segunda-feira, 16 de junho de 2014

IGREJA

Uma reflexão sobre o tema: "Igreja"

"Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo"

(Gálatas 1:10)

Muitos, infelizmente, obcecados pelo sistema religioso que as vezes impera, acham que fazer a vontade de Deus e viver o Evangelho é apenas no âmbito da igreja física. Acham que ali é o Corpo. Foram e são ensinados errados e creem veemente que o Corpo de Cristo é a igrejinha local de tijolo e cimento.


Contudo, congregar é bom e é preciso. A experiência da igreja de Atos dos Apóstolos era essa: reunir todos os dias nos templos, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo.

Não podemos deixar de congregar. No entanto, não podemos deixar de cairmos na graça de todo o povo. Como? compartilhando ao mundo aquilo que rebemos em nossa igreja, a saber, a Palavra de Deus e o Evangelho de poder.

Mas muitos acham que servir a Deus é apenas varrer a igreja, ir aos cultos e reuniões internas e cobrar dos outros esses "feitos santos". Isso tudo é bom. Limpar a igreja por gratidão, agrada a Deus. Ir aos cultos é fundamental para vivermos a comunhão da igreja, compartilhar a alegria da salvação, aprender a doutrina, ouvir a palavra, levar uma palavra, orar, receber uma oração, etc. Os cultos são especiais. São banquetes dos céus para nós que amamos congregar.

No entanto, viver o EVANGELHO não se resume em estar nas quatro paredes de sua igreja. Repito: estar lá é muito bom. Congregar é preciso, se possível, TODOS OS DIAS compartilhando da mesma comunhão e do mesmo sentimento. Lamento te informar isso, mas, se você pensa assim, está errado. Não sou eu quem fala que estás errado, mas a Santa Palavra de Deus, a saber, única regra de fé e prática da Igreja Fiel de Cristo (que são todos os crentes e servos de Deus pelo mundo independente da denominação que congrega). Ela (a Bíblia) está acima de qualquer revelação que venha para "completar" a mensagem da salvação. 

A Palavra chama de anátema esse tipo de acréscimo. Paulo advertiu muito sobre isso em Gálatas. A Bíblia contém a sã doutrina, ela é a Palavra de Deus, ela é suficiente. Mais suficiente que qualquer dom espiritual. Está acima, é a revelação do fundamento da Igreja, a saber, Jesus Cristo.

Portanto, ser igreja é: atentar para aquilo que o Evangelho ensina. Igreja é um termo que vem do grego "ekklésia' que significa "chamado para fora", ou seja: nosso chamado é para fora e não apenas servir dentro do edifício físico que chamamos de igreja. Igreja somos nós. O culto na congregação é apenas a reunião dos santos, o banquete dos eleitos, o preparo para sair.

Nosso chamado é para fora: é para visitar a quem precisa, levar uma palavra de benção, orar para a libertação do cativo e do oprimido, ajudar o irmão que precisa de uma edificação, é testemunhar com a vida da salvação em Cristo, é ser luz e sal nesse mundo perdido e condenado, é ser fonte de bençãos para os que estão ao nosso redor, é frutificar, trazer vidas a Cristo (e não apenas a nossa denominação). Aliás, "convidar" pessoas para sua igreja visando o crescimento numérico da mesma é apenas um ato de proselitismo. Jesus não ensinou assim.

Hoje vemos muitos crentes que carregam suas bíblias nos cultos, mas não a leem e quando a leem , leem conforme quer a denominação que frequentam e servem. Teve um obreiro que certa vez disse: "eu não fico lendo e estudando Bíblia não... eu apenas caço a revelação...". Que ignorância! O que a religião faz com essas pessoas...

Estamos preparados para receber o drogado, o cativo, a prostituta, o viciado, o ex prisioneiro, o homossexual que precisa de uma libertação, etc.? Estamos preparados? Jesus andava com esses e condenava os religiosos que apenas praticavam o proselitismo. Jesus estava a mesa com os pecadores e rejeitados pela sociedade vigente, mas não andava com os fariseus que faziam algumas obras, alguns esforços religiosos, diziam que eram superiores, que eram a "obra única" de Deus, que estavam acima de todos, que tinham a "revelação" (a Lei de Moisés), etc. Esses jejuavam, oravam, etc. Mas eram religiosos, vaidosos e cobravam essas coisas dos pequenos. Jesus os condenou severamente.... Não eram igreja do Senhor.

Vejo muitos nas igrejas se vestindo de santidade. Amam dizer que madrugam e jejuam. Hipócritas! O interior está cheio de rapina e sectarismo.
Alguns tentam "mostrar serviço" para homens. Querem a todo custo agradar o pastor. Dizem que estão agradando o Senhor, mas não é bem verdade... Querem funções nas igrejas. Crescimento para esses é assumir cargos na igreja, etc. 

Lamentável pensarem assim, pois a Bíblia não tem crescimento como ganhar funções. Deus por intermédio de seu Santo Espírito é quem deve nos levantar para as mesmas para auxiliarmos o trabalho da igreja e para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do trabalho e do crescimento do Corpo. Devemos buscar sim funções, serviços, devemos servir com amor, devoção (ao Senhor). Mas, como falamos: Evangelho não se vive apenas dentro das quatro paredes de sua igreja.

"Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo"
Gálatas 1:10

Aproveito e posto junto uma análise  mais antiga sobre o tema “igreja”:

Muitas pessoas sabem que a palavra portuguesa “eclesiástico” significa “ter a ver com a Igreja”. Poucas pessoas sabem que esta palavra vem da palavra grega ekklesia (ἐκκλησία), que significa “assembleia” ou “reunião”. Ainda menos pessoas sabem que, se dividirmos esta palavra, vemos que ela é formada de duas palavras menores: ek (ἐκ) e kaleo (καλέω) ou “fora” e “chamar”.

Neste sentido, o que estudiosos para fins de discussão teológica chamam a igreja cristã primitiva compartilhava seu formato básico com a sinagoga judaica contemporânea. É intrigante que em aramaico é também chamada “assembleia” - kenista (כניסתא).

É fato, porém, que no Novo Testamento, ekklesia (ἐκκλησία) é o termo mais frequentemente usado para se referir à igreja. Ele sugere que os primeiros seguidores de Jesus se viam como uma comunidade de um povo com um chamado especial e uma missão especial sobre a terra.

É provável que este termo “chamado para fora ou chamado adiante” evocasse a conexão com o livramento de Israel da escravidão egípcia. Também pode nos direcionar a um aspecto importante característico de muitas igrejas primitivas - muito mais do que apenas um santuário de oração, a ekklesia era um lugar para companheirismo, onde os crentes oravam, se edificavam, cantavam hinos, estudavam, cuidavam dos doentes e compartilhavam refeições. Mas, remete principalmente ao chamado de Jesus para ser Igreja no "Vinde após mim" e no "Ide". Portanto ser igreja é fazer valer o seu chamado para fora e não simplesmente "dentro". A Igreja hoje tem uma missão especial e efetivar o chamado de Cristo e ser igreja de forma autêntica é anunciar sua mensagem e proclamar a chegada de seu Reino. Primeiro, com a própria vida, logo, com palavras e atitudes



Breve trarei aqui um estudo mais amplo e rico em detalhes sobre o que é a Igreja e qual é sua missão outorgada pelo Evangelho de Jesus Cristo.
Agora, para quem leu isso e não gostou, peço que prove na Palavra que estou errado.


Com temor, tremor e amor,

Gabriel Felipe M. Rocha.
(apenas um servo de Jesus Cristo)

Nenhum comentário: