domingo, 12 de outubro de 2014

O MOMENTO É DE PROSSEGUIR E NÃO RETROCEDER

O MOMENTO É DE PROSSEGUIR E NÃO RETROCEDER

(Gabriel Felipe M. Rocha)

Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:10-14/ NVI)


A graça de Deus consiste em sermos salvos pelo Poder do Senhor. Deus nos chamou para recebermos a salvação e, enquanto peregrinos aqui no mundo, zelar por essa salvação grandiosa e zelar pela obra que o Espírito Santo um dia iniciou em nossos corações.
Desde que o Senhor nos chamou para o Evangelho e se revelou a nós por ação do Espírito Santo, nossa vida não coube mais nos moldes do mundo e passamos a ser transformados para a Vida Eterna em Cristo. Foi a Obra do Espírito Santo iniciada em nossos corações! Desde a Eternidade, a Obra do Espírito Santo já esteve em plena eficácia. Ainda no plano eterno fomos achados por Deus através de seu incondicional amor e graça. Desde a eternidade fomos escolhidos, eleitos para a Glória eterna. Desde o tempo eterno de Deus fomos conhecidos e amados primeiro pelo Senhor de nossas almas. Grande é o Senhor por isso! Isso tudo veio dEle para que nós não nos envaidecêssemos com isso. A salvação foi obra de Deus, não veio nada de nós. Inclusive, a própria fé para crer no Cristo Glorificado veio de Deus, pois se não fosse assim, nossa condição pecadora e depravada não conheceria a Deus e tampouco o desejaria. Louvado seja Deus!
Fomos, então, chamados para um projeto eterno. Fomos selecionados (sem merecermos) para o serviço do reino e para a proclamação do mesmo. Deus iniciou a Obra de Seu Espírito Santo em nossas vidas e continuará aperfeiçoando-a até o Triunfo final com Cristo.
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus(Filipenses 1:6).

Não limitaremos jamais nosso chamado a uma placa religiosa e não atribuiremos nossas experiências com Deus a uma igreja específica, pois fomos chamados para fazer parte de um Corpo vivo que não se limita em instituições, mas que se define pela unidade do Espírito Santo através da Obra de redenção do Santo Espírito de Deus, a saber, a:

1)    Mesma fé  (dom de Deus/ dada gratuitamente por Deus para a salvação);
2)    Mesmo batismo (Um só Espírito Santo/ mesma intercessão e operação de vida);
3)    Uma mesma vocação (eleição e chamado);
4)    Um só Corpo (O Corpo espiritual de Jesus organizado na congregação e comunhão dos crentes/ Igreja);
5)    Um só Senhor (Um só governo e direção);
6)    Mesmo Deus e mesmo Pai (Portanto, um só Evangelho e não “outro melhor”);
7)    Uma só esperança (Volta de Jesus Cristo e Salvação).
(Veja em Efésios 4: 3-7)


Assim, meus irmãos, fomos chamados por um mesmo Deus que operou segundo a mesma graça e segundo o mesmo amor. Esse mesmo Deus doou-nos a mesma fé para que assim pudéssemos crer num mesmo Senhor (Jesus) através da obra de purificação, convencimento e redenção do mesmo Espírito Santo.  (Embora possa haver diferenças ministeriais, diferenças congregacioinais, diferenças denominacionais, TODOS os que estão fundamentados em Cristo e em sua Palavra (como regra única de fé e prática) estão sob o mesmo fundamento e firmamento. Existem diferenças positivas e negativas. Muitos grupos alcançam a vontade de Deus e andam segundo ela tendo em vista a Palavra e outras nem tanto. Assim como existem igrejas com trabalhos, cosmovisões e missões excelentes (bíblicas e espirituais) existem – infelizmente – grupos que se denominam cristãos, mas se afastaram do Evangelho para pregarem o próprio Evangelho em suas tantas confusões, vendas de benção, ênfases no material, heresias, etc.
Mas para os que estão em Cristo, existe a unidade do Espírito Santo e o único Senhor voltará para todos os que têm a fé para a salvação.

Às vezes precisaremos – no meio da caminhada – negar sistemas religiosos e tradições – mas jamais negaremos a Cristo. Dirão que negamos, mas não negamos e cabe o Senhor testificar isso em nossas vidas e não suas palavras de zombaria, religiosidade, partidarismos e acusações.

Alguns perseguirão aqueles que decidiram não caminhar juntos debaixo do mesmo teto, mas que perceberam a necessidade de caminhar juntos em outro lugar, mas sob o mesmo fundamento que é Cristo. Esses atacam ferozmente dizendo que esses abandonaram a Cristo, sua obra e sua salvação. Mas teremos compaixão da vida desses, pois não sabem o que dizem.

Sabemos já que a Obra do Espírito Santo não pode ser reduzida à sua placa religiosa e a determinados grupos cristãos, pois a Obra do Espírito é:

1)    Eterna   2) Santa    3) Espiritual e profética    4) é operação de vida no pecador, resgatando-o para a vida eterna.

Dessa forma, a Obra do Espírito Santo é: exclusiva operação de redenção na vida do crente nas etapas abaixo (não necessariamente na mesma ordem):
1)    Chamado/ Revelação de Jesus Cristo
2)    Conhecimento do Evangelho
3)    Fé espiritual para crer no que é espiritual
4)    Convencimento do pecado
5)    Arrependimento
6)    Transformação de vida
7)    Batismo com o Espírito Santo
8)    Poder para testemunhar
9)    Santificação
10)  Capacitação espiritual para o serviço
11)  Esperança na vinda do Senhor
12)  Dons e ministérios (conforme a graça de Deus e busca pessoal)

Essas são as etapas que compõe a Obra do Espírito Santo. Todos os que crêem no Senhor Jesus e se fundamentam nEle até a sua volta, têm e vivem a Obra do Espírito santo. Ela não é exclusividade de grupos denominacionais.

No entanto, viver a Obra do Espírito Santo consiste em: caminhar para o alvo, pensar nas coisas que são do alto e viver em santificação pelo Espírito Santo e frutificação espiritual (frutos do Espírito). Ninguém que realmente viva a Obra do Espírito, pensa nas coisas dessa vida em primazia, mas ao contrário.

Outro aspecto é: OBEDIÊNCIA.  Ninguém que se diz viver a Obra do Espírito ou na obra do Espírito sem obediência a vive genuinamente. Obra do Espírito santo é obediência ao Espírito Santo. O principal manual para o crente viver em obediência e fidelidade é: A PALAVRA DE DEUS. Pois nas Escrituras sagradas, o Espírito Santo concede a luz para o caminhar e prosseguir em Cristo. Nelas estão a Revelação de Jesus Cristo. Nelas estão a voz de Deus e não a voz dos homens. Nas Escrituras, sabemos que é Deus quem fala, pois o Espírito Santo testifica pela própria Palavra dela mesma. Ao contrário dos homens que as vezes falam em suas próprias convicções, até mesmo acreditando ser “revelações”. As Escrituras são a nossa segurança para prosseguir em Jesus Cristo e conhecer mais de nosso Senhor.

Importa, então, caminhar firmes em Jesus Cristo e sua Palavra para que entremos em Jerusalém...

Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte para que não morra profeta fora de Jerusalém(Lucas 13:33).


Portanto, meu amado, sendo a salvação algo que se vive em unidade, comunidade, congregação e no contexto bíblico de Corpo de Cristo, ela é particular em sai vida. Você deve caminhar! Ninguém poderá fazer isso por você. No entanto, caminhamos e prosseguimos firmados em Cristo (pois Ele é o Caminho), fundamentados na Sã Doutrina do Pai (Pois ela é direção e produz fé) e direcionados pelo Espírito Santo (pois Ele é a Luz para nosso caminhar).

Texto base: (Filipenses 3:10-14):

A Bíblia fala que precisamos prosseguir no conhecimento do Senhor:

Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra" Oséias 6:3
Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3:14
Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus Hebreus 6:1

Paulo expressava a importância de conhecer a Cristo, tanto espiritualmente através da Revelação dEle mesmo através das Escrituras e pela fé, assim como intelectualmente através do conhecimento da Palavra e da sua vontade. Fé e razão caminhando juntas num só fundamento: REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.

Mas no que isso implica?
Isso implica tomar conhecimento de sua morte e de sua ressurreição para que, através desse referencial e base espiritual, possamos nos firmar na caminhada. Isso implica, portanto, carregar nossa cruz e morrermos todos os dias para o mundo, para nosso pecado, para nossa vaidade, para nossas inclinações e reviver (ressuscitar) com Cristo todos os dias para a vida, para as obras de fé, para a frutificação espiritual e, em fim, para a vida eterna.

Se não houver essa operação de vida, algo está errado conosco. A culpa é da Igreja? Nem sempre! A culpa é sua mesmo! Está firmado em quê? Seus pensamentos estão onde? Tem orado? Tem obedecido a Palavra de Deus? Tem andado conforme ela? Tem orado e lido a Bíblia constantemente? Tem sido grato a Deus em louvor sincero? Tem se consagrado mais ao Senhor na busca pessoal?

Como Paulo falou em Filipenses 3: 10 ao 14, nós ainda não alcançamos o triunfo final, mas, como peregrinos em terra estranha, caminhamos para esse fim glorioso. Então precisamos avançar!
Avançar sempre! Marchar. Precisamos buscar um novo avivamento espiritual. Precisamos chorar mais aos pés do Senhor, precisamos confessar os nossos pecados e abandonar nossos males, nosso mal pensamento. Precismos perdoar mais

Somos muito falhos, vaidosos, submissos às vezes. Algumas vezes pecamos em palavras, gestos e pensamentos. Às vezes magoamos um irmão em Cristo ou o próximo com palavras que machucam.  Oh! Quanto somos necessitados de reconciliação com Deus... 

O momento é de caminhar para frente e não retroceder. Precisamos colocar em ordem nossa casa. Precisamos mesmo perdoar (eu preciso) e, assim, esquecer tudo que para trás fica para prosseguir rumo ao prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus.

Precisamos esquecer nossas mágoas, nossas mazelas, nossa promiscuidade com as coisas do Senhor. Mas esquecer não implica só tirar da mente aquilo que um dia foi ruim, mas significa – principalmente – avançar em conhecimento de Jesus Cristo para que não venhamos a pecar mais. Embora continuaremos pecadores, precisamos crescer em graça e conhecimento para que, pelo menos os pecados antigos não sejam mais realidade em nossas vidas e assim, possamos crescer como servos de Deus em maturidade espiritual

1)    Amando mais
2)    Servindo mais
3)    Cuidando mais
4)    Falando menos e fazendo mais
5)    Orando sempre
6)    Lendo e conhecendo as Escrituras sem cessar
7)    Fazendo o bem ao nosso redor
8)    Testemunhar do amor de Jesus Cristo e seu Evangelho
9)    Perdoar mais
10)  Pecar menos possível
11)  Trabalhar mais
12)  Louvar e agradecer constantemente

Assim, estaremos caminhando, prosseguindo e avançando sabendo que o Senhor está do nosso lado, pois exalamos o seu bom perfume em nossas vidas.
Que o Senhor nos abençoe nessa caminhada que, para alguns é nova e para outros é já vivida. Importa, porém é caminhar...


Gabriel Felipe M. Rocha

Nenhum comentário: