domingo, 21 de dezembro de 2014

Um, Outro e Eu

Um, Outro e Eu

Em uma eventual reunião, um, outro e eu começamos a conversar sobre nossas igrejas e sobre nossa real motivação no Evangelho.

Um disse:

"Na minha igreja, o culto começa pontualmente, os louvores são solenes, os irmãos usam terno e as irmãs usam saia ou vestido, fazemos tudo conforme a "revelação" de nossa liderança, temos usos e costumes, nossa doutrina é "especial", pois Deus quis revelá-la apenas para nós, pois somos "um povo único" e o culto só existe se houverem dons espirituais em evidência, pois, "se não tiver dons, não tem culto" e a pregação é "além da letra" porque a "letra mata, mas o espírito vivifica". Em minha igreja, sabemos orar corretamente, pois Deus nos ensinou o que dizer em cada oração e antes de nós, todos faziam errado. Nosso Evangelho é "revelado", pois o da Bíblia é ineficaz e o Espírito Santo precisou ditar novas coisas e novos métodos... Lá aprendemos a amar nossa denominação mais que nossa família, pois somos "devedores" e precisamos "pagar" nossas dívidas através de nossos esforços em prol de nossa santa instituição, pois ela é a Noiva de Jesus e o restante são "primas". Lá, nós madrugamos e jejuamos e fazemos questão de mostrar que estamos na benção e, por cumprir todas as ordenanças, nos tornamos aptos para cobrar e requerer dos outros o mesmo esforço. Na minha igreja, se um irmão decidir sair, logo perdeu a benção e vai "perder sua salvação" por isso. Isso se ele não morrer e for comido por um câncer ou coisa parecida, pois deixou o único lugar onde Deus fala...[...]"


Eu me admirei e disse:


"Olha, muito bom, parabéns!". Em meio a tantos cristãos na face da terra, sua igreja é a única que Deus se agrada. Parabéns por tamanha santidade...


Mas o outro, em meio a "edificante" e farisaica explanação disse:


"Na minha igreja o povo é diferente. É mais pobre e necessitado, pois não podem "ajudar a Deus" na salvação, pois eram depravadamente perdidas no pecado e Deus teve que resgatá-las apenas com os méritos de Jesus Cristo para concedê-las vida. Nós oramos, jejuamos e madrugamos porque necessitamos muito de Deus e amamos sua presença. Na minha igreja existem homens, mulheres e crianças alcançadas pela graça e misericórdia de Deus, pessoas que não merecem a salvação, mas que foram salvas, em fim, pelo Soberano Deus. Na nossa igreja... Ah! Aprendemos que não somos nada! Não "ajudamos" em nada nosso Deus em relação à nossa salvação, pois é obra exclusiva e soberana dele, por isso aprendemos o caminho da humildade e da submissão ao Evangelho. Existem ali pessoas cheias de defeitos, falhas e pecados, mas que se renovam a cada dia em Cristo e tal renovo é contínuo e transformador, tanto, que elas passam a amar mais as pessoas, os irmãos e, suas obras, evidenciam a presença viva de um Deus generoso. O entendimento do Evangelho da graça e da generosidade constante desse Deus tem promovido ali pessoas bem humildes que sentem a necessidade de contribuírem - também generosamente e livremente - para o Reino através de vidas edificadas na Palavra de Deus e na genuína revelação de Jesus Cristo. Na minha igreja as pessoas não externizam através de usos e costumes que "são da benção", mas, existencialmente elas provam que são uma benção pela graça, pelo caráter, pela família edificada e pela regeneração que há nelas obrada por um Santo Espírito cuja obra é eficaz. A liderança de nossa igreja necessita bastante de oração, pois são homens como cada um de nós. Minha igreja é simples, pois não tem dono. Lá precisamos sempre escolher em meio a congregação e sob a comunhão da mesma nossas lideranças. Lá aprendemos que somos fracos o suficiente para não nos aventurarmos em "novas revelações" e por isso não evidenciamos os usos de dons 'revelacionais' e nem buscamos adivinhar situações alheias para que assim possa haver um culto, pois lá - quando reunimos - existe um Deus vivo que recebe nosso louvor porque Ele nos capacitou para ofertarmos tal louvor... Lá a Palavra está no centro do culto, pois Jesus é o centro do culto e Cristo é revelado nas Escrituras. Portanto, somos fracos, necessitados, mas estamos firmes na fé pela graça de um Deus forte, soberano cuja obra é eficaz e não nos traz encargos humanos e legalistas, mas sim suavidade para servir com alegria, amor, devoção sincera e ajuda mútua, na qual chamamos de verdadeira comunhão".

Eu disse:


"É isso que quero viver! Fui liberto para servir em entendimento e graça. Quero o Evangelho santo da graça e não o outro evangelho da religiosidade".


Assim, caminhamos juntos olhando para o alto de onde vem nossa salvação, esquecendo o que para trás ficou e prosseguindo para o alvo da soberana vocação e, dessa forma, não mais vivemos nós, mas Cristo, de fato, vive...



Filipenses 3 - 7. Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;
8. sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,
9. e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10. para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,
11. para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.
13. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14. prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.




(Gabriel F. M. Rocha)

Nenhum comentário: