sexta-feira, 6 de junho de 2014

Família um lugar para inculcar valores

Família um lugar para inculcar valores

Texto base: Deuteronômio 6:1-9.


O casamento é uma bênção! Assim como todo o resto da criação e projetos de Deus, ele é perfeito, formidável, sensacional. É também enigmático, misterioso, sedutor… Do casamento nasce uma nova família (que já é completa com marido e esposa; ou seja, não é a chegada de um filho que faz de uma família, “família” de verdade).
Quantas oportunidades surgem com o casamento! Quanta alegria! Quanta bênção! Quantos desafios!… Casamento implica na formação de um local onde marido, esposa e filhos (quando chegarem) possam desfrutar do prazer do crescimento, amadurecimento, multiplicação e compartilhamento… Isso se chama FAMÍLIA. É com a família que aprendemos desde cedo sobre dor e prazer, alegria e tristeza, ganhos e perdas, lágrimas e gargalhadas, trabalho e diversão.
Família, longe de ser um fardo, é uma grande bênção, um grande presente. O que fazemos com ela e dela, provoca uma repercussão imediata, bem como desdobramentos futuros. Por ser o primeiro local de formação do caráter de uma pessoa, toda a atenção e cuidado devem ser tomados com palavras e procedimentos (ação e reação).
Família é um local para inculcar os valores do Reino de Deus (que são valores eternos). Encontramos esta instrução nas Escrituras Sagradas, mais especificamente no livro de Deuteronômio (6:1-9). O líder e profeta Moisés fala ao povo,em nome do Senhor, sobre esta questão. Percebemos que os valores são inculcados nos pais em primeira mão e estes os inculcam em seus filhos. Quanto a este processo de inculcamento de valores, podemos destacar:

(1) Atenção imprescindível
“ouve, pois ó Israel…”. Tudo tem seu início com a atenção voltada para Deus. Impossível inculcar os valores do Reino se a atenção não estiver totalmente sintonizada com o Trono da Graça. A primeira coisa que os pais deveriam fazer era escutar a voz de Deus. Naquele tempo, esta voz era ouvida por intermédio de Moisés, o profeta. Hoje, esta voz deve ser ouvida, em primeira mão, através da leitura constante, sistemática e persistente das Sagradas Escrituras. Não é possível inculcar valores desconhecidos. Para conhecê-los, é indispensável escutar a voz do Senhor Deus.

(2) Relacionamento indispensável – “
amarás, pois o Senhor teu Deus…”. Do “ouvir” surge um relacionamento com Aquele que transmite os valores do Reino. Esta relação envolve um amor sincero e leal. Os pais precisam inculcar este valor nos filhos: relacionamento com o Criador. Como transmitir algo que não é conhecido? Como expressar com propriedade o valor de um relacionamento que nunca foi experimentado? Para mostrar aos filhos este valor do Reino, é indispensável que os pais desfrutem e experimentem um relacionamento real e intenso com o Senhor Deus.

(3) Obediência inadiável
“estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração”.Percebemos, pelas palavras do Senhor, que o inculcamento dos valores do Reino nos filhos não era uma tarefa opcional, e sim um mandamento. Isto quer dizer que ao ouvirmos esta ordem, devemos cumpri-la na íntegra. Adiamentos não serão aceitos. A ordem dada hoje deve ser cumprida hoje. O “segredo” para uma obediência inadiável: a ordem estar alojada no coração. Todo nosso coração deve estar tomado pelos valores do Reino. Assim sendo, transmiti-los será um enorme prazer.

(4) Responsabilidade intransferível
“tu as inculcarás… tu falarás… tu as atarás… tu as escreverás…”. A terceirização do inculcamento dos valores do Reino aos filhos, por parte dos pais, é inconcebível. A responsabilidade é intransferível. A ajuda de parentes, amigos, mestres, é sempre muito bem-vinda, mas não substitui o dever dos pais. O Senhor Deus foi muito enfático: “são vocês mesmos que deverão ensinar seus filhos. Para tanto, tratem de aprender, guardar e aplicar estes valores em suas próprias vidas. Usem todos os meios disponíveis para não se esquecerem deles”.
No Novo Testamento o Senhor Jesus falou sobre estes valores, quando foi questionado sobre este assunto. Segundo Ele, cumprimos e aplicamos tais valores quando amamos o Senhor Deus de todo nosso coração, toda nossa alma e todo o nosso entendimento; e amamos nosso próximo como amamos a nós mesmos.
Os valores do Reino descrevem uma relação que aponta para duas direções: Vertical – com Deus, que envolve submissão, adoração, honra, louvor, consagração obediência; e Horizontal – com os outros seres humanos, que envolve respeito e serviço.
A família é o lugar de ensinar, treinar, testar e aplicar estes valores. Sendo assim, que o Senhor Jesus abençoe sua família intensa e abundantemente.


Pr. Gidiel Câmara | prgidiel@oitavaigreja.org.br

Nenhum comentário: