terça-feira, 17 de junho de 2014

IGREJA (Segunda parte)

Uma reflexão sobre o tema: Igreja (Segunda parte)

No Antigo Testamento, tinha-se a figura do Templo. O Templo foi instituído pelo próprio Deus para "fazer morada com o seu povo". O Templo construído por Salomão foi o primeiro Templo fixo de Israel. Esse veio substituir o antigo Tabernáculo (que tinha o mesmo propósito espiritual do Templo, no entanto, era provisório).

Em seu salmo (Salmo 122.1), Davi declara que sua alegria era estar na "Casa do Senhor". O termo "casa" no hebraico indica não só uma estrutura física como a nossa casa de tijolos e cimento, mas indica também "intimidade com o Patriarca", ou, "intimidade", "local da intimidade com o pai", pois a casa era um local sagrado para Israel. Era o local onde a família fazia suas refeições e ouvia o pai (patriarca) e estava aos pés do pai (do provedor).

Portanto, Davi estava expressando sua alegria em estar na intimidade com o seu Deus.

Na Nova Aliança (Novo Testamento do Corpo e Sangue de Jesus), essa figura do Templo foi abolida, ou seja, acabou. Por que acabou? Porque a Lei (instituição ligada ao Templo) foi abolida na cruz do Calvário. Cristo cumpriu sua promessa na cruz e - espiritualmente/ profeticamente - derrubou o Templo físico, ou seja, aboliu a Lei (que apenas indicava o pecado/ a morte) e o reconstruiu no terceiro dia, ou seja: garantiu-nos por intermédio de seu Sangue derramado a plena intimidade com o Pai por meio desse sangue, a saber, por meio da operação regeneradora do Espírito Santo a qual  podemos chamar de obra do Espírito Santo.
Nós, crentes em Jesus que recebemos a porção da Herança do Senhor e fomos batizados pelo Espírito Santo, somos agora o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. Paulo ensina assim em suas cartas. Como templos do Espírito, reunimos em um só Corpo, numa mesma doutrina e num mesmo pensamento para a salvação nossa.

Hoje, nós, Templos do Espírito Santo, remidos pelo sangue de Cristo, formamos o Corpo de Cristo.  Nós, servos de Cristo, crentes no Nome de Jesus  somos o Corpo e nossa reunião forma-se a IGREJA DE JESUS CRISTO, a Noiva amada do Cordeiro que breve estará com Ele na Eternidade,

Hoje a Igreja é uma assembléia, um local de reunião e comunhão entre os crentes para: banquetearem juntos o alimento espiritual, para compartilhar das bênçãos da comunhão, para a oração conjunta, para o louvor do Nome do Senhor, para ouvir (ou compartilhar) uma Palavra, para aprender a doutrina e , sobretudo, para se alimentar  e se fortalecer para:

 1º sair e cumprir o Evangelho que não é realizado apenas dentro das quatro paredes do templo físico. No entanto, estar reunindo todos os dias lá é necessário para o fortalecimento nosso, pois no congregar está a benção do Corpo de Cristo.

  2ª se preparar para a batalha diária (disse diária/ todos os dias) e se santificar para a volta gloriosa de Jesus Cristo.

Hoje a igreja física (tijolo e cimento) não pode ser espiritualizada. Deve ser apenas consagrada por Deus para ser local de reunião e de comunhão entre os irmãos para um só propósito: fazer a vontade do Pai e realizar sua obra, saindo pelo enorme campo (no mundo) levando a Palavra. Evangelho, portanto, não é apenas na comodidade do seu templo físico, mas é mostrar Jesus ao mundo através do templo espiritual, a saber, por nós mesmos.

Em João 17:21, Jesus ora ao pai pela Igreja, ou seja, por aqueles que o Pai lhe deu. Ou seja, não há ali para Jesus uma igreja física que o preocupava, mas sim uma congregação de santos e eleitos pelo Pai.

Qual era a oração de Jesus ali (17: 15 ao 21)? A oração era para que os crentes sejam santificados (na Verdade) para que o mundo veja a glória de Cristo neles e reconheça que Deus os enviou. 

"Cristo em vós, esperança da glória"

Quem é a Igreja? A Igreja são os santificados e remidos pelo Pai para a realização de sua vontade descrita na Palavra. A Palavra revela o projeto divino. O crente guiado pela Palavra (na ação do Espírito Santo, é carta viva para o mundo enviada por Deus.

O Espírito Santo usa o crente (o servo) para revelar Cristo ao mundo. O Espírito Santo revela Jesus à congregação (igreja). Jesus é revelado no Corpo (na comunhão entre os remidos e eleitos pela graça), logo, nós, em comunhão, revelamos Jesus ao mundo (pela ação do Espírito Santo em nós). Eis aí a verdadeira "obra do Espírito Santo" na qual a Palavra ensina e expõe. Qualquer ensinamento contrário ao das Escrituras seja anátema!

Como disse na parte um dessa análise, "Igreja" vem do termo grego ekklesia que significa: "chamado para fora", ou seja, igreja é uma missão. Missão se cumpre dentro das quatro paredes somente? Não!

A missão perpassa pelo semear da mensagem da cruz (do Reino) ao mundo.

Mas a igreja física é então o lugar onde esses crentes comissionados pelo Espírito Santo se reúnem para se fortalecerem na Palavra e na graça de Deus para a efetivação cada vez maior desse propósito divino: redenção humana.

A igreja física é o "quartel general" onde os soldados se reúnem para ir à batalha. Lá eles são treinados pela Palavra, cantam hinos de vitória e de louvor ao Rei, se alimentam com alimento sólido para não padecerem no combate diário, curam as feridas um dos outros (pois soldados se ferem nas lutas), etc.

Esse é o propósito da congregação.












Gabriel Felipe M. Rocha.


Nenhum comentário: