo e de seus dons espirituais. A Noiva sofre, mas carrega seu estandarte. A Noiva é perseguida, mas não deixa a candeia faltar óleo, a Noiva é forte e valente, mas está sempre aos pés do Senhor, chorando e se entregando, confiando seus passos à voz do Amado.

 

“Guarda o que tens” é o pedido do Noivo. O que temos? Temos a fé, temos a presença do Espírito santo, temos dons espirituais, temos o Corpo de Cristo, temos o Poder do Sangue de Jesus, temos a Palavra Viva e penetrante, enfim, temos a GRAÇA.

 

Por Martinho Lutero. Acréscimos de Gabriel F. M. Rocha

 

Nenhum comentário: