segunda-feira, 9 de setembro de 2013

AS “REGRAS” DE FÉ:

AS “REGRAS” DE FÉ:

“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (Romanos 14:23).


Muitos crentes gostam é de regra. Se não tiver regra, inventa, mas precisa sempre achar "regras", "padrões", "normas" para tudo que faz. Se não estiver dentro de uma regra, então não sente que está fazendo a coisa certa e fica no medão ê ô.. Esse pessoal, infelizmente, corre um grande risco de cair no legalismo, absolutizando regras além das da Palavra de Deus, ou mesmo achando que pelas regras da Palavra de Deus poderá justificar seu cristianismo, quando a Bíblia diz que somos justificados pela fé e, a Bíblia, é "regra" de fé, mas no plano profético e não histórico e nem "letra".

Para quem gosta de regras, temos "boas" regras:

1. Jamais despreze a oração diária. E, quando orar, lembre que Deus está presente ali, ouvindo suas orações não por que você é bom, mas unicamente pelo precioso sangue de Cristo que te deu esse direito. Ao pedir de Deus uma benção, lembre-se que as bençãos dele são resultados de sua misericórdia e não do seu merecimento e o sangue de Jesus te dá os vários benefícios da graça. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6). A oração é um importante meio de se buscar uma benção e, toda benção, é oriunda da graça de Deus. Portanto, a oração, assim como outros recursos é um meio de bençãos ou de graça (não para a graça, mas da graça).

2. Jamais menospreze a leitura diária das Escrituras. E, quando ler, lembre que Deus está falando a você; A Bíblia não é importante por causa dos registros históricos, mas é pelo seu teor profético. Ela testifica de Jesus e Jesus é vivo. Se Jesus é vivo, Ele fala. Nessa lógica, a Bíblia fala em qualquer texto ou versículo quando se busca a voz de Deus com fé e desejo de fazer a sua santa vontade. Portanto, precisa crer e agir de acordo com o que Ele diz. Acredito que toda apostasia começa em se negligenciar estas duas regras aqui já ditas. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39).

3. Jamais passe um dia sem fazer algo para Jesus. Todas as noites, medite sobre aquilo que Ele fez por você e pergunte a si mesmo: “O que estou fazendo por Ele?” “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16). Lembremos do "ide". Não importa onde você congrega. Não importa se você serve a Deus na A ou na B, o importante é servir. Cumprir o "ide" é, ao mesmo tempo, amar a Deus (pois essa é a sua principal vontade em relação à sua igreja aqui na terra) e amar ao próximo (pois não há amor maior do que compartilhar com ele da Vida Eterna).

4. Se você está em dúvida acerca de algo ser correto ou errado, dirija-se ao seu quarto, dobre seus joelhos e peça a bênção de Deus sobre aquilo “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17). Se você não puder fazê-lo, aquilo é algo errado “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (Romanos 14:23). Deus é vivo e realiza uma obra genuína. Busque-a!

5. Jamais copie seu cristianismo de outros cristãos ou argumente que tal pessoa faz isto ou aquilo e, por conseguinte, você também pode fazê-lo “Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.” (2 Coríntios 10.12) Pergunte a si mesmo: “Como o Senhor Jesus agiria em meu lugar?” e esforce-se para segui-Lo “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;” (João 10:27). A Obra genuína do Espírito Santo é para frente e não para "os lados".

6. Jamais creia naquilo que você sente, se contradiz a Palavra de Deus. Pergunte a si mesmo: “O que eu sinto é verdadeiro, sendo confirmado pela Palavra de Deus?” Se ambos não podem ser verdadeiros, creia em Deus e acredite que seu coração está mentindo “De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.” (Romanos 3:4). As verdadeiras experiências com Deus acontecem e não deixam dúvidas. No caso de dons espirituais, se não há um discernimento seguro, busque pela Palavra. “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.” (1 João 5:10-11) .

....Por enquanto tá ótimo!!!!

Paz!