quarta-feira, 25 de junho de 2014

SALMO 25:1


“A ti,Senhor,levanto a minha alma”


O momento atual, requer atenção, caminhada constante rumo ao alvo (salvação) sem se desviar jamais.

A igreja foi instituída pelo Senhor Jesus com um propósito dinâmico de receber e levar a salvação. Testemunhar do Reino e anunciá-lo ao mundo. Isso requer trabalho, caminhada constante, posição firme e segura em sua presença e, necessariamente, definição.

No salmo 25, Davi ora a Deus por causas particulares como: o livramento dos inimigos e o perdão de Deus. No entanto, Davi humildemente se coloca neste salmo como um mero servo que quer “saber os seus caminhos” v.4. Quer lutar, vencer em Deus, quer fazer a perfeita e agradável vontade do Senhor como um soldado alistado para a guerra. É este o salmo do servo que quer ser do Senhor um instrumento e, que reconhece sua miséria humana assim como reconhece a grande misericórdia do Senhor.

Vamos entrar um pouquinho no Salmo 25:1 ao 3.

A ti Senhor,levanto a minha alma” v.1

“levanto” no original hebraico está ligado diretamente ao verbo: “nasáh”, e correspondente também aos verbos "erguer", "aceitar", "suportar" e "produzir". Todos pertencem à mesma raiz de "nasáh".

- nasah = aceitar. Então o salmista diz: “a ti Senhor, aceito-te, com minha alma (entendimento). Para servir ao Senhor e se achegar a ele é preciso estar disposto e se levantar com entendimento. Por exemplo: Senhor, eu te sirvo porque me resgataste da morte e,porque eu quero e te aceito como Deus,entendi o que é salvação. Com o entendimento de SUA VONTADE.

- nasah = suportar/padecer. Então o servo do Altíssimo , no entendimento do plano redentor de Deus, suporta as aflições de Cristo pela fé e se faz co-herdeiro com Ele da Glória Eterna na fé em Cristo e nos gestos de Cristo.Carrega sua cruz.Padece pela Cruz de Cristo.

-nasah= produzir- trabalha e dá frutos. Não será jamais cortado e lançado ao fogo , mas é um servo como árvores que produzem bons frutos. (Ver em João 15)

é um verbo associado com o substantivo: Pajem (função), o que leva as armas, carrega-as. Efésios 6: 11 “revestis de toda a armadura...”. Nos texto então é valido: “A ti,Senhor,me alisto para combater com minha alma” (existência). E a promessa para isso é firme: “ao que vencer...darei de comer da árvore da vida”.

- nasah= exaltar- adorar, louvar a um só Deus, o Senhor. Quer ser servo? Quer ser amigo de Deus? Seja grato! Não se alista para uma guerra,se não há um desejo e uma gratidão pela nação defendida. Em Jerusalém (celestial) está o nosso louvor.

nasah= também significa perdoar; dar; doar; Todo o caráter do servo do Senhor está contida numa única palavra: “Levanto”. Tal caráter tem a semelhança de Cristo se dando pelos outros, doando-se, perdoando sempre. Quer ser servo? Sirva! Quer chegar a Deus como Davi chegava? Entregue-se totalmente.

O ato de se levantar para Deus e à Deus traz consigo um segredo. Não se faz servo por uma escolha racional e nem por uma condição emocional humana, mas pela graça e pela regeneração do Espírito Santo na transformação de caráter (nascendo da água) pelo Espírito Santo que nos “impulsiona” a levantar.

Vários atos na Bíblia relacionados a levantar, estão ligados a uma operação de Deus e de seu Espírito na vida do que foi erguido. Ezequiel teve essa experiência no capítulo 2,verso 1: “e disse-me: Filho do Homem, põe-te de pé, e falarei contigo”. Estar de pé diante de Deus é uma escolha. Estar de pé diante de Deus é uma transformação dinâmica de vida e, ao mesmo tempo, resultado da eficácia da Palavra em nossas vidas.

Elias em 1Rs 19: 7,8 também teve tal experiência. Para prosseguir no caminho, teve de se levantar. E para comer do manjar preparado (pão cozido), foi preciso estar de pé diante de Deus. Para o servo conhecer mais de Jesus, e se alimentar dele de verdade conhecendo de fato a Revelação de Jesus Cristo, é preciso primeiro fazer como Davi: “A ti, Senhor, Levanto a minha alma”. Alma dá a ideia no original de "existência". Significa. Portanto, no original: “para ti, Senhor, levanto, minha existência”.

Davi orava a Deus neste salmo “levantando sua alma” mas,ao mesmo tempo, descendo totalmente diante do Senhor. Nota-se que a partir do verso 7, Davi se expõe por inteiro como pecador e transgressor diante de Deus e roga misericórdia. Ele se levantou (em oração) para descer (reconhecer seu estado de "homem necessitado"). E desceu (humilhou-se) para se levantar (em espírito) para o renovo de Deus.

Davi, primeiro,estabeleceu um elo vertical para com Deus: “A ti levanto”; v.2 “ em ti confio”; “és o Deus da minha salvação” v.5. A oração estabelece esse elo vertical, pois ela liga o homem (de fé) a Deus. É a comunicação entre o ser finito com o Transcendente. Nessa comunicação (oração), o ser finito se abre à sua infinitude essencial e sobe (em espírito) ao patamar transcendental, ou seja: se coloca em espírito no tempo da Eternidade. Só podemos estabelecer esse elo pala graça do próprio Deus que quis se revelar em Jesus e, agora pelo Sangue derramado da cruz, nós podemos (em Nome de Jesus) chegar a Deus.

Logo Davi, na condição de homem, se expõe ao Senhor num elo horizontal (humano/terreno): “não te lembres dos pecados” ; “minha mocidade”; “minhas transgressões”. E é exatamente neste ato horizontal que Davi se abre para Deus , como se estivesse com os braços erguidos e abertos ao Pai, ligado e dependente por inteiro da misericórdia de Deus.

Nota-se uma semelhança com a cruz. A ti levanto minha alma (minha existência, no original), ou seja: Levanto a minha vida e abro-me pelos meus pecados.Revelo os meus erros e minhas falhas.

A oração de Davi neste salmo é uma oração voltada à cruz de Cristo e com a essência direta na sua mensagem, mas num ato de entrega e morte de si mesmo.

Para se estar diante de Deus é necessário carregar nossa cruz, mas , para morrer nela o velho homem e ressurgir o novo homem com Cristo.

Levantar a alma (a ti,Senhor levanto minha alma) é entregar a Deus a nossa existência humana, carnal, e terrena. Como no sacrifício do antigo pacto, levantando a oferta e depositando no altar para ser queimada.

Alma , no original hebraico está ligado à: “nephes” que quer dizer: criatura, corpo (carne), fôlego, desejo, eu, mente, prazer.

Muito interessante e maravilhoso isso. No texto em original, Davi orava assim:

Verso1º “ Para ti, Senhor, dedico em entrega,gratidão,satisfação e devoção a minha existência , carnalidade, meu corpo e mente,meus desejos pessoais e meus prazeres terrenos”.

Verso 2º “Deus meu, em ti confio (verbo “batah”/ verbo hebraico = corro em busca de refúgio;estou preso e firmado;deposito tudo), não me deixes confundido...”

Confundido, no original, “bôs”, dá a idéia de : estar atrasado, fora de uma zona desejada.

Então Davi orava: “ Em ti corro todos os dias, não me deixes chegar atrasado ao meu desejo”. O desejo de nossa alma é a Eternidade de Deus. Nossa alma anseia pelo Criador.

Ele falava (em teor profético) a respeito daquele em que nós hoje corremos, Jesus, o caminho, corremos pelo premio, para não chegar atrasados ao banquete na eternidade e para jamais nos atrasarmos como as cinco noivas imprudentes que, por falta de óleo, não entraram à meia noite.

Quer estar salvo em cristo? Levanta-te e entrega-te. Entrega o seu caminho ao Senhor e viva uma nova caminhada rumo à Vida Eterna. Amém!

Gabriel Felipe M. Rocha

Jesus vem!

Nenhum comentário: