quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Palavra de Deus e a Revelação de Jesus Cristo

Reflexão do dia:

A Palavra de Deus e a Revelação de Jesus Cristo:
(Por Gabriel Felipe M. Rocha)



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39)


A Bíblia é um livro (ou um conjunto de livros). Livro que (nós cristãos) aceitamos como inspiração de Deus. Inspiração essa que trouxe à luz o que antes estava oculto com Deus.  A isso chamamos de revelação. Portanto, a Bíblia é a revelação de Deus.

Revelação de ou do quê? Ela, as Escrituras sagradas, revelam a graça desse Deus na Pessoa do Filho, a saber, Jesus Cristo. Deus não pode se revelar a humanidade pelo peso que nos seria sua Glória, Majestade e Santidade, pois somos seres de pecado. Não podemos jamais por nós mesmos ver a Deus, tampouco participar de sua glória.

Mas esse Deus não pode se revelar em sua plana Santidade não porque, de fato, não pode por si mesmo, mas por que nós (pecadores) não suportaríamos vê-lo.

Mas esse Deus, além do juízo, revelou também sua generosidade imensurável ao homem. Revelou sua graça quando nos fez o imerecido favor de nos doar a Vida. Então se deu a conhecer na Pessoa Maravilhosa do Filho. Portanto, o Verbo divino se fez carne e se tornou como homem para que o homem pudesse contemplar a glória do Pai (João 1: 1 ao 12).

Então a Palavra de Deus habitou entre nós e, embora o mundo não o reconheça assim, nós (pela graça e pela fé) recebemos sua glória.

Toda a revelação da graça se encontra nas Escrituras. Ela, a Bíblia, é, portanto, o único manual ou regra de fé e prática da Igreja de Deus. Ela revela o Cristo glorificado.

Nenhuma revelação pode estar além das Escrituras sagradas. Aliás, nenhuma revelação pode ser mais importante que a mensagem bíblica (Gálatas 1: 8,9), a não ser a revelação de Jesus Cristo (Gálatas 1: 12). A única revelação superior às Escrituras é a Revelação de Jesus Cristo que, a saber,  é testificada pelas próprias Escrituras. Qualquer manifestação espiritual, seja dons do Espírito, sejam outras coisas, devem passar pelo crivo das Escrituras.

Contudo, não somos servos da Bíblia e nem servos de alguma tradição protestante ou não. Mas somos servos de Jesus Cristo, a Revelação de Deus. Não somos servos da tradição, seja ela histórica ou de "nova onda" e, tampouco, podemos ser servos de qualquer instituição que nos venha como a portadora única da verdade. A Bíblia é o instrumento pelo qual podemos tomar posse da Herança por meio da fé na Palavra Viva (Hebreus 11: 1 ao 40). Qualquer ortodoxia ou zelo excessivo também é morte. Qualquer experimentalismo estranho também é.

A Palavra quando entendida e quando tem o retorno de nossa fé, se torna eficaz e penetra no crente com poder e sinais e o prepara para ser servo de Jesus Cristo e o frutifica para a vida eterna, pois a Vida se revela na Palavra de Deus. (veja em: Hebreus 4: 12/  João 15: 01 ao 8)

 A Palavra de Deus é eficaz porque age por intermédio do Espírito Santo, Espírito esse que dá o conhecimento de Cristo, do Seu Evangelho, convence do pecado, produz arrependimento, regenera, transforma, santifica e usa aquele que na Palavra creu. A Palavra deve produzir vida. Essa é a fundamental obra do Espírito Santo (qualquer ensinamento contrário é engano).

Por ela - a Palavra - vem a fé. E nela (na Palavra) se encontra toda a informação espiritual e intelectual para que o crente em Jesus possa ser como seu Senhor e Salvador e nela encontramos a revelação da graça pelo qual todo homem que crê será salvo. Nada além das Escrituras! Ela é inerrante e suficiente. É a Palavra do Criador. Criador esse que - por  plena generosidade (graça)  -  quis salvar um povo para si em Jesus Cristo.

Pode até faltar dons espirituais, mas não pode faltar a Palavra de Deus. Pode até faltar quem toque, cante  ou adore em grupos na igreja, mas o louvor sincero é fruto da Palavra e, jamais pode faltar a Palavra de Deus.

Portanto, deixemos ela nos confrontar. Deixamos Deus falar. Leiamos a mesma sem amarras religiosas e nem procurando partes para auto justificação religiosa. Deixemos o Espírito operar vida com abundância pela fé. Para quem precisa exercitar a fé, leia as Escrituras. Para quem precisa de uma resposta sobre qualquer questão, ore e leia as Escrituras. Quer ouvir Deus falar intimamente? Ore e leia as Escrituras. Quer conhecer mais a Jesus Cristo? Ore, se santifique e leia as Escrituras, pois nelas verás Jesus e Ele falará contigo por intermédio de seu Espírito Santo.


“Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes em seus escritos, como crereis em minhas palavras?” (João 5: 46,47)

“Quem crer em mim, COMO DIZ A ESCRITURA, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:38)

“Não diz A ESCRITURA, que o Cristo vem da descendência de Davi [...]?” (João 7: 42)

“Se vós permanecerdes em minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” (João 8: 31)
“ Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8; 32)

 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esses são os que me amam” (João 14: 21)


Gabriel Felipe M. Rocha é professor e acadêmico. Graduado em História, pós graduado em Sociologia, bacharel em Teologia e mestrando em Filosofia na área de Ética e Antropologia.

Nenhum comentário: