terça-feira, 12 de agosto de 2014

A IDADE DO MINISTERIO LEVITICO

A IDADE DO MINISTERIO LEVITICO
Bom, a gente ouve e tem, como um bom bereano, buscar saber se é assim mesmo certas coisas. Ouvi um dia desses que o ministério levítico começava aos trinta anos, como Jesus e assim seria bíblico o pastor ter também 30 anos para iniciar um ministério. A despeito de qual a idade que deve ter um pastor para iniciar o ministério se atentarmos para um padrão de Deus para Igreja na carta de 1 Timóteo capítulo 3 onde Ele nos ensina que o pastor, bispo ou presbítero que seja não deve ser novo na fé no mais não há referencia a idade no novo testamento.
Muitas vezes, esse tipo de comparação ou exigência existe mas não podemos classificar de orientação de Deus. Talvez a falta de conhecimento bíblico gere tais questões. No inicio da igreja primitiva tinha gente querendo que a igreja vivesse nos moldes do VT. Eram cristãos judaizantes veja:
Atos 15: 5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. 
6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 
7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. 
10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 
19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 
20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 
21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Interessante você não acha? Mas sobre o ministério levítico vejamos:
Os levitas eram os da tribo de Levi. A tribo de Levi era sacerdotal, porém nem todos eram Sacerdotes, mas todos os Sacerdotes eram Levitas, inclusive até a época dos Reis.
Quanto a idade para iniciação, alguns textos da Bíblia são curiosos, no capitulo quatro de Números, encontramos no versículo (3), que aos trinta anos para cima até aos cinqüenta anos de idade,estava estipulado o exercício levítico. Já no capitulo oito, no versículo (24), está de vinte e cinco para cima, para exercer no ministério da Tenda da Congregação, mais adiante Davi fixou em vinte, a idade para se iniciar este ofício.
Então creio que como cristão que tem entendido bem o ensino bíblico fico com a mensagem de Paulo (pelo Espírito Santo) para igreja:
1 Tm 3.2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 
3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 
4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 
5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 
6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 
7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

Nenhum comentário: