sábado, 30 de junho de 2012

SALMO 42:1 e 2


SALMOS 42:1e2

“Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus”?

Por Gabriel Felipe M. Rocha



O cervo é um animal considerado por muitos predadores como um animal de boa carne, ou seja, tem uma carne saborosa. Porém o cervo (ou corsa em algumas versões) é um animal indefeso em relação aos outros animais cuja fama se destaca entre os selvagens.

Bem, para deixar a situação ainda mais delicada o cervo produz um cheiro corporal que atrai os predadores, sendo assim, é um animal que vive sendo perseguido no seu habitat.

O cervo pode se esconder entre as árvores, porém não adiantaria tanto, pois ali o encontrariam. O cervo poderia se esconder entre as pedras, porém ali ainda seria achado. Ele poderia também se esconder longe de seu habitat natural, mas encontraria outros tipos de perigo.

Mas o cervo tem uma característica peculiar: Ele sabe mergulhar nas águas e ali acha seu refúgio. Ele tem experiência com as correntes das águas, pois ali o predador não pode atacar.

Louvado seja o nome do Senhor!  Assim é o SERVO de Deus. O salmista usa a figura do animal cervo como uma comparação e alusão ao seu desejo de estar na presença de Deus. O cervo nos fala do servo, do crente que sabe onde é o seu lugar de refúgio e que tem buscado com toda a sua alma estar com Deus para todo o sempre.

Mas a  Palavra de Deus nos diz que: “[...] no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).

Nós sabemos que o mundo para o crente em Jesus se faz como um lugar opressivo, pois nele basta cada dia o seu mal e, como ainda diz a Palavra, ele jaz no maligno. Uma das características do servo do Deus vivo é a luta e a provação (constante).

Somos perseguidos, atribulados muitas vezes. O tentador é o predador que almeja a nossa vida, pois o nosso bom cheiro de Cristo (a presença do Espírito Santo) o atrai. O pecador não atrai o inimigo, pois esse já está com ele e,as vezes, se porta também como um predador ao perseguir aqueles que são de Cristo (temos experiências com isso).

Mediante a nossa luta do dia-a-dia ou provação o que fazemos? Onde nos escondemos?

Entre as árvores? Confiando no homem? Em nossos recursos próprios? Na religião?  Na tradição? Na nossa razão? Na nossa vaidade ou soberba? Na nossa prepotência?

Não! Mas o Senhor é nosso refúgio e fortaleza, bem presente na hora da angústia, disse certa vez o salmista.

Jesus é o nosso refúgio.  O cervo para se esconder entrava nas águas.

O homem que vem para as águas da salvação encontra abrigo seguro.

O cervo procurava com zelo as correntes das águas. Em Jesus as águas são abundantes; ela lava a nossa alma e leva embora toda a sujeira que atrai o predador. A presença do Espírito Santo é real e faz transbordar o nosso ser.

Estando em Jesus, o predador não pode nos atacar jamais. Pois o Senhor é forte, Ele é o Leão da tribo de Judá. O que poderia fazer o inimigo?

Paulo escreveu em sua primeira carta aos coríntios: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”(1 Cor.15:57).

A luta existe e, enquanto estivermos sobre este mundo, sempre vai existir, mas, uma coisa é certa e garantida: Em Jesus somos mais que vencedores (Romanos 8: 37).

Para o cervo, estar nas águas não havia ausência de perseguição. O inimigo sempre estaria ao seu derredor. Porém nas águas estava salvo.

Para nós funciona da mesma forma: a luta não deixará de existir. O Senhor Jesus nos alertou sobre elas, porem nos deu a certeza de que seremos vitoriosos em seu nome.

O inimigo de nossas almas está sempre ao nosso derredor bramando como leão (nos ensina a Bíblia),porém estamos em Cristo Jesus. Lembre-se: Ele venceu a morte!



Estar em Jesus não tem sido para todos. Isso requer intimidade com as águas.

O cervo, no seu instinto praticava o nado e se movimentava entre as correntes das águas.

O Servo do Senhor para permanecer nessa graça, deve buscar sempre a presença do Espírito Santo e, para ser salvo, deve estar coberto pelas águas, não na beira do rio, pois ali ainda existiria o perigo, mas deve estar no centro das águas, no centro da vontade de Deus. Para isso é preciso buscar, vencer correntes fortes, se preparar, saber nadar, se consagrar, vigiar a todo o tempo, etc.

É interessante  salientar que: o salmista usa a figura do cervo nas águas para mostrar que assim deve ser a nossa busca  pela presença de Deus e assim deve ser o nosso entendimento de servo-dependente perante Ele,pois em Jesus estamos confiando a nossa alma e a preservando do inimigo.

Contudo, nada é tão importante e primordial do que: “ter sede do Deus vivo”.

Muitos estão buscando refúgio na religião, nos movimentos gospels, no tradicionalismo, na “filosofia cristã”, no homem que cura, entre muitos outros enganos, e estão se afogando nas águas do engano.

Nossa alma clama pela presença de Deus, o criador. Ela se enche e se satisfaz quando ouve uma palavra de vida, quando sente o mover do Espírito Santo, quando louva a Deus com um cântico profético e inspirado, ela se enche de paz quando se esvazia da razão e das vaidades dessa vida e se enche da Revelação.



Os que, nesta última hora, estão refugiados em Deus, mergulhados nas águas da salvação e no centro da vontade do Senhor, tem tido um desejo em comum: se apresentar diante de Deus.

Como Jó nós também clamamos: “quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras [...] eu sei que meu redentor vive e por fim virá”[...].

Há um povo remido pelo Senhor que nesse momento de luta e perseguição (que antecedem a vinda de Jesus) estão dizendo num só coro:

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS!  (1Cor.16:22)



Gabriel Felipe M.Rocha

terça-feira, 26 de junho de 2012

ONDE ESTÁ O CORPO ?


Por Gabriel Felipe M.Rocha

“E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?” Lucas 24:5


A pergunta é: Onde está o corpo? A que corpo esta pergunta está se referindo?
Ao corpo de Jesus,  a sua  Igreja Fiel.

A Palavra nos diz que a Igreja é o corpo de Cristo, então a pergunta seria Onde está a Igreja Fiel?

O corpo pode se apresentar de duas maneiras: ou ele está vivo ou ele está morto.
 Então nós vemos que o elemento principal é a vida, o corpo que não tem mais vida é um corpo morto.


A primeira coisa que nós observamos é aquilo que Jesus transmitiu para nós no momento da ceia. Ele partiu o pão e disse: Isto é o meu corpo, que por vós é dado, fazei isto em memória de mim. (Lc. 22:19)


Jesus estava entregando o seu ministério para a Igreja que ia começar, ali representada pelos seus apóstolos, a partir dali, toda a ministração do ministério de Jesus passaria a acontecer na Igreja.


Então, onde está o corpo? Onde está essa ministração de Jesus, onde está o ministério de Jesus? Onde está a Palavra viva de Jesus ?
No corpo que está vivo.


O corpo Morto
A principal característica de um corpo morto é a morte cerebral, isso define a morte de um corpo. A pessoa está num estado grave, evoluindo para o óbito, o coração ainda bate, as funções em plena atividade, mas o médico chega e diz para a família: O paciente já teve morte cerebral.
Morte cerebral significa, praticamente, morte do corpo porque o cérebro é o comando de todo o corpo, portanto, quando o cérebro morre, o corpo fica sem comando.
 A Bíblia mostra, claramente, que a Igreja é corpo. Mas quem é o cabeça desse corpo? É Cristo. Então nós vemos que a primeira identificação, a primeira evidência de morte do corpo, que é a Igreja, é quando Jesus deixa de ser o cabeça desse corpo e, só o homem palpita seu querer dentro deste corpo morto,porém o fim é sempre um : MORTE.
Você pode até ter um corpo com todas as suas características, mas é um corpo morto.


Sem o Governo de Jesus
A característica de morte do corpo é a ausência de governo, o cabeça não governa mais. A Igreja, como corpo, morre quando Jesus não é mais o governo, quando o Espírito Santo já não governa mais. Quando o cabeça morre, a morte do corpo já está decretada.
Quem deve governar é o conselho administrativo da Igreja? Quem deve governar é o conselho de anciãos da Igreja? É o grupo de pastores? É o colegiado? Se for assim, esse é um corpo morto. No corpo vivo, o cabeça está vivo, está no comando. A Igreja é corpo e o cabeça desse corpo é Cristo.
Incessível à Luz
Às vezes chega um paciente que sofreu um acidente grave e nem sempre se pode fazer um eletroencefalograma para saber se ele está vivo ou morto, então o médico da emergência abre o olho do paciente e fica acendendo e apagando uma luz direcionada para a pupila, se ela abrir e fechar por causa da luz, é sinal de que há vida, isso porque a pupila é fotoreagente, ela se dilata e contrai devido a luz. Se não houver reação à luz, é um sinal claro de que houve morte cerebral, é um indício de morte.
A Igreja que não reage à revelação, ela está praticamente morta, porque a revelação é a luz.
Um corpo morto, um corpo sem comando, não tem como caminhar sozinho, ele precisa de gente para levá-lo. Você pode enterrá-lo de qualquer maneira, ou de cabeça para baixo, ou em pé, ou de lado, não vai fazer diferença porque ele está morto.


O Corpo Vivo
Uma das características do corpo vivo é o dinamismo. Ele se move em todos os sentidos, porque tem um comando que o direciona, que o orienta. O corpo vivo é dinâmico porque a vida é dinâmica, ninguém fala de vida como se fosse uma coisa estática. Quando você vai dormir, você não desliga o seu coração e volta a ligar na manhã seguinte quando acordar. A vida é um processo dinâmico.
Ações Voluntárias


Há certas ações do corpo que dependem da sua vontade, mas que são aceitas pelo cérebro. Por exemplo, eu quero andar e ando, eu quero sentar e sento, eu quero deitar e deito, mas também isso depende do comando do cérebro. Se tiver um dano cerebral, até estas ações serão prejudicadas, por mais simples que nos pareçam ser.
Com a Igreja viva acontece a mesma coisa, há certas coisas que o Senhor nos permite fazer, você pergunta: Senhor, posso fazer isto?  Pode.  Posso fazer aquilo?  Pode.  Posso resolver isso?  Pode.  Há coisas com as quais o Senhor concorda conosco. Lá no Evangelho segundo João,capítulo 17 Ele nos ensina que nós somos um como Ele e o Pai são também um.
Ações Involuntárias


Há coisas que o nosso sistema nervoso central controla independentemente da nossa vontade. Por exemplo, você manda o seu coração bater? Você manda o seu aparelho digestivo funcionar? O estômago se contrair? Não, isso depende do sistema nervoso autônomo, ele trabalha independe da sua vontade.
Isso também acontece na Igreja. Há coisas que o Senhor faz independente da nossa solicitação, da nossa vontade, porque Ele é o comando de tudo.


Circulação do Sangue
Uma outra característica do corpo vivo é o sangue circulando, isso é fundamental. O coração não pode parar de bater porque o sangue não pode parar de circular no corpo.
Quem é esse sangue que circula no corpo, que é a Igreja? É o Espírito Santo.
Quando o Espírito Santo pára de operar na Igreja, tem que correr depressa porque está acontecendo alguma coisa. É clamar,é pedir, é buscar sua presença,é buscar sua palavra, é madrugar, para saber qual é o problema. Não há dons espirituais na igreja? Uma igreja sem uma direção profética é morta.


O Espírito tem que estar operando e você vai entender esse corpo de acordo com aquilo que o Senhor estiver orientando.
Necessidade de Alimentação
De que se alimenta o corpo para viver? O que alimenta a Igreja é tudo aquilo que o Espírito Santo faz.
Jesus é o pão vivo que desceu dos céus, Ele é a Palavra. Um dos elementos fundamentais para a Igreja é a Palavra de Deus, a bíblia no espírito, na revelação e com um compromisso naquilo que é profético, é ela que alimenta o corpo. A letra mata, porque ela alimenta o intelecto, ela alimenta a razão, mas a Palavra no espírito alimenta o corpo de Cristo.


Por quê? Porque junto da Palavra vem toda a manifestação do Espírito Santo, é um conjunto.
Quanto mais da Palavra de Deus uma igreja tem, mais ela se fortalece, mais ela cresce.
Cada revelação e direção é um impulso para o corpo, é sangue, é Espírito, cada revelação é um impulso do cabeça que é transmitido ao corpo através do sangue de Jesus, injetando vida a cada momento. É por isso que a Palavra diz que o dom é para a edificação da Igreja.  Todas as vezes que o Espírito Santo se manifesta na Igreja, ela cresce, ela se fortalece, ela se desenvolve, isso é fundamental na vida da Igreja porque é a operação do Espírito Santo na sua vida.
Entendimento do Projeto de Deus
A OBRA que Deus tem realizado nesses últimos dias é profética, é o corpo vivo cuja cabeça é Cristo, ela é a realização de um projeto eterno.
Qual é a diferença em relação à Tradição (Religião)?
Na Tradição, o material governa o espiritual, isso é obra de homem. Pode até usar o nome de evangelho, mas não é obra de Deus.


Qual é a diferença entre “OBRA DE DEUS” e os Movimentos “gospels”?
Na Tradição,no protestantismo histórico também existem servos de Deus, homens abençoados, nos Movimentos avivalistas e neopentecostais também , mas, eu não estou falando em salvação, estou falando sobre a obra que Deus quer realizar.
A OBRA REDENTORA DE CRISTO é profética e tem revelação. E os Movimentos, eles também têm revelação? Sim, eles também têm, mas existe um problema, é que eles misturam a revelação com a razão e aí, o que acontece?
A razão anula a revelação, eles anulam o projeto de Deus, eles aniquilam com tudo aquilo que é corpo porque dão ênfase ao homem individual.

 Ação da Palavra Revelada
O que alimenta o corpo é a Palavra revelada no espírito e tudo o que vem dela, tudo aquilo que dela resulta.  As experiências são resultado da Palavra viva, os dons do Espírito são resultado da Palavra revelada, o corpo é resultado da Palavra além da letra.  Por quê?
Porque o dom não é um elemento isolado, você tem o dom, mas tem o discernimento.
Se a Palavra é revelada pelo Espírito Santo, ela tem uma autoridade especial.  Qual é esta autoridade?  De onde ela vem? Ela vem do Senhor.

Muitos poderiam dizer: “Mas a Palavra de Deus já foi revelada,uma vez que foi ditada pelo Espírito Santo para os que a escreveram...”
Pois bem, como poderemos explicar a variedade de operações contidas,por exemplo, nos Evangelhos onde Jesus realiza suas curas de formas e modos diferentes nos dando alegorias diversas? Lembre-se dos cegos que Jesus curou. Vai perceber que cada um recebeu sua cura de forma diferente. Por quê o Espírito Santo não revelou já o significado de cada forma usada pelo Mestre? Porque a revelação da palavra não é universal, ou seja, não foi direcionada para todos, mas para os que são SERVOS e íntimos de Deus.


“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.” Marcos 16:20
Se a Palavra é revelada, então ela não é minha, ela é do Espírito Santo, aquilo que eu prego é confirmado pelo Espírito Santo. A Igreja, nesta hora profética sobre o mundo, se alimenta disso.
Quanto mais ela tem do Espírito Santo, mais vida ela tem, e quanto mais vida, mais revelação, e quanto mais revelação, mais do Espírito ela terá. É um ciclo de vida extraordinário dentro da Igreja, é o sangue circulando sem parar. Quanto mais o Espírito Santo opera, mais a Igreja tem sinais do Espírito Santo, a revelação está presente. Quanto mais o Espírito se revela, mais a Igreja é edificada. É um processo dentro da Igreja, um processo de vida

Evidências do Ministério de Jesus
Nós estamos falando da expressão do ministério de Jesus vivo na vida da Igreja. Isso é corpo vivo, é o corpo onde estão identificados os sinais do ministério de Jesus, é a mesma Igreja primitiva, não há diferença. A Igreja primitiva pregava Jesus ressuscitado e a Igreja dos últimos dias prega que Jesus vai voltar. São duas mensagens difíceis.  Nesta hora, há necessidade da operação do Espírito Santo. Sem essa operação é impossível levar o Evangelho verdadeiro para o mundo,inclusive, sem o Espírito Santo dentro da igreja, o recurso é investir em shows,em teatros,músicas e ritmos mundanos, imitação do mundo,estratégias terrenas,campanhas materialistas,etc.
Mas pregar a ressurreição é mostrar ao mundo o corpo de Jesus vivo. O mundo está envolvido com a sua cultura, com a sua ciência, com a sua intelectualidade, é o mundo racional e a Igreja vai pregar exatamente aquilo que está além da razão, que é a revelação, que é aquilo que atinge o coração do homem.  É por isso que Paulo disse:  As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.  (I Co. 2:9)
A graça é a expressão que vem do interior do homem, é aquilo que o Espírito Santo opera no interior do homem. O homem cheio do Espírito Santo, é um homem cheio de gratidão ao Senhor, cheio de fé, que são tipos de exemplos daquilo que é a operação do Espírito Santo na vida da Igreja, na vida do homem. 

 Crescimento
Uma outra característica do corpo vivo é o crescimento.
Porque é crescer na graça e no conhecimento, é crescer no tamanho e no entendimento.
Você leva uma criança de um ano ao médico.  Ele examina, coloca os dados na ficha dela.  Dois anos depois a criança volta lá, o pediatra examina e vê, pelos dados anteriores que ela não cresceu nada. Tem alguma coisa errada.  Com um ano ela media 70 cm, vai lá com três, o pediatra olha... Eu acho que ela diminuiu, eu acho que ela está com 69,5 cm.
Com a Igreja é a mesma coisa: você vai numa igreja, o trabalhinho,o salãozinho ou a “igrejinha”  está começando agora, tem quinze membros.  Dois anos depois, você volta lá.. Quantos membros tem agora? Tem quatorze. Espera aí, tem alguma coisa errada, diminuiu, tinha quinze e agora tem quatorze
O crescimento também não pode ser somente no tamanho. Um rapaz de quinze anos não pode chegar no consultório do clínico geral chupando chupeta, sem saber se expressar direito, falando “criancês”, ficar sentado no chão.  Ele cresceu fisicamente, mas no entendimento ele ainda está com três anos.
Com a Igreja é a mesma coisa, se ela cresceu em número, mas ainda não entendeu nada de Evangelho,  tem alguma coisa errada.
O aperfeiçoamento do corpo consiste em crescer: na graça (a Igreja cresce no tamanho) e no conhecimento (ela cresce na profundidade, no conhecimento da doutrina, na experiência com os dons, na intimidade com o Senhor).


O Pentecostes


O Pentecostes foi muito importante para a Igreja. Por quê?
A Igreja estava reunida e o Espírito Santo veio sobre ela e eles falaram uma só língua, enquanto os que estavam à sua volta falavam em línguas diferentes.
O Espírito Santo uniu a Igreja em uma só língua, numa língua que não era a língua dos homens. Os que estavam ali entendiam o que era falado pela Igreja em seu próprio idioma, mas o que estava sendo falado pela Igreja era a língua dos anjos.
O que o Senhor fez ali conosco, como Igreja, foi exatamente a inversão daquilo que Ele fez em Babel, quando os homens tentavam alcançar os céus pelos seus próprios meios. Todos falam a mesma língua e então Deus fez uma multiplicação de línguas de maneira que ninguém se entendia mais.


A Religião tentou chegar aos céus pelos seus próprios recursos, cada segmento passou a falar uma língua diferente, eles se tornaram diferentes, cada um passou a pregar um tipo de argumento, um conceito próprio, mas o Espírito Santo veio e uniu a Igreja em uma única língua, que não é a língua do homem, mas que é a língua do Espírito Santo, que é a REVELAÇÃO.
A revelação unificou a Igreja, colocando-a dentro de um só pensamento, falando a mesma língua, que é a língua dos anjos, que é a língua do Espírito Santo.
A revelação fez com a Igreja exatamente o oposto daquilo que aconteceu em Babel.
A Igreja é corpo e como corpo ela traz a identificação com o Senhor Jesus e com o seu ministério, sem isso ela é um corpo morto.

GABRIEL FELIPE M.ROCHA

A SABEDORIA DAS PEQUENAS COISAS

Por Gabriel F.Rocha

Provérbios 30: 24-28


A  sabedoria de Deus é algo que o mundo e nem a tradição religiosa  pode entender e por isso muitas vezes despreza. Ambos gostam de aparências, daquilo que chama a atenção. Mas o Senhor é diferente, Ele gosta de se revelar através daquilo que é sem aparência e de aspecto frágil, para que toda a vaidade caia por terra e só Ele seja exaltado e glorificado (Lucas17:20).

 O próprio Senhor Jesus se tornou um exemplo disso: O Verbo de Deus, a Sabedoria em pessoa se revelou ao mundo como um homem frágil. E Deus foi glorificado,não por todos, mas foi glorificado.
Inclusive Ele falava e agia no mesmo contexto desta mensagem: falava de pequenas coisas, fatos simples,atos rápidos e discretos,levava uma vida comum, porém todas essas atitudes nos revela mistérios fantásticos.

As formigas - São um exemplo de trabalho incansável, e o oposto dos preguiçosos (Prov 6: 6 - 8).
Estão sempre em atividade e são um exemplo de ajuda mútua na realização de suas tarefas. No verão preparam o seu alimento para que no inverno não sofram necessidade, e isso é um grande exemplo de previdência. Durante a estação fria procuram o abrigo e o calor de sua casa. Quando trabalham, não perdem tempo com outras coisas e se mantêm sempre no caminho.
A Igreja Fiel de Cristo (que será arrebatada) vive isso: Ela trabalha incansavelmente e se prepara para o arrebatamento (Lucas 12:37). O tempo profético em que vivemos é o tempo de ajuntar alimentos em nossos celeiros espirituais ,ou seja, ajuntar vida em nossa alma,ter algo para apresentar ao Pai quando formos ceifados ou arrebatados (Lucas 12:19-21).

A Igreja também nessa última hora tem entendido a importância do Corpo, tem discernido o Corpo de Cristo, ela trabalha em conjunto e na mesma comunhão, pela mesma causa. Para o mundo está preparado um grande inverno(Grande Tribulação), onde a presença do Espírito Santo será tirada com a Igreja no Arrebatamento.O Importante é trabalhar e agir enquanto é verão (presença do calor do Espírito santo. É importante caminhar hoje, amanhã, no dia seguinte para que “não morra um profeta fora de Jerusalém (Lucas 13:33).

Os coelhos - São animais frágeis e sem defesas naturais, no entanto fazem a sua casa na rocha e nela se refugiam nos momentos de perigo. Os coelhos são muito prudentes, e não deixam seu refúgio sem antes observar bem o ambiente ao seu redor, aguçando bem as suas orelhas para escutar, e ao mínimo sinal de perigo correm para seu abrigo na rocha. Nunca dão um passo sem sondar bem o ambiente que os cerca. Outra característica do coelho é sua rápida multiplicação, pois são muito férteis e nunca param de crescer.
O povo santo do Senhor tem feito sua habitação na Rocha (no Senhor Jesus), pois somos indefesos , mas em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Romanos 8:37 e Salmos 19:14).
A Igreja Fiel ,da mesma forma como agem os coelhos, tem sido prudente na caminhada, procura ter zelo pela sua salvação e vigilância pois sabe que o perigo está a volta.
Nós, povo do Senhor, temos também “aguçado nossas orelhas”. Nosso sucesso depende de nossa obediência à voz do senhor e também da fé,que vem pelo ouvir.
A Igreja de Cristo sabe qual é a sua função na terra: Gerar vidas para o Senhor, multiplicar, ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho Eterno, não o evangelho materialista e enganador, mas o Eterno e profético.

Os gafanhotos - São pequenos animais que se deslocam em bandos, voando na mesma direção e em harmonia, mesmo sem ter um líder visível à sua frente. Nós não vemos com os olhos carnais a Deus, mas o sentimos e o percebemos pelo seu Espírito Santo e assim caminhamos firmes para o mesmo alvo.O segredo da subsistência dos gafanhotos  é a vida em grupo (corpo), pois individualmente são extremamente frágeis e vulneráveis aos perigos que os cerca. Quando voam parecem uma nuvem bem definida e todos buscam um objetivo comum, vivendo em união.

A aranha
- É tão indefesa que até uma criança a apanha com a mão, mas mora no palácio do rei e na sua presença permanece sem ser notada. Quando deseja construir sua teia, parte de um único fio (comunhão) e através dele realiza toda uma obra que irá sustentá-la nos paços do rei. Ali ela ouve os segredos e toma conhecimento de todas as orientações que partem do trono real.
Assim vive a Igreja que Cristo tem separado para ser sua no Grande dia do Senhor.


Formiga - Trabalho, diligência, previdência em realizar o projeto de Deus.
Coelho - Confiança no Senhor, prudência nas ações,multiplicação.
Gafanhoto - Sentido de corpo, direção do Espírito.
Aranha - Permanência na presença do Rei, intimidade e comunhão na realização da OBRA Redentora de Cristo.

E assim , Deus tem falado mais uma vez às nossas vidas. Louvado seja o Senhor, nosso Deus.

Gabriel Felipe M.Rocha

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O SANTO E O PROFANO



“E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”, Levítico 10:10
“Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.  Malaquias 3:18

 Textos que definem o tema
SAL 23:5
I COR 2:16
SAL 119:18
JOA 10:27
SAL 40:3
EZ 36:26
SAL 40:8
EF 4:28
EF 6:15
AT 28:27
IS 1:5
TI 1:15
RM 3:14
RM 3:15
JR 17:9
AT 5:3
MQ 7:3

 


“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”. Salmos 23:5

“Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. I Coríntios 2:16

“Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. Salmos 119:18

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”; João 10:27

“E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR”. Salmos 40:3

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. Ezquiel 36:26

“Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. Salmos 40:8

“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”. Efésios 4:28

“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz”; Efésios 6:15
 “Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco”. Isaías 1:5

“Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados”. Tito 1:15

“Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure”. Atos 28:27

“Cuja boca está cheia de maldição e amargura”. Romanos 3:14

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade”? Atos 5:3

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá”? Jeremias 17:9

“As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal”. Miquéias 7:3
“Os seus pés são ligeiros para derramar sangue”. Romanos 3:15

O objetivo desta postagem é mostrar a diferença que há entre o Santo e o Profano, aquele que serve a Deus e o que não serve.
O mundo tem apresentado uma propaganda negativa sobre a personalidade do evangélico. Este estudo procurar mostrar a superioridade do caráter cristão em relação aos valores efêmeros que têm povoado o coração do homem que não serve a Deus.
SANTO -          Separado, limpo, consagrado, purificado
PROFANO -      Imundo, sujo
PROFANAR -    Manchar, macular, corromper
SANTIFICAR - Separar, purificar
R: O Nome do Senhor -           Ez. 36:17 a 20  - Mal. 1:6  - Is. 45:4 => Mal testemunho
O Conserto ou Aliança -          Mal. 2:8 a 10 => Compromisso com o Senhor
O Santuário -               Mal. 2:11 => Nadabe e Abiu
A Oferta -                     Mal. 1:7 a 8 => Esaú trocou a salvação por um prazer
R: Nadabe e Abiu -                  Lev. 10 => Queriam servir ao Senhor em pecado
Rei Uzias -                   II Cro. 26:16 a 21 => Não cumpriu a orientação do Senhor
Ananias e Safira -        At. 5:1 a 10 => Mentiu ao Espírito Santo
Herodes -                     At. 13:20 a 23 => Não deu glória a Deus
R: Lago de fogo -         Apoc. 14:11 e 20:15
Santificar é consagrar, separar para Deus.
O mundo pensa que se deve fazer votos a santos, penitência, sacrifícios ou morrer para ser santo. A Palavra de Deus nos ensina que a santificação é um ato ligado à intimidade de Deus, à revelação de Deus na vida do homem.
A “separação” não é primeiramente espiritual, para depois se tornar física. Primeiro o Senhor santifica a minha vida, para depois mudar o meu testemunho.
Quando esta santificação interior não acontece, o testemunho é falso e não dura muito tempo. O pecado sempre aparece, mostrado o verdadeiro estado da pessoa.
R: A obediência a Palavra do Senhor Deus
(João 15:3    -    I Pedro 1:22    -    João 17:17)

Tudo que é agradável a Deus é santo e tudo que agrada ao inimigo de nossa alma é Profano.
Se você perguntar a qualquer pessoa na rua se ela quer ir para o céu, todas vão dizer que sim. Mas quase ninguém está comprometido com a santificação, e neste aspecto a Palavra é bem clara:
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; Hebreus 12:14
Existe uma idéia muito errada sobre a misericórdia de Deus. Muitos pensam que podem desfrutar do pecado e na última hora Deus dará um jeitinho de levar sua vida para o céu. É um risco enorme, e é mais provável a perda da vida eterna.
É como se uma pessoa pulasse de um avião sem pára-quedas confiando que irá encontrar, na última hora, um pára-quedas perdido no céu.

Mudemos a cada dia o nosso pensamento e andemos em santificação.

Gabriel Felipe M.Rocha

segunda-feira, 18 de junho de 2012


“Formosa como a Lua”

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua ,brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras”  Cantares 6:10

O Livro de Cantares para muitos continua sendo um mistério. Assim como todos os outros livros da Bíblia, tem seu lado histórico, tem também o lado profético, pois a Bíblia não é só história, em todos os versículos da Bíblia há algo além da letra, além da história.
Parte histórica do escritos de Salomão:
Cantares: Salomão escreve quando ainda era jovem, e se apaixona pela donzela “Sulamita”.
Provérbios: Salomão escreve quando já era um homem experiente; à meia idade.
Eclesiastes: Salomão escreve quando estava já idoso, e chega à conclusão que tudo nesta vida é vaidade.

NOITE:  Momento atual, onde a Igreja Fiel se prepara apara o Arrebatamento.

Em toda Bíblia aparece de forma profética duas Igrejas distintas, e em Cantares não é diferente:

Igreja Infiel: “De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei”. (Cantares 3:1) = Aqueles que tem buscado no comodismo (minha cama) não tem experimentado a plenitude do Senhor.Não se encontra Salvação; comodismo; interesses pessoais...
Igreja Fiel: “Todos armados de espadas, destros na guerra; cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.” Cantares 3:8
Povo vitorioso, que sabe manejar a Espada (PALAVRA DE DEUS)

Uma Igreja presente e atuante 24 horas:
SOL =Aparece  de  Dia
LUA = Aparece  de Noite
ESTRELA DA ALVA = Aparece  de Madrugada

SOL = Jesus, o Sol da Justiça
Fonte de Luz e Calor
LUA =  Igreja
( Não tem luz própria ,reflete a luz do sol)

Toda semana muda de fase:

Minguante : Cada vez menor até desaparecer. “IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA”
Nova:  Fase maravilhosa. “as coisas velhas passaram e tudo se fez novo”
Crescente: Quando começamos à “crescer na graça e no conhecimento do Senhor”.
Cheia:  “... mas enchei-vos do Espírito Santo” .


UM FENÔMENO RARO, MAS QUE ACONTECE DE TEMPOS EM TEMPOS:   O ECLIPSE

Acontece quando a Terra se interpõe entre o Sol e  a Lua num mesmo alinhamento , formando um cone de Sombra na Lua, conforme figura abaixo:



No campo espiritual o “Eclipse espiritual” acontece quando o mundo se coloca entre você (lua=igreja) e Jesus (o Sol da Justiça), trazendo toda a influência das trevas que reinam sobre o mundo.

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vêm do Pai, mas sim do mundo.
“Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” (I João 2:15-17)


“Formidável como um exército com Bandeiras”
EXÉRCITO = Igreja como CORPO (Corpo de Cristo)
BANDEIRAS  = Cada bandeira representa uma batalha vencida.
A Igreja que chegará na Eternidade será contemplada assim, como um exército que enfrentou e venceu muitas batalhas.



“Porque ainda um poucochinho de tempo, e  o que há de vir  virá, e não tardará.”
Hebreus  10:37


Gustavo Rodrigues