domingo, 7 de setembro de 2014

O dogma

O dogma
A doutrina ou ensino genuinamente bíblico é o que se chama de sã doutrina. Dela não se deve desviar. São ensinos trazidos por Jesus no Seu ministério. São ensinos novamente falados pelos apóstolos, vividos e registrados nas escrituras. Tais ensinos atravessaram os séculos e são imutáveis. Exemplos, a salvação pela graça e fé. A salvação tão somente por Jesus Cristo, o batismo com Espírito Santo, nas águas, etc. Lembrando que não existe doutrina da última hora. Toda doutrina bíblica verdadeira já se encontra revelada nas escrituras. Seria inconcebível pensar que algum grupo religioso tenha uma doutrina da última hora que não foi ensinada por Jesus ou vivida pelos apóstolos nem mesmo a igreja nos seus 2000 anos de história. Embora, temos pleno conhecimento que, nesses dois mil anos foi produzido loucuras e excessos de todos os tipos.
Gostaria de deixar aqui sugerido um bom livro para se conhecer as doutrinas bíblicas. Inclusive você poderá baixá-lo. Mas lembre de sempre estudar com a Bíblia aberta conferindo cada coisa. Um bom livro não substitui as escrituras.
Tudo que excede as escrituras podem ser chamados de dogmas ou assuntos de determinada igreja a respeito de uma verdade ou possível verdade. Assim, o dogma pode ser bom ou mal. Se não causa danos mas aproxima mais o homem da oração, de uma vida santificada e não fere os princípios básicos e imutáveis estabelecidos na palavra de Deus encontra-se a sua utilidade. Um dogma jamais poderá ser considerado algo fundamentalmente necessário à vida eterna. Seu lugar encontra-se naquela forma de vida espiritual na visão de determinado grupo religioso. Não pense que sua igreja não tem pois possivelmente, ela terá algo de dogmático ou muita coisa.
O dogma é danoso quando quer tomar lugar da sã doutrina. É danoso quando um determinado grupo o coloca como algo especial que coloca essa denominação acima das demais. Ora se uma denominação tem algo especial talvez Deus devesse ter dado a todos se não por que não o fez? Você precisa aprender ser mais crítico. Senão vejamos, se eu tenho uma doutrina melhor que a dos outros, isso me coloca acima dos outros. Se eu estou, então, acima, eu estou mais apto para o reino enquanto os outros não. Daqui a pouco não é Jesus quem salva mais, mas a "doutrina" daquela igreja. Por fim somente esse grupo religioso que tem salvação. Daí para se falar que só está salvo quem está nessa igreja é um passo. "Saiu do nosso meio perdeu a salvação". Que tolice. Só Jesus Cristo pode salvar o homem. O poder do proselitismo religioso é condenar o homem.
Você pode compreender isso?
Muitos não compreendem pelo simples fato de não ler a Bíblia. Ora, se esse meu ensino especial é uma cobrança de Deus para mim e o outro que só observa a palavra de Deus tem a mesma possibilidade da vida eterna que eu que estou cheio de regras e condições especiais então tem alguma coisa errada nessa doutrina. Se você está me entendendo agora você está pronto para identificar o dogma.
"Ah, mas Deus nos deu uma revelação especial". E foi assim que surgiram muitas seitas antigas e modernas.
Quer aprender mais... Então nos acompanhe. Deus vos abençoe!


Nenhum comentário: