segunda-feira, 19 de maio de 2014

O CULTO E SEUS ELEMENTOS (O culto que agrada a Deus)

O culto e seus elementos
Por Pr. David Cristiano

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Colossenses 2:8)

“O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” 
(Gálatas 1:7-9)

Particularmente, gosto do novo. Viva o novo. O novo concerto de Deus, a nova aliança no sangue de Cristo. O novo testamento. Alguns ainda gostam muito do velho que é apenas sombra daquilo que viria. Seus textos são vivos. Mas, gostamos do novo, pois, vinho novo é melhor. O derramar do Espírito Santo é abundante nessa última hora e não como foi por medida no tempo dos profetas. A glória dessa casa maior do que daquela. Então vejamos, o culto que Deus vai nos ensinando em algumas linhas do novo testamento:

O Culto inicia-se com compaixão de Deus para com o homem. É o momento de perdão. É fruto de operação de Deus em nosso favor e não ao contrário. Depois, nós absolvidos pela misericórdia de Deus apresentamos dons e talentos para Deus. Fomos chamados a adoração, em santidade e fazendo aquilo que é agradável a Deus. Só podemos agradá-lo se fizermos aquilo que de fato é a Sua vontade. Esse é o nosso culto a Deus.

Romanos 12:1
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 

O culto é um ajuntamento. Uma congregação de crentes cujo coração volta-se para Deus. O que faremos naquele momento é salmodiar. Louvar, agradecer, engrandecer a Deus. É hora do ensino, da doutrina. É o momento da revelação de Deus e Deus revelando o oculto e o escondido. Tem língua, sim pois onde tem língua tem operação do Espírito Santo. Tem interpretação, pois no culto Deus se revela, se mostra, fala ao homem. E tudo no culto é para Edificação. Para o crescimento. O culto não é lugar para política, para alfinetadas, para chavões, para enfermar mais o enfermo. O culto é para edificar. É para tornar sólido a construção de Deus em favor do homem.

I Corintios 14:26
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 

Mas existe também o culto que não agrada a Deus:

 Devemos tomar cuidado com aqueles que assumem os púlpitos que com lisonjas e a pretexto de culto revelado e ou filosofias sutis e da presença de anjos transtornam a verdade de Deus. Inchados por uma consciência carnal. Com sutilezas de textos fora do devido contexto fazem-se parecer sábios para convencimento dos fracos na fé e no conhecimento de Deus.

“Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”. (
Gálatas 1:11-12)

Colossenses 2:8
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Devemos ter cuidado daqueles que querem manipular a mensagem em seu bel-prazer. Que colocam cargas, jugos, pesados sobre aqueles que um dia foram libertos em Cristo da dívida. Não existe dívida mais, pois ela foi paga na cruz do calvário. A salvação é um ato de Deus para com o homem, é tão somente pela graça e pela fé (Ef. 2.8). Se for gratuito não implica mais em dívidas. Elas foram pagas na cruz.

Alguns “obreiros” da iniqüidade e lobos disfarçados de ovelhas insistem em impor legalismos, usos e costumes, imposições. E fazem isso  como se Deus tivesse isso como propósito único ou o principal. Ou como se Deus fosse tão vingativo quanto a nossa natureza pecaminosa.

“E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão (Gálatas 2:4)



Colossenses 2:14
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Colossenses 2:18
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, 

O nosso culto a Deus é fruto de lábios que confessam Seu nome. De uma nova vida em Cristo livre dos fardos humanos. De uma caminhada em santidade e em santidade diante de Deus.

Deus vos abençoe. Leia a Bíblia.

Colossenses 2
20 - Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 
21 - Não toques, não proves, não manuseies?
22 - As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 - As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.


Pastor David Cristiano

Nenhum comentário: