segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

SOBRE O JULGAR

"NÃO DEVEMOS JULGAR, IRMÃOS, SÓ JESUS PODE JULGAR!"

Talvez seja a frase mais inútil que ouço e leio atualmente. Todavia, não é só Jesus quem julga não, a Igreja de Cristo tem o dever de julgar todas as coisas (Jo 7:24). Quando a Igreja não julga, falsas doutrinas e falsos mestres são infiltrados no meio da Igreja. Devemos julgar, criticar e examinar todas as coisas, como faziam os bereianos (At 17:10-11).

E mais: "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (Efésios 5:11)


As Boas-Novas (Evangelho) só fará sentido aos pecadores, se antes, elas entenderem que estão condenadas e debaixo da ira de Deus (Jo 3:36). É impossível pregar o Evangelho sem que a mensagem não julgue a atitude dos ímpios. Somente com a exposição do pecado delas é que elas poderão, através do Espírito Santo, serem convencidas do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8).

DIFERENÇA ENTRE JULGAMENTOS.

 Existe um tipo de julgamento que pertence somente a Deus: O julgamento final, a sentença punitiva. (2 Tm 4:1; Jo 5:27-29)

Existe um julgamento condenado por Deus: o julgamento hipócrita. É aquele julgamento que fazem quando aquele que julga faz o mesmo. Por exemplo. Uma pessoa mente e aponta o dedo para outra que também mente, este é um julgamento hipócrita, pois é um julgamento falso. (Mt 7:1-5)


 Existe um julgamento correto e obrigatório. Que é aquele julgamento que é feito através das Escrituras. É o julgamento no sentido de avaliar, analisar, examinar, investigar, etc... se condutas ou ensinamentos estão de acordo com as Escrituras. E existe o julgamento não hipócrita, que é aquele que você expõe o pecado diretamente a alguém, sobre um pecado que você não comete. Como no caso de João Batista, que julgou o pecado de Herodes (Mc 6:14-18), e aquele pecado não foi hipócrita, logo, é aceito pelas Escrituras. Lembrando que este último é para o bem da Igreja e o bem do próximo, pois este julgamento será para que as pessoas sejam cautelosas quanto a tudo que ouvem, e para que as pessoas se arrependam dos pecados, creiam em Jesus, e sejam salvas. (Jo 7:24; 1 Co 6:1-6)


Diga não ao sectarismo religioso, à idolatria denominacional, às seitas e às falsas revelações que dão origem ao “outro evangelho” que a Bíblia chama de ANÁTEMA!

Nenhum comentário: