quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Amar o próximo

Paz a todos;

Estou sumido irmãos, mas conto com suas orações, me mudei para Mariana-MG recentemente e estou sem computador e sem tempo, pois mudei de emprego, mas aos poucos estou me adaptando.

Essa presenciei e aprendi uma coisa interessante, ouvi uma pessoa dizendo que iria pedir a Deus para pesar a mão em outra pessoa, bom nisto eu disse: rapaz do mesmo modo que Deus te ama Deus ama a todos, como você quer que Deus pese a mão em uma pessoa que Jesus chama na palavra de próximo.

Irmãos isto mesmo, não existe este negócio de pedir para Deus "pesar a mão"nos outros, pedir para Deus castigar, pedir para Deus punir alguém, ou até mesmo atrapalhar, dar prejuízo, ou quaisquer outros males. DEUS NÃO OUVIRÁ ESTE TIPO DE ORAÇÃO, do mesmo jeito que Deus ama você e eu Ele ama um ladrão, um mentiroso, um adúltero, um trapaceiro etc. Isto de desejar mal para os outros é "infantilidade espiritual", é coisa de gente que não cresceu na caminhada, amar o próximo como a si mesmo é desejar para o outro o que você deseja para você, é ter com o outro a paciência que você quer que tenham com você.

Infelizmente no nosso meio acontece muito isto, e não é isto que Deus chama de amor.

Não estou dizendo que é fácil viver tudo isto, mas afirmo que é essencial.

Tiago: 4. 3. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Um grande abraço.
Mateus Morais

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O AMOR DO SENHOR


UM AMOR INCONDICIONAL

 

Por Gabriel Felipe Rocha

 

A Paz do Senhor a todos! Hoje decidi não postar um estudo bíblico, mas, uma mensagem que edificará sua vida. Em todos os momentos de sua vida você pode gozar da presença de um Deus que é puro amor,  também juízo, mas rico em misericórdia. Uma boa leitura.

 

Nos dois capítulos mencionados, Israel é visto em uma situação comum em ambos os textos: desvio espiritual, e, consequentemente o pecado que gerou uma presença da ira de Deus, assim também como profecias relativas ao livramento futuro.

       Mas no caso, bem especifico dos textos lidos, Deus demonstra um amor especial (incondicional) ao seu povo como um pai com o filho, pois, o povo pecara realmente, mas seu plano de redenção ainda estava de pé .

     Comecemos em Isaias  a nossa analise .

 

“Pode uma mulher esquece-se tanto do filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre ? Mas, ainda que esta se esquecesse , eu, todavia, não esquecerei de ti.” (Isaías  49:15).

 

 Num primeiro plano, você pode ver, em um caráter profético, que Deus manteve o seu projeto de amor e salvação para seu povo e para Jerusalém ( Jr 15:05) de uma forma particular. Jerusalém é mostrada de uma forma singular, íntima, particular porque Jerusalém sou eu  e você, somos nós dentro de um projeto eterno que o Pai tem de salvação(nesses dois textos Deus se revela de forma íntima ao seu povo). Então , Deus não se esqueceu de seu plano ( porque faz parte de sua vontade soberana ), Deus não se esqueceu de você apesar de, uma vez ou outra , ou até mesmo vive ou viveu um tempo longe de Deus, longe de sua vontade, vivendo na sua razão, na sua tradição , se conformando com o presente século , em provações, privações, lutas , aflições, etc. Enfim, numa vida sem paz e sem esperança.

 

Nós como Alvos dessa redenção , somos esse Jerusalém que Deus tem visto com amor profundo e incondicional.

 

“ pode uma mulher...”  A mãe, a que gerou . Deus permitiu a prova para Israel com o fim de abençoar seu povo, nunca o rejeitou pra sempre (diz a própria palavra). Foi como a mãe que cuida, mas corrige o filho que ama; em tudo, Deus quer se revelar a seu povo. Da mesma forma, Deus quer se revelar à nossas vidas mostrando-nos que, apesar de tudo, (lutas , provas, dificuldades diversas) Ele é amor, e seu amor é mais forte que a própria morte. Aquele cego que Jesus curou em meio as perguntas de seus discípulos (“ que ele fez...”... “qual era o seu pecado”?) Mas, Jesus havia dito : “ ..foi para manifestar a gloria de Deus” O homem é tendencioso à condenação alheia  e ao erro. Na dependência do homem , não teremos misericórdia, mas condenação. Por isso Deus tem tido o desejo de manifestar seu amor para com nossas vidas.

 

( pois não rejeitará pra sempre, nem tem prazer na nossa dor)

 

A mulher ( mãe) não se esquece mesmo quando o filho se torna distante e sai da sua origem ( a origem do homem é a eternidade), não se esquece quando o filho abandona o aconchego que ela oferece ( a GRAÇA ),

 

Uma curiosidade : Homem άνθρωπος  (antropos) significa : o que olha para cima. Deus fez o homem para viver e visualizar o que é eterno, o que é profético. “ olhai para o alto...segui para o alvo...”.

 

 “ Mas, ainda....” mas ( conjunção adversativa). Em todos os momentos de nossas vidas que a ADVERSIDADE  se impor,a duvida estiver presente, Deus já está , bem antes , com seus braços de amor estendidos. Pode sim a mulher( a mãe ) esquecer de um filho, porque é carne, é humana , o homem é inconstante , seu amor é limitado ; aquilo que é humano , é falho. Todos nossos projetos fundamentados em sentimentos e no homem, tendem a cair por terra, e , assim , nos causar decepção e angustia. Mas, ainda que aconteça ,” mas, ainda que a figueira não floresça”  , Ele, todavia não se esquecerá. ( existe um plano esterno, de amor eterno, a sua luta não pode vencer tal plano, anão ser que você não aceite esse amor em sua vida).

 

“Mas” = uma condição imposta  (no adversativo) .A mulher falharia (nossa origem é falha) , Mas o amor é eterno e presente “ Eu sou”  .  “ assim dirás aos filhos de Israel : EU SOU me enviou a vós”; O que sempre esteve presente , vendo a provação de seu povo. O povo precisou subir um clamor, Deus simplesmente ouviu e operou a libertação e redenção. (Eu, todavia, não me esqueceria de ti).

 

Indo para o texto em Jeremias 15 :05

 

A pergunta é “quem” . Quem ? O homem tem necessidade , tem sede da verdade, procura sempre em sua vivencia aquele ou aquilo que satisfaria sua alma ( ver em Cantares de Salomão cap. 3). Quem é essa verdade ? “ Eu sou o caminho , a verdade e a vida” , disse Jesus  a aqueles  que tinham duvidas e, que no momento ali, não sabia para onde ir .

 

Caminho = μονοπάτι -o Próprio Jesus , o elo de ligação do homem à eternidade;

Verdade = αλήθεια o Pai- dono da doutrina , ( verdade é aquilo que satisfaz a alma, alma essa que veio do Pai, seu sopro de vida em nós);

Vida =  ζωή – o Espírito Santo, que circula no corpo vivo de Jesus, a igreja fiel, o que convence o homem que há uma VIDA  eterna.

 

Jesus, é esse “ quem” que o homem deseja saber. É  o próprio amor (verbo amar ) presente em todo o Antigo Testamento.

O mesmo amor que Deus , nesse texto expressou à Jerusalém, Jesus em seu ministério demonstrou : “ muitas vezes quis te ajuntar , como a galinha ajunta seus pintinhos”.

 

Esse Jerusalém que cativou a tristeza do Mestre de Israel é, eu , você , nós todos que , um dia decidimos andar longe de seu projeto , que um dia desprezamos a OBRA dele em nossas vidas. Deus tem uma OBRA  que está sendo realizada, não um contexto religioso e , nem uma  movimentação emocional para atrair gente, mas um plano de redenção  nesses “ dias de Noé” .

 

Mas, cativante é ver, nesse texto , a ação misericordiosa do Deus Triuno  para com aquele que Ele elegeu.

 

“Quem se compadeceria”; “quem se entristeceria”; “quem desviaria” ?

 

  • Quem se compadeceria?  O Pai, o dono do projeto. O que um dia se  arrependeu em ter criado o homem. “arrepender” no original hebraico está ligado a : se entristeceu , se amargurou, se decepcionou. Mas, “ amou o mundo de tal maneira’’.
  • Quem se entristeceria? O Espírito Santo, o que se entristece com o homem que deixa a comunhão; o que , também, transporta para o Pai a nossa tristeza, nossa oração.
  • Quem  se desviaria ? Jesus fez isso. Ele estava com Deus, e era Deus ( João 1), mas, deixou a eternidade ( se desviou do elo profético) para vir resgatar no estagio temporal o homem perdido. Interessante que, Ele, o que se desviou , é quem “perguntou pela tua paz”.

Jerusalém (yerushalaim) –significa: CIDADE DE PAZ.  Mas, Jesus perguntou pela sua paz . porque ? Jesus quer ir de encontro à nossa identidade. Por fora, muitas vezes mostramos algo que não condiz com a realidade dentro dos corações.  A identidade de Jerusalém havia sido roubada  pelo inimigo (mesmo caso em nossas vidas um dia). Mas Jesus quer dar: a identidade original, devolver aquilo que é eterno.

 

 

Não importa qual é a circunstancia do momento; qual é a situação, como está sua vida. O Deus EU SOU não muda (é o mesmo ontem , hoje e eternamente); seu amor é imensurável e ilimitado. Mas, não é por isso que vamos andar ao nosso bel prazer porque há um Deus de amor. Não! Mas, andemos com os olhos espirituais abertos para ver que existe uma OBRA de amor que Ele opera, obra de resgate, andemos com o coração voltado para  tal projeto . E, nunca se desviar dele. Deus se revela ao homem, à sua criatura. Onde você está, Deus tem falado com você? Pode considerar sua vida como uma vida no projeto? Acredita que está vivendo uma Obra (Obra do Espírito)? (Examine o homem a si mesmo).

 

 

Gabriel Felipe

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Todo crente está Salvo?



Todo Crente está Salvo?

Pouco se prega hoje em dia sobre a volta de Jesus e o Arrebatamento da Igreja. E quando se fala a impressão que se tem é que para muitos o Arrebatamento é algo muito distante da nossa realidade. Alguns dão Glória à Deus quando se fala no assunto nas Igrejas, mas será que realmente estão crendo e se preparando?
A prova disso é que a grande maioria dos Cristãos não tem se preparado para este evento, pois mostram este despreparo em suas atitudes (“mau-testemunho”).
E antes que alguém já comece me acusar de estar julgando (pois este sempre é o argumento daqueles que não aceitam correção...), quem julga é a Palavra de Deus que diz:
“Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
(Mateus 7:17-23)

Surge então a pergunta: SERÁ QUE ESTOU SALVO POR SER MEMBRO DE UMA IGREJA EVANGÉLICA?
- Todos os crentes serão arrebatados? NÃO!
-Biblicamente, conforme Mateus 24:40-41 , Lucas 17:34 ,  Mateus 25:1-12, apenas 50%:
·        02 no Campo – 1 vai, outro fica;
·        02 no Moinho -  1 vai ,outro fica;
·        02 numa Cama - 1 vai, outro fica;
·        10 virgens – entram só 05 para as Bodas;
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24:12)

Como as pessoas estão frias, irresponsáveis e inconseqüentes! Querem enaltecer sua função seu título, sua formação teológica e universitária, mas se esqueceram de viver a simplicidade da prática do Evangelho. Não honram seus compromissos nem com Deus e nem com os homens. Porque acham que podem separar as duas coisas; mas a  Bíblia diz que “Jesus crescia em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens”.

Nossos títulos,cargos, funções,conhecimentos,oratória,posição social, cultura... nada disso garante nossa Salvação, mas sim viver o Evangelho na sua simplicidade, é hora de vigilância, porque Jesus voltará à qualquer momento. Que possamos estar entre os fiéis, entre aqueles que subirão!

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7:13-14)

Gustavo Rodrigues

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"POR ISSO ARDIA O NOSSO CORAÇÃO"

Uma mensagem do coração para alegrar a alma...

E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras”? (Lc 24:32)

 

 Para Deus o coração é o centro das emoções, em Provérbios no capítulo 4. v 23 está escrito "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." A bíblia fala de um  coração aflito, coração alegre, coração ancioso, coração arrependido,  e podemos falar com toda certeza e segurança que somente Jesus  conhece nossos corações, conhece nossos temores, e somente ele que tem poder para transformar o coração do homem.

            Naqueles dias havia muito temor e insegurança pelo cenário que havia se desdobrado ali, Jesus foi crucificado diante de todos, aqueles que o seguiam estavam temerosos, frustrados, mesmo  Jesus tendo consolado seus corações lá no Getsemani. 

No terceiro dia dois daqueles que seguiu a Jesus  durante o seu ministério, estavam de caminho para Emaus, estranho pensar porque estavam indo para Emaús?  Eles deveriam ficar em Jerusalém, nesta cidade havia uma benção para eles, eles seriam revistos de poder como Jesus havia afirmado. Mas mesmo assim lemos que eles foram a caminho de Emaus, quando procuramos sobre a cidade, não encontramos muita coisa não, nem conseguimos localiza-la com precisão, território desconhecido, igual os corações destes homens, é neste terreno  desconhecido  é nessa incerteza,  nessa dúvida que  Jesus nos acompanha pelo caminho.

 

            Jesus já chegou revelando o que estava dentro dos corações, que era uma  profunda tristeza de seus sonhos terem se frustado. Falaram  do que conhecia de Jesus, o   profeta que tinha uma palavra poderosa que esperava que ele livrasse Israel do opressor, e até  aquele dia nada aconteceu. As veses pensamos assim ,está demorando para cumprir as promessas, ainda minha benção não chegou ,  mas no terceiro dia tudo se revelou, ou seja no tempo profético de Deus tudo  irá acontecer.  Estes dois homens ficaram o dia todo conversando com Jesus , e já no término do dia  chamaram Jesus para entrar na sua tenda.  Já na mesa quando o pão foi partido eles tiveram a revelação de quem estava na sua tenda. Durante  o caminho lá fora , conheciam Jesus pelas obras que Ele realizou na vida de varias pessoas , viu a graça alcançar vários homens e mulheres , mas dentro da Tenda a própria graça foi derramada nas suas vidas, o sangue de Jesus , representado pelo partir do pão, pelo sacrifício da cruz, os fez verem Jesus Vivo e é somente pelo Espírito Santo que vemos Jesus Vivo.

            Não queriam mais ficar em Emaus, não tinha lugar para eles ali,  pois a Graça estava ardendo o coração, Jesus estava vivo , não havia mais incerteza, o tempo chegou a benção veio, eles só tinham uma coisa a fazer, vamos para a cidade de Davi , vamos para Jerusalém. Essa afirmação que um dos discípulos  falou para o outro foi tão verdadeira que ao lermos , ela se testifica em nossos corações porque o  dia está chegando, nossos corações ardem porque Jesus está vivo, os corações estão ardendo porque está cheio do Espírito santo e esse geme pela vinda do Redentor. Vamos para Jerusalém, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O IMPORTANTE É CAMINHAR


ENTRANDO EM JERUSALEM


LUCAS 13:33


 
“Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém”

 

(Também faremos uso dos versículos 31, 32 e o 33)

 

Já estava chegando a hora. Jesus estava cumprindo seu ministério terreno. No contexto, Jesus estava já caminhando à Jerusalém onde concluiria o projeto do Pai, a saber, o sacrifício. (Lucas 13: 22)

Entrando no versículo 31, você percebe que, os fariseus “orientam” Jesus a sair e retirar-se dali por causa da intenção de Herodes a seu respeito.

Mas, o interessante é que, antes disso, Jesus estava tratando de assuntos que causavam uma “revolução’’ no íntimo de quem o ouvia naquela oportunidade (Lucas 13: 23-30).

“são poucos os que se salvam”? Perguntou ali um desconhecido  (Lucas 13: 23). O homem (a humanidade em geral) que perdeu a identidade anseia pela salvação, o preenchimento da alma vazia. O mundo busca na razão, na filosofia, na sociedade (e seus conceitos), na religião e seus argumentos algo que possa ocupar em sua alma a inexistência do Deus vivo.

Nunca vemos o Senhor satisfazendo a curiosidade dos homens. Quando lhe é perguntado se são poucos os escolhidos, Ele faz disso uma oportunidade para falar à consciência deles, como se dissesse a cada um: "Não se preocupe com os outros; trate que você seja contado entre os escolhidos". É verdade, a porta é estreita, mas o reino é grande o suficiente para acolher todos os que desejam entrar nele. E se você não quer valer-se dessa porta estreita (v. 24), mais tarde somente encontrará uma porta fechada.

 

Jesus então falava ( Lucas 13:23 ...), distribuía a Palavra viva que satisfaz de verdade.

 

O mesmo Jesus hoje tem cumprido o projeto (sua OBRA redentora) e caminha para seu momento conclusivo . Ou seja, o momento da salvação é agora. Em breve será tirado tudo. A Graça, a Palavra viva, a fé, o Espírito Santo, etc. A oportunidade de ouvir e de se achegar em Jesus é agora.

Notemos o seguinte : no versículo 31, os fariseus tentam tirar com, boas intenções ,Jesus dali. “sai” , “retira-te”. Jesus ia para Jerusalém.

Fariseus – religião; mentalidade velha; razão contra a revelação; individualismo; tudo isso hoje tende e tenta nos tirar do caminho, desviar a salvação profética em Jesus. O plano era: Jesus entrar em Jerusalém para ali ser consumado.

- A razão humana e limitada diz: Há vários outros caminhos;

-A religião diz: “sai”, “retira-te”. Não há espaço para Jesus, não há lugar para o espiritual, não há lugar para revelação;

- O homem diz: Não morra! O homem não quer morrer para o mundo, o homem não quer morrer em Jerusalém ( morrer para ressurgir na vida eterna );

v-31 – a palavra registra: “no mesmo dia” . A intenção do inimigo é, no mesmo dia, destruir  tudo. Não deixar crescer o que o Espírito Santo tem plantado no coração do homem, a Palavra de Deus.

Mesmo dia – os fariseus chegaram a Jesus no mesmo dia. Momento profético onde uma OBRA tem sido realizada pelo Espírito Santo. Neste mesmo momento profético, o inimigo de nossas almas tem tentado roubar a benção na vida daqueles que se aproximam do Senhor. Daqueles que, com o Senhor, caminham para entrar em Jerusalém.

É no momento de nossa caminhada à Jerusalém que o inimigo se aproxima para desviar o que se encontra nessa dinâmica. É no processo que nossas mentes são atacadas com argumentos e razão.

 Um detalhe importante : “chegaram os fariseus dizendo-lhe”

 O adversário ataca com argumentos , assim como fez no Éden dando a Eva um “novo discurso”; “um novo evangelho”, fazendo acontecer a queda do homem e, tal recurso fora usado por Adão para se justificar diante de Deus: “a mulher que me deste”.

Ainda no vers.31- “ porque Herodes quer matar-te”.

Detalhe: Quando Jesus nasceu, Herodes (correspondente à época) também o queria matar. Tiramos disso algumas conclusões:

1º - desde o inicio, o plano de redenção tem sido “atacado” pelo governo do homem. O homem que governa a si mesmo, que não dá lugar para Jesus nascer em seu coração e reinar.

2º- Herodes = “ dragão em fogo” (hebraico) – governo do homem, mas também do adversário ( satanás).O argumento para tentar impedir Jesus de concluir seu ministério se baseia , muitas vezes, naquilo que somos : governantes de nós mesmos ( insubmissão ). Insubmissão a Deus é estar submisso ao inimigo. No pecado e opresão.

O inimigo( e também a razão humana) tem um plano definido: matar o profético. No inicio. (Mateus 2:13) e no fim (Lc 13:33). Por quê ?

Porque, início nos fala do chamado, de quando tomamos conhecimento dessa salvação e , Jesus começou em nós a boa obra. O inimigo, assim como a razão humana tende a eliminar a nossa boa escolha.Note que , no inicio, Herodes quis matar a criança. Quis matar a OBRA do Espírito Santo, o projeto do Pai em nossas vidas.

No fim – (processo da salvação)- Jesus ia caminhando à Jerusalém (13:22) .

Somos tentados e estamos sujeitos à queda no processo diário de caminhada à salvação, onde o inimigo ataca usando uma forte arma : a nossa mente.

Mas, mediante a tudo isso, o que o Senhor quer fazer?

“ide àquela raposa”- Jesus disse aos fariseus. Toda razão deve ficar para trás, voltar de onde ela saiu: do adversário. Razão não entra na Eternidade.

“raposa” – a que come os frutos da videira juntamente com as raposinhas. Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Cantares 2:15


Na caminhada para Jerusalém, nossa vinha deve estar em flor, dando o seu fruto (presença do Espírito Santo em nossas vidas. Transformação). Sem o Espírito Santo, não entramos em Jerusalém.

Raposa -astúcia do adversário de nossa alma = mentira. O mundo está fundamentado hoje no engano; permite tudo; “tudo é bom”; “toda religião é boa”. Mas, quer destruir a vinha ( Obra do senhor).

“ expulso demônios....efetuo curas” – Expulsar demônios: livrar o homem do que o prende; livra de um julgo e condenação- SALVAÇÃO. O primeiro ato de Deus para com nossas vidas é : operar salvação.

Efetuo curas – operação externa. Depois da salvação, Deus realiza uma obra completa em nossas vidas, a nossa volta. Transforma nossa realidade. Ele efetua curas para : o paralítico andar (para o homem caminhar à Eternidade); para o cego ver (para o homem ver o espiritual com os olhos da fé); etc.

“e hoje” – salvação agora. (tempo profético em andamento). Graça disponível.

“ e amanhã” – tempo de indefinição ( o homem não conhece o amanha) – na indefinição, na prova, na duvida, temos que caminhar. “diga ao povo que marche”.

“e no terceiro dia sou consumado”- terceiro dia- tempo de Deus; tempo de cumprir seu projeto que será consumado na Eternidade    (em Jerusalém Celestial). Tal consumação se deu e se dá pela morte para o mundo. Devemos morrer para o mundo e ressurgir para Deus.

Versículo 33

“importa porem”. No original- “necessário é” – o que importa para nós nesta hora? Neste caminho, neste processo é válido olhar para trás? Para si? Para os conselhos ao redor? Devemos apenas caminhar e olhar para a promessa. (1cor. 9: 24 ).

“caminhar hoje” – “ basta casa dia o seu mal” – HOJE é o momento oportuno para estar garantindo a salvação em vigilância e santificação. O hoje nada mais é que a preparação para o amanha – santificação para entrar na Eternidade.

“amanha e no dia seguinte”. Caminhar rumo à esperança. “fazei firme vossa vocação”. Caminhada na fé, com fé, guardando e aperfeiçoando a fé.

“ fora de Jerusalém” não podemos morrer fora do projeto. Morrer no projeto é viver para Deus. O sentido de nossa caminhada é: entrar na terra.

No original está da seguinte forma: “não é admissível que um profeta morra...” . Não podemos admitir jamais a queda e perda da fé. Estamos num “novo e vivo caminho”, somos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Morrer é: para o mundo. Morrer para o mundo é entrar em JERUSALEM. Quem morre em Jerusalém é consumado. Até que lá se chegue, o necessário é? Caminhar hoje, amanhã e depois....

 

A paz do Senhor Jesus !

 

Gabriel Felipe M. Rocha

sábado, 15 de setembro de 2012

O Escudo de Davi



O SENHOR É O NOSSO ESCUDO
“Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça”.
Salmos 3:3

Este Salmo foi escrito por Davi em um momento de grande angústia e aflição, quando seu filho Absalão se rebela contra ele para usurpar o trono. Para evitar o confronto com seu próprio filho Davi sai de Jerusalém por um período. Sai pelos fundos do palácio que dava no vale de Cedrom, onde ali, faz essa oração.
Davi escreve em lágrima os versos 1 e 2, mas no 3 ele é visitado pelo Espírito Santo, e vem à sua memória a imagem dos “Escudos de seu exército”.
Quando as nações iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é  “Estrela de Davi”.
A estrela de Davi (chamada de Escudo de David), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David.
 O nome David em hebraico é composto de três letras na seguinte ordem: Dálet-Vav. Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima.
Este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180o. para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.
No entanto, há um significado maior na estrela de David, pois  ela é um símbolo do próprio Messias. Ele mesmo diz no livro do Apocalipse(22, 16): “... Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei Davi.
Há ainda um simbolismo profético profundo:
  TRIÂNGULO PARA CIMA = Um grande povo na terra para um único Deus no céu.

TRIÂNGULO PARA BAIXO = Um grande Deus no céu para um único povo na terra

Diferenças: Estrela de Davi  x  Hexagrama

A Estrela de Davi representa o povo de Deus, enquanto o Hexagrama é uma cópia usada pelo ocultismo. A diferença entre o “Hexagrama” e a “Estrela de Davi” é que na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos (um passa em cima – dentro – do outro formando uma só figura), enquanto no hexagrama os triângulos são entrelaçados (dois triângulos diferentes que quando entrelaçados – um independente do outro – formam o hexagrama).
  • Sobrepostos (“Estrela de Davi”):
 Entrelaçados (“Hexagrama”):

Portanto, quando Davi diz que o Senhor é o seu Escudo, ele traz este símbolo à memória: - Meu escudo não está comigo, ficou no palácio, mas o Senhor é o meu Escudo!
Nos momentos de angústia, perseguição, calúnia, aflição... lembre-se que você faz parte do povo que tem um grande Deus no céu. Assim como os inimigos de Israel tremiam quando viam os Escudos do exército de Davi; assim também o inimigo treme quando olha para você e vê a presença de Deus em sua vida.
Só de olhar as pessoas precisam ver em nós que somos servos de Deus, caso isto não esteja acontecendo, ainda há tempo, renove sua aliança com o Senhor.
Gustavo Rodrigues