quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Carta ao amigo que se desligou de uma denominação religiosa

Carta ao amigo que se desligou de uma denominação religiosa

"…Quem me dera se castrassem àqueles que vos estão confundindo! Caros irmãos, fostes chamados para a liberdade. Todavia, não useis da liberdade como desculpa para vos franquear à carne; antes, sede servos uns dos outros mediante o amor. Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo …" (Gálatas 5: 12-14)
E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus” (Mateus 16:6)

Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos, mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento” (II Co. 10:12)
Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses” (Salmos 96:4)
“ [...] Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério'' (2 Timóteo 4:3-5)

Preliminares:
      A carta que posto aqui não é uma carta fictícia. É uma carta verídica endereçada a uma determinada pessoa. Por questões éticas apenas, não mencionarei o nome de tal pessoa (para preservá-la) e deixo o texto da carta adaptado ao leitor do blog.
Antes de mais nada, gostaria de enfatizar que: infelizmente para alguns crentes que se escondem por trás de seus grupos religiosos , usar o conhecimento e escrever textos coerentes e bem aprofundados e trabalhados (como fazemos AQUI) é ser "vaidoso", priorizar diplomas e títulos e "negar a obra de Deus". A que ponto chegam! De coração, lamento muito essa ignorância e pobreza de espírito. Eu apenas escolhi não ser ignorante e nem ser da qualidade de uma ave, a saber, o papagaio, que vive repetindo coisas que o sistema dita como "verdade absoluta". Foi só minha opção e tudo que faço através do meu conhecimento, procuro fazer como Paulo, ou seja: refuto minha sabedoria para usar a sabedoria dada por Deus e uso minha inteligência e meus títulos naquilo que creio que posso usar para fazer um trabalho bem feito e, também, para não ter que plagiar alguém, ou ficar repetindo aquilo que me mandam dizer. Escolhi estudar e crescer no conhecimento da Palavra. Há algum crime? Onde a Bíblia condena o estudo? O que escrevo aqui, escrevo pela Palavra e em referência da Sã Doutrina de Jesus Cristo. A revelação de Jesus Cristo nos é dada aqui através de dependência do Espírito santo e pelo desejo nosso de viver a VERDADE. Caso queira refutar e negar o que escrevo, façam isso, mas faça com diligência e com argumentos pautados na Verdade bíblica e, assim, refute pela Palavra e não com argumentos fracos cheios de "clichês denominacionais". Assim caminharemos em boa consciência e harmonia.
      Por que postá-la aqui? Faz-se necessário a expressão pública desta carta pelo fato de: vivermos um momento muito difícil no contexto do Evangelho. Isso não deve assustar os que creem em Jesus e em sua Palavra, pois é um fato profético. As Escrituras afirmam que nos últimos dias haveria enganadores, amantes de si mesmos, falsos profetas, roubadores e negociadores de Deus, etc. Muitos grupos religiosos, até em nome da fé, se fechariam para um sectarismo totalmente afastado do propósito bíblico, embora estejam pregando a Cristo e até mesmo a promessa de sua volta. Alguns incautos se medem e medem os outros atreves de suas tendências e inclinações farisaicas e religiosas, provocando máculas, dissensões, confusões e heresias.
      Eu mesmo (Gabriel Felipe M. Rocha) conheço uns aqui por perto que já se entregaram à sua loucura, onde até suas vidas familiares estão sendo destruídas. Eu mesmo já sofri ataques dissimulados desses loucos e farisaicos. Mas seus planos sempre têm caído por terra, pois, por não terem com que me acusar (pois meu testemunho tem sido intacto em diversas áreas de minha vida), esses neuróticos tentam dizer que eu sou vaidoso (por querer aprender mais da Palavra), que eu tenho “desprezado a simplicidade da obra” por ter diplomas e títulos acadêmicos, etc. Ou seja: querem que todos sejam como eles, ignorantes, confusos, cheios de testemunho ruim e miséria intelectual. Não! Não quero isso para mim! Cristo foi à cruz para tirar meus pecados e não para tirar minha inteligência.
     Mas mesmo assim, esses têm preferido viver no horizonte obscuro e diabólico da dissensão, da contenda e da difamação.  Muitos desses inclusive se colocam como “escritores de blogs” (plagiadores incontestáveis) e se travestem de bons homens que ensinam a “verdade”, mas nunca a vivem, pois seus testemunhos são tão turvos como as águas de um esgoto. São vergonhas para o rebanho de Cristo! Enganadores, fanáticos! Jesus não nos chama para sermos assim. Somos tão pecadores e tão ruins em nossa natureza depravada, mas Jesus têm nos transformado para CAMINHARMOS NA LUZ e a principal referência para andar na LUZ (que é Jesus) é pela sua Palavra, pois nenhum dogma denominacional, nenhum dom espiritual ou nenhum grupo religioso pode ultrapassar a Verdade da Palavra para proclamar um “outro Evangelho”. Seja anátema!
       Ele nos chama para vivermos sua OBRA como ela é, como ela se mostra pela Palavra e como ela se dá pela fé. Como a Obra de Deus é? Como a Obra do Filho é? Como a Obra do Espírito Santo é? Tanto a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo são uma em diversas operações.
       Ela é, em primeiro lugar, ETERNA. Não tem idade terrena. Os que querem impor isso estão confusos e de nada sabem. Ela não tem 50, 60, 30 e nem 46 anos. A Obra do Espírito Santo é um projeto desde a Eternidade. É proveniente da GRAÇA do Pai quando Deus quis nos salvar e planejou nossa redenção. É proveniente do Filho, pois sua eficácia em nós está no alcance (pela fé) que nós temos a ela e a Deus através da fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador (e várias igrejas sérias estão edificadas sobre essa Rocha Verdadeira que é Cristo). E ela é proveniente do Espírito, pois este é quem a realiza no seio da congregação (seja a congregação qual placa tiver) por intermédio da graça divina, da busca e do propósito da igreja local e denominacional em querer alcançá-la e pela busca pessoal de cada crente em sua particularidade.
      Quem apresenta um “outro evangelho” além desse já escrito é anátema!
(Para uma melhor compreensão a respeito da Obra do Espírito Santo no contexto bíblico, acesse:  http://palavraserio.blogspot.com.br/2014/10/uma-reflexao-breve-sobre-obra-do.html).

      Portanto, a carta que aqui posto, faz referência ao assunto “sair de uma igreja denominacional para outra”. Seria “apostasia”? Depende!
Primeiro: o que é apostasia? Antes de levantarmos falsos testemunhos, podemos pensar nossa atitude não-cristã e estudar o conceito de apostasia para não agirmos como alguns incautos que falam e escrevem asneiras em nome da fé religiosa.
     Apostasia: (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Ao contrário da crença popular, não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua  e à prática religiosa. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto. Dependendo de cada religião, um apóstata, afastado do grupo religioso no qual era membro, pode ser vitima de preconceito, intolerância, difamação e calúnia por parte dos demais membros ativos.
      Pois bem, aí se tem uma definição segura do termo geral. Mas, ao tratar da fé cristã, o termo apostasia ganha uma configuração mais autêntica: apostasia em relação à fé e ao Evangelho significa afastamento desses dois exemplos.
      Sair da igreja X para ir à igreja Y é apostasia no sentido geral do termo “afastamento”. Muitas vezes isso é necessário e deve acontecer para que Deus possa agir com seu propósito em determinada vida. Para um católico romano ou um espírita receber o Evangelho em sua essência, ele deverá sair (afastar-se ou apostatar-se de tal lugar) para viver o EVANGELHO como ele é em outro lugar. Nesse exemplo não há apostasia da fé que, intrinsecamente trabalha junto com o conceito de HERESIA (Heresia a Apostasia andam juntas).
       Quem busca a Cristo e quem busca viver num lugar melhor para firmar sua fé não pode ser chamado de apóstata. Aliás, muitos apóstatas estão dentro das igrejas ceifando más conversações, calúnias e dissensões. Estão tão cheios desse tipo de vida que suas famílias estão se perdendo no caminho, enquanto a de muitos que querem a Verdade a qualquer preço (como eu mesmo), estão com as famílias preservadas e escondidas em Deus.
       Contudo, deixo agora com vocês a carta que escrevi a um amigo que se afastou de um sistema denominacional e decidiu buscar a Deus em outra denominação. Em termos de denominação e conjunto humano, tudo é a mesmíssima coisa. Nada é perfeito onde há homens. Quem busca perfeição em sistemas religiosos jamais vai conhecer a Deus. Mas a diferença de uma para outra está no fato da nova igreja desse meu amigo ser uma igreja séria, que faz parte de uma convenção séria (IPB), não se autodenominam “única igreja de Deus” e nem se medem e se comparam com as outras, é evangelística, bíblica, prepara-se em santificação de seus membros para a Volta de Jesus e tem sobre si a benção do Espírito Santo e da Palavra de Deus como base e regra única de fé. Aí está toda a diferença...

Segue abaixo a carta:

    “Amigo, a paz de nosso Senhor Jesus! Eu e minha esposa queremos expressar nossa alegria e apoio a essa nova etapa de sua vida, pois escolhemos fazer como Cristo nos ensina em seu Evangelho de amor, portanto, não vamos julgá-lo e nem criticá-lo. Busque ao Senhor com zelo e, quem deseja estar firme no Senhor e edificado em sua Palavra, deseja também a Vida”
    “Mudar de igreja institucional não é sair do Corpo quando se escolhe viver em uma igreja congregacional séria e pautada na Palavra e na Revelação de Jesus Cristo. Temos que apenas tomar cuidado com isso e jamais esquecer do que Deus tem feito conosco. Quem ama o Evangelho é sempre recompensado por Deus que é Deus de misericórdia. Jesus vem! Precisamos pensar num futuro melhor para nossos filhos e para nosso casamento. Não basta apenas falar sobre a volta de Jesus e não mostrar com nossas atitudes que realmente o esperamos. Anunciar essa verdade é nossa tarefa e a Igreja do Senhor proclamará sempre essa verdade, mas é preciso vivê-la em sua plenitude, pois o mundo só se convencerá dessa promessa e desse juízo quando enxergar em nós mudança, adesão e real engajamento com as coisas do Reino. Viver as coisas do Reino é cumprir a Palavra de Deus de forma plena e não adulterar e nem ocultar nada. Evangelho é vida abundante. E, essa Vida Abundante (que é Jesus) se revela na Verdade das Escrituras como um Deus coerente, justo juiz, amoroso e fiel aos seus e não como um "deus" legalista que faz escambo com seu povo como muito se vê por aí fora. Ele é a Verdade, Ele é o Caminho, Ele é a vida! Frequento a igreja que você deixou, mas sei separar a obra do Espírito da instituição e suas mazelas. Onde há homem há pecado! Isso não vai mudar...”
       “Não será fácil seguir o Caminho em paz, pois as aflições existem. Todo lugar (institucional) tem seus defeitos porque ali existem homens. Mas o lugar onde você está indo eu conheço bem. A “O.I.P.BH” é uma igreja séria, direcionada pelo Espírito, acolhedora, entendeu o sentido da assistência e do processo de salvação conforme a Palavra. Vai conhecer ali um povo que vai caminhar do seu lado, pois vivem, de fato, a doutrina do Corpo. "Corpo de Cristo" não é apenas estar numa igreja. É mais que isso. É congregar todos os dias e viver a comunhão. Essa parte de "viver a comunhão" tem sido difícil de onde você tem saído, mas Deus fará novas todas as coisas segundo sua Palavra e não segundo conceitos subjetivos”.
     “Vão falar que você está se "apostatando da fé". Isso é astúcia do Inimigo! Apostasia é se afastar da fé, da Verdade e da Sã Doutrina. Não existe um grupo institucional que seja dono da Verdade, da Sã Doutrina e, tampouco, da fé. Se falam que são, estão em engano e isso é tristeza para nós todos. Heresia e apostasia é se afastar da verdade, dando ouvidos a dogmas, costumes, legalismo e clichês humanos. Apostasia é se afastar da Verdade da Palavra para ensinar algo "além do já escrito" e sustentar soberba denominacional. Muitos tem perdido seus casamentos e outros já perderam por ter se engajado nesse "outro evangelho". Não que lá temos vivido isso. Isso não é geral. Sabemos que apenas alguns intolerantes e escravos de sistema religioso é quem impõe esses jugos. Por que não cuidam de suas próprias famílias para poder dar um bom testemunho?”
      “Lembremos que a Igreja Católica Apostólica Romana matava, perseguia e promovia inquisições para os que deixavam a "fé" em seu sistema. Eram chamados de "heréticos" e "apóstatas" também, sabiam? Inclusive, o jugo escravizador que a Igreja Romana impõe é pautado na mesma intolerância de alguns grupos evangélicos neopentecostais. Para o católico praticante que deseja abandonar o sistema religioso romano é muito difícil, pois estão debaixo do jugo da "doutrina do medo", onde estão aprisionados em dogmas diversos como por exemplo o "batismo" que para eles é selo e pacto com a Igreja e não com Cristo e também o jugo da "hóstia", pois pensam que se deixarem de tomar a hóstia (que é sacrifício repetitivo) vão estar negando o "sangue" e o sacrifício de Cristo. Mentira diabólica da religião! Nós memorizamos e vivemos o poder do sangue de Jesus quando nossa vida evidencia a transformação do Espírito. Busque isso! Estamos debaixo do poder do sangue de Jesus não por simples frases, mas através da vida santificada e edificada em Deus e através da cruz que propomos (pela fé) carregar a partir de então. Memorizamos o sangue de Jesus quando ceamos com a congregação, quando participamos ativamente do Corpo de Jesus. Nós memorizamos o sangue quando somos fieis à Palavra de Deus e andamos pautados nela, pois sabemos que nossa redenção custou o precioso sangue de Cristo. Memorizamos quando levamos esse Evangelho ao oprimido e necessitado de ouvi-lo. Quando amamos as almas mais do que a placa. Devemos memorizar o poder do sangue de Jesus (“fazei isso e memória de mim...”)”
      “E infelizmente vemos isso em alguns lugares que se dizem donos da verdade. Mas Cristo não ensinou assim...”
       “O dono da Verdade é Jesus e lá na igreja que está frequentando Ele é pregado e o Espírito Santo toca, pois onde há seriedade, reverência e respeito pela Palavra, há operação de Vida. Tenho muitos amigos lá e suas vidas transmitem bem o que a igreja é”
      “Vão até dizer que seu coração está vazio, por isso estará deixando a "única igreja de Deus". Mas atente-se para o seguinte: a Bíblia não pode ser ultrapassada jamais. Leia Gálatas e veja o que é dito sobre o Outro Evangelho. Lá na mesma carta, Paulo fala que o Evangelho foi dado já por revelação, portanto, não há outro "melhor" que ele; Só existe um Corpo perfeito e esse é Jesus e toda sua igreja (seu povo santo) sobre a terra e não somente uma instituição. Ele vem buscar os fiéis que guardam sua Palavra e amam (e andam) em sua Verdade. E, por último: se seu coração, porventura, está vazio, é por que o alimento bom (que lá tem) tem sido ceifado pelas mãos de "pregadores" desmazelados e incoerentes que pregam mais o sistema que vivem do que o Evangelho que liberta”
       “Não dê ouvido aos que amam mais a vida religiosa e sectária do que os irmãos. Esses nada sabem. Vão dizer que estará seguindo doutrinas de demônio, mas se esquecem que o mal habita sobre a língua torpe deles. Vão vigiar sua liberdade em Cristo para te arrastar para o legalismo que querem impor, vão dizer que há salvação fora das paredes deles, mas vão desejar sua queda para dizerem no futuro que estavam "certos". Vão fazer comparações bíblicas sem sentido e sem contextualização adequada, usando textos isolados e fora do contexto para te acusar, como: "não deixeis a congregação", etc. ; "está negando tudo que viveu, etc.". Não! Não dê lugar ao Diabo com essa vãs conversas travestidas de falsa amizade. Deus é maior que isso”
“Você não está negando tudo, sabe por quê? Porque quem busca a Deus tem sobre si o Espírito Santo e ninguém pode desejá-lo sem a direção do Espírito. Você não está negando o "sangue", pois o Espírito que te dirige é o sangue derramado na cruz para expiação de nosso pecado. Sempre se lembrará desse poder, pois Ele é quem promove vida e força. Quem está inserido no Corpo de Cristo não morre! Não está negando a direção do Espírito, pois Ele tem te feito entender a necessidade de cuidar de sua vida familiar. A Palavra lida em espírito produz vida, luz e direção. Não está negando nada que viveu, pois o que você viveu lá e está em conformidade com a Palavra, está registrado com Deus. Se disseram que só lá existe a sã doutrina, estarão afirmando que são sectários, se não, terão que admitir que existem sim igrejas sérias e até melhores em alguns aspectos. A Verdade é Jesus e Jesus não se nega ao querer (E PRECISAR) sair de uma instituição para outra que seja séria e firmada na sã doutrina”
“Sua decisão será respeitada pelos que te amam de verdade e pelos verdadeiros irmãos que lá ficaram. Muitos ali servem a Deus e vivem a verdadeira obra do Espírito Santo. Não se venderam para o engano....”
“Se te acusarem de você ser o problema por ter saído, erga sua cabeça pois não é verdade. Há problemas pontuais sim que precisam ser resolvidos. Eles não conseguem enxergar isso. Estão cegos. Estão preocupados com os "muros" para prender o povo, mas o pasto está sendo mal dado por alguns e muitas famílias estão se desfazendo ali, muitos jovens se perdendo e muitas jovens (as vezes filhas de varões das igrejas) dando péssimo testemunho diante do mundo. Tenha sua consciência limpa em Cristo, pois não estará negando a Deus, tampouco sua doutrina sã que está revelada e explícita em sua Palavra. Muito pelo contrário, você estará negando a mazela humana dos que não tem se importado com as almas e ainda acreditam estar fazendo a vontade de Cristo presos num subjetivismo sem limites”
“Ah! Meu irmão.. Já fui afrontado per esses, meu caro! Já me chamaram até de herético por postar estudos bíblicos que - até hoje - não conseguiram negar que é coerente e está em acordo com a Palavra. E é assim mesmo. Creio que algumas coisas devem ser expressadas em público (como alguns já tem feito).
Não podemos forçar ninguém a seguir tradições e denominacionalismo. Mas sim devemos ensinar o Caminho e incentivar ao zelo doutrinário no que diz respeito à Sã Doutrina de Jesus Cristo. Deus não é seletivo e sua obra não tem idade temporal terrena. Ela é eterna! Deus tem te atraído para a luz...
José perseverou no Egito até ver a promessa se cumprir, mas não... Ele não amou o Egito e o chamou de "ninho", mas perseverou, tendo por alvo a terra prometida. Comparar a igreja de Deus com o Egito é muita pobreza de conceito. Isso mata! Jesus apresentou a Revelação da Verdade em seu sermão falando de sua Nova Aliança pelo sangue e pela sua carne (loucura para o mundo e duro discurso para a multidão!), mas os que entenderam não voltaram para as sinagogas para viver outra vez a Lei de Moisés, mas desejaram ficar com Cristo e com a Verdade que estava sendo dita. Existem muitas igrejas que tem atraído multidões, mas existem muitas igrejas sérias e compromissadas com o Corpo e Sangue de nosso Senhor. E essa valorização do sangue está atestada na vida, na mensagem e no trabalho que a igreja faz. Por conhecer bem a Oitava Igreja Presbiteriana, fico feliz por você. Vão tentar dizer a você, meu irmão, que a igreja tal é igual a Jesus e vice versa. Saiu dela, saiu de Cristo. Não caia nessa lábia”
“Continue firme com Cristo. Só Jesus tem as palavras devida eterna e não uma instituição religiosa. O lugar que estará congregando vive o Evangelho de Jesus na íntegra e não pode ser chamado pelos tolos de "movimento, religião, etc.", pois ali se prega a Cristo. Conheço bem aquele lugar. Tenho amigos e irmãos ali. Vidas transformadas e desejosas de Deus em santificação, testemunho e busca.”
“Estamos muito felizes por você e sua família e desejamos que continue forme em Jesus Cristo, pois Ele (somente Ele) é a esperança da glória. Você não abandonou o Corpo”.
“Agora é o momento onde verá quem são os verdadeiros amigos e irmãos na fé.
A paz do Senhor Jesus!”

Finalizando:

      Então, amigos e leitores, termino dizendo que: JESUS É MAIOR DO QUE O TEMPLO HUMANO E FÍSICO.
      Em Mateus capítulo 12, Jesus Cristo disse que ele é maior do que o templo. O templo de Herodes mesmo era um palácio de mármore, com colunas de ouro, um dos mais belos edifícios do mundo de sua época. Jesus surpreende o povo ao dizer que ele é maior do que o templo. Jesus é maior do que os “lugares sagrados”. Maior do que os ritos sagrados. Maior do que a religião. A religião não pode salvar você. A lei não pode salvar você. Os ritos sagrados não podem salvar você. O templo não pode salvar você. Os sacrifícios religiosos não podem salvar você. Os sacerdotes não podem salvar você. Os pastores e missionários não podem salvar. Mas há um que é maior do que o templo. Esse alguém é Jesus. Jesus pode limpar você do pecado. Jesus pode cancelar sua dívida impagável. Jesus pode aliviar sua consciência de obras mortas. Jesus pode dar a você a vida eterna. Jesus é maior do que o templo! Portanto, pare de ficar espiritualizando o que não deve ser espiritualizado. Sua denominação é só um recurso que Deus dispôs para seu crescimento cristão e para a vivência em comunidade no contexto espiritual do Corpo de Cristo. Nada mais que isso. Seus dogmas, ritos, leis, deveres, afazeres, obras, clichês, jargões, versículos isolados, usos e costumes, etc. não irão salvar você. Jesus é maior que tudo isso. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida!

 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos 1:16)

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério
'' (2 Timóteo 4:3-5)
Jesus vem!
Só a Ele a glória!
Somente Cristo!



(Por Gabriel Felipe M. Rocha)

Nenhum comentário: