segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O QUE É RELACIONAR-SE COM JESUS?

O QUE É RELACIONAR-SE COM JESUS?

Por Gabriel Felipe M. Rocha

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (João 10:27)



Saúdo com a paz do Senhor Jesus a todos os irmãos, amigos, leitores e verdadeiros estudantes da Palavra de Deus.

Lendo o versículo acima, algo me chamou a atenção, portanto me dispus a estudar um pouco esse verso de João 10:27.

No texto proposto, quem fala é Jesus. Ele é bem enfático ao dizer: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz [...] e elas me seguem”. Há, portanto, uma relação de reciprocidade indicando que: ser servo do Senhor Jesus implica em uma relação com Ele. Jesus sempre chamou o homem para tal relacionamento. Vou dar um exemplo que, para mim, é um exemplo clássico: João 21: 15 ao 17.

Nos dois primeiros “amas-me”, Pedro não se entristecera, pois Jesus falava de um amor que já existia com forte evidência em Pedro. Mas na terceira pergunta, Jesus usara a expressão grega “phileo” que traz a ideia de “relacionamento”, “amizade”, “amor de reciprocidade”, “andar junto”, dentre outros significados que podem ser extraídos desse termo. Essa terceira pergunta entristeceu Pedro, pois ela foi mais forte e direta e tocou exatamente em pontos fracos que Pedro demonstrara em alguns momentos: inconstância no serviço e no entendimento. Mas Jesus, com muito amor, o chamava ali para um íntimo relacionamento e, nesse chamado, Pedro recebia uma importante orientação: “apascenta as minhas ovelhas”. Pedro obedeceu, Pedro ouviu, Pedro seguiu...

Mas, o que é exatamente se relacionar com Jesus? Quero, aqui, chamar a atenção para alguns detalhes:

“As minhas ovelhas ouvem...”

O termo grego usado para “ouvir” é akoúo que significa também “obedecer” ou “atender a audiência” (ou o chamado).

Jesus estava dizendo o seguinte: suas ovelhas (de verdade) o ouvem e imediatamente o seguem.

“e elas me seguem”

O termo grego usado para “seguir” é akoloutheo que tem a mesma raiz semântica de akoúo e significa “acompanhar”, “obedecer ao caminho” ou “estar no mesmo caminho”.

Relacionar-se com Jesus é obedecer as suas palavras, é ouvir o que o Espírito Santo diz, é estar atento à revelação. É, portanto, Caminhar em suas pisadas e nunca abandonar o Caminho (que aponta para Ele mesmo). Ou seja, “ser fiel até a morte”.

“Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10)

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:11)



No Antigo Testamento, o termo ouvir também se apresenta na tradução hebraica como obediência e fidelidade.

Exemplos:

“Ouve, ó Israel...” (Deuteronômio 9:1).

“Será, porém que se não deres ouvido á voz do Senhor, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos...” (Deuteronômio 28:15).

É a obediência à voz de nosso pastor que nos faz vencer, que nos faz fortes, seguros e prósperos. Obedecer à orientação e à revelação do Senhor, para nós, é como alimento.

O maior obreiro de todos os tempos e também o maior de todos os servos foi o próprio Senhor Jesus que tinha a obediência ao Pai algo tão importante como o seu alimento diário. Todo o projeto de Deus e toda a realização de sua Obra consistem em ouvir, obedecer, dispor e seguir.

“A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34)

Se Jesus era obediente, por que seus discípulos não serão? Jesus nos chama para sermos como Ele, portanto, devemos carregar sobre nossos corações o DESEJO de obedecer ao Senhor em todo o tempo. Se assim fizermos, estaremos nos relacionando com Ele no mesmo amor (phileo) que Jesus quis de Pedro na terceira pergunta.

“Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” (João 15:14,15)

Outro detalhe de grande relevância:

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”

“Eu conheço-as” – Essa afirmação de Jesus aparece exatamente no meio de sua frase. Para melhor entendermos, vamos analisar outro texto:

“Em verdade vos digo que vos não conheço” (Mateus 25:12)

Nesse verso em Mateus 25:12, Jesus, como o noivo da parábola, dizia para as virgens infiéis e desobedientes que Ele não as conhecia. Pois bem, sabemos que Jesus é Deus e como Deus, além de onipresente e onipotente, Ele é onisciente. Ele conhece a todos. Mas a frase “não vos conheço” está ligada a outro sentido: remissão, novo nascimento, presença real do Espírito Santo na vida de cada um.

O termo grego usado para “conheço” é eido que significa também “considerar”. Jesus considera aquele que faz a sua vontade e o tem como Senhor.

Quem o anjo da morte conheceu (ou considerou) na ultima praga sobre o Egito? O anjo conheceu os que tinham o sangue nas portas e luz em suas casas. Da mesma forma, Jesus, quando vier, conhecerá aqueles que estiverem cheios de seu Espírito Santo. Viver em espírito e em regeneração é viver com Jesus e se relacionar com Ele.

Como identificar alguém cheio do Espírito Santo? O indivíduo cheio do Espírito santo é aquele que ATENDE à voz do seu Senhor e o segue, fazendo a sua vontade. Não há um sequer que esteja cheio da presença do Senhor e permanece inerte diante da vontade de Deus.

Voltando para João 21:15-17, (na terceira pergunta de Jesus), Pedro entristecido respondeu: “Senhor, tu sabes de tudo” (conhece tudo). O Senhor conhece tudo, Ele sabe quem são seus. Ele sabe quão fraco somos, mas Ele mesmo nos fortalece e nos capacita para que possamos ouvir a sua voz.

Relacionar-se com Jesus é, enfim, obedecer (ouvir) a sua palavra, seguir o seu caminho e reconhecer que Ele conhece e sonda constantemente o nosso coração e vê a verdadeira intenção de nossa mente. Mesmo na nossa fraqueza e considerável limitação por sermos tão pecadores, Ele considera-nos como servos e amigos, pois vê o quanto queremos estar com Ele, apascentar o seu rebanho e realizar a sua Obra.

Quero finalizar dizendo que: Se relacionar com Deus não implica apenas pedir, mas também agir, fazer produzir, dar frutos. A oração é fundamental na vida do verdadeiro servo de Deus e, muitas vezes define o nível de intimidade que se tem com o Senhor, porém, ter vida com Deus sugere uma vida de obediência e trabalho.

Louvado seja o Senhor!

Gabriel Felipe M. Rocha

Graduado em História (licenciatura e bacharelado); pós graduado em Sociologia (Sociologia da Educação); bacharel em Teologia (com ênfase em História da Igreja); mestrando em Filosofia (campo de estudo: Ética e Antropologia).