domingo, 21 de setembro de 2014

A FÉ, AS OBRAS E O MEDO

A FÉ, AS OBRAS E O MEDO
(Por Dan Russel)
A fé, segundo Hebreus 11:1, é "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem". Trata-se da certeza de coisas aparentemente incertas e da prova de fatos improváveis. Essa fé, por ser certa e precisa, deve ser seguida de atitudes, caso contrário não é fé.
Por isso Tiago escreveu que a "fé sem obras é morta". A palavra original usada pelo escritor e traduzida como "obras" é a palavra grega "ergon", que significa "ato, atitude". Tiago, então, complementa o ensinamento de Paulo, que disse que não são as atitudes (obras, "ergon") que nos justifica, mas a fé, contudo, a fé, se não for seguida de atitudes que a comprovam, é morta.
Isso pode ser muito bem exemplificado em Abraão, o "pai da fé”. O que fez Abrãao ser aceito por Deus foi sua fé, não suas atitudes, por isso está escrito: "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça." (Rom 4:3). Mas o que provou sua fé? Suas atitudes! Logo, sua fé não era morta. "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hebreus 11:8). Abrãao poderia ter crido, mas permanecido onde estava. Nesse caso, ele provaria a todos e a Deus que, na verdade, não tinha fé.
A verdadeira fé é um impulso interno que se exterioriza nas atitudes. É uma força invisível que leva o homem a tomar decisões claras e visíveis.
Assim, a fé deve se sobrepor ao medo. Enquanto o medo paralisa, a fé move, e move até montanhas. Seguindo o exemplo de Abrãao, certamente ele sentiu medo quando Deus o mandou sacrificar seu filho Isaque. Mesmo temeroso, seguiu em frente, creu em Deus e contemplou a bondade divina.
Isso se vê em Josué, Davi, Paulo, Pedro e em tantos outros. Homens vencedores. Veja o relato de um homem vitorioso, rico e feliz que a bíblia narra, o qual conquistou tudo por meio de sua fé:
"Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas
." 2 Coríntios 11:24-28.
Viram só! Esse homem não teve medo do presente, nem mesmo do futuro. Não teve medo de sair de seu conforto farisaico e seguir um caminho que Deus havia lhe mostrado. Fez valer sua fé, sua crença, seus valores por meio de suas atitudes. Isso lhe custou caro, custaram marcas no corpo, inimizades, ofensas, espinho na carne, tribulações, mas nada disso pôde tirar desse homem o louvor triunfal que marcou o término de sua vida:
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda
." 2 Timóteo 4:7-8.
Talvez estejam alguns temerosos em seguir o curso que sua fé tem lhes mostrado. De fato, não é fácil. Um conselho: medite em Hebreus 11. Você quer ser contado entre os medrosos ou entre o "os homens dos quais o mundo não é digno"? Lembre-se dos exemplos bíblicos. Deus nunca rejeitou um homem ou mulher de fé. Por fim, lembre-se também de que a fé sem obras é morta.

Grupo de Estudos “Palavra a Sério: reunidos para buscar a perfeita e agradável vontade do Senhor”

21/09/14

Nenhum comentário: