segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Filhos, uma herança do Senhor:

Filhos, uma herança do Senhor:

"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (Sl 127:3). "Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa" (Sl 128:3).

Um conceito que prevaleceu no Antigo Testamento e continuou firme no Novo Testamento é o conceito de que os filhos eram (e são) uma dádiva de Deus. Os antigos suplicavam a Deus por filhos e consideravam ter uma grande família como um benefício. Muitas pessoas vêem os filhos como uma maldição e uma praga a ser erradicada. Outros já preferem disfarçar a angústia da alma e a não realização através de seus bens materiais, ostentando coisas ao invés de exporem a luz que emana de uma boa e saudável família. E, já outros, até tiveram suas famílias destruídas por falta de zelo e conhecimento da Palavra de Deus. Por que temos tantos filhos indesejados, pais descontentes, casais se divorciando  hoje em dia? Muito simples: as pessoas não temem o Senhor e não andam em seus caminhos. Algumas até são religiosas e fazem parte de grupos religiosos, mas tais grupos não conseguem ensinar ou transmitir a importância dessa benção ou, quando transmite e ensina, alguns casais têm o coração duro como uma pedra. Por que temos pessoas que travestem suas infelicidades em bens materiais e no dinheiro (que às vezes nem tem em tanta quantidade como ostentam ter) por não terem filhos? Porque não sabem como orar e pedir. Não crêem totalmente que os filhos são herança de um Deus generoso. Essa promessa divina supera todos os males clínicos, psicológicos e espirituais... E até intelectuais. Ver um ser humano nascendo através de si é benção sem medida. Criar os filhos é dádiva. É ministério confiado por Deus. É talento oriundo do céu.
Se você tiver uma boa esposa e uma casa cheia de filhos bem comportados, você é verdadeiramente um homem abençoado. Esse benefício eu tenho como meta para minha vida. Meta que está além das minhas metas materiais, financeiras e acadêmicas. Quero melhorar minha casa, quero viajar mais, quaro comprar um carro zerado, quero terminar meu mestrado, ter um currículo bacana, perfeito e continuar avançando profissionalmente. Mas, acima disso tudo, quero uma família farta com meus filhos ao meu redor (sangues do meu sangue) até chegar o dia em que Deus escolheu para nos separarmos, seja ainda nesta vida diante das escolhas matrimoniais e profissionais de cada um, seja com o findar de minha vida. Contudo, filhos criados na presença do Senhor são filhos para toda a eternidade. Lembra de Jó? Jó havia perdido tudo, inclusive seus filhos. No entanto, Deus deu tudo em dobro para Jó, certo? Exceto os filhos! Por que Deus não deu filhos em dobro? Pois os que se foram eram herança do Senhor e estariam um dia todos reunidos na eternidade, pois Jó temia a Deus, fazia sacrifícios pelos seus filhos, santificava, então, seus filhos, consagrando-os a Deus.
Os bons filhos olham pelo bem-estar dos pais nos dias de enfermidade e da velhice; eles abraçam as causas de seus pais quando precisam de um defensor; eles produzem netos que se tornam a "coroa dos velhos" (Provérbios 17:6).
Ainda não sou avô. Aliás, vai demorar muito para essa benção também chegar (se assim Deus quiser). Minha filhinha tem apenas um mês e 5 dias (para a glória de Deus). Contudo já estou apto, por fé, pela Palavra de Deus, pela minha família abençoada e pela viva esperança nas boas promessas de Deus. Se os filhos são como ter "oliveira, à roda da tua mesa" (Salmo 128:3), os netos são como ter bolo de chocolate durante o dia todo. A melhor coisa com os netos é que eles lhe dão ainda uma nova oportunidade de preparar uma alma para a eternidade. Ajudemo-los a temer a Deus e andar nos seus caminhos.
O salmista conclui com uma oração: "O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!" (128:5-6). Precisamos estar orando por nossas famílias. Espero e oro para que você e os seus façam do Senhor o centro de seu lar, que você o tema e ande nos seus caminhos, que você trate sua família como uma dádiva preciosa de Deus e que a paz no coração e a prosperidade prevaleçam em seu lar.
Deus seja louvado!









Gabriel F. M. Rocha

Nenhum comentário: